Eleito Governador Tampão de Alagoas

Dos 27 deputados que compõem a Assembleia Legislativas de Alagoas, 21 votaram no candidato de preferência do governador que renunciou para concorrer ao cargo de Senador. Isto representa 77,78% do total dos deputados aptos a votar. Entretanto, considerando duas ausências, com apenas 25 votantes, esse percentual sobe para 84% a favor do novo governante. Prestígio e liderança do candidato ou imposição do governador que saiu?

Uma deputada, a única que votou noutra mulher, disse que ali era "um jogo de cartas marcadas." Enalteceu a coragem de outros concorrentes que, mesmo sabendo que não lograriam êxito, assim o fizeram para ter voz na Assembleia, naquela data histórica para Alagoas. Trantando-se de uma eleição indireta, em que somente os deputados votam, ninguém sabe o que ocorreu nos bastidores, com discordância de alguns candidatos sobre os trâmites daquela eleição, a ponto de se recorrer ao STF, que definiu a data de ontem, dia 15 de maio, a qual já deveria ter ocorrido antes, segundo a Constituição do Estado.

Para os eleitores em geral, resta aguardar o dia 2 de outubro, quando se escolherá aquele que vai governar por 4 anos.

Logo após a posse do governador tampão, os deputados que nele votaram tiveram a oportunidade de se pronunciar, evidetemente com elogios, dizendo que ele iria dar contituinuidade ao trabalho "do melhor governador que Alagoas já teve."

E o discurso do novo governador foi de muita esperança. Mas, retórica à parte, o que interessa mesmo são as ações. Falar é fácil, difícil é fazer.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 16/05/2022
Reeditado em 16/05/2022
Código do texto: T7517214
Classificação de conteúdo: seguro