CHEGA DE SAUDADES DA GUANABARA

Com Lula, André Ceciliano ultrapassa Romário, na corrida pelo Senado. Pesquisa lPEC aponta ainda empate técnico entre Claudio Castro e Freixo e vantagem de Lula sobre Bolsonaro no Rio.

Rio - Com o apoio de Lula, o deputado André Ceciliano (PT) ultrapassa Romário (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, na disputa ao Senado pelo Rio de Janeiro. Essa é a grande novidade revelada pela pesquisa do Ipec, realizada entre os dias 19 e 22 de maio, com 1.008 entrevista, em todo o Estado do Rio de Janeiro, a pedido da Rio Indústria. Neste cenário, o petista teria 40% dos votos, contra 34% de Romário, acima da margem de erro da amostra, de 3 pontos percentuais. Dos eleitores ouvidos, 20% afirmam que anulariam o voto e 5% não souberam responder.

Para o Governo do Estado, a situação segue em rigoroso empate técnico entre o governador Claudio Castro (PL) com 18%, e Marcelo Freixo (PSB), com 17%. Na sequência, aparecem Rodrigo Neves (8%), Eduardo Serra (6%), Cyro Garcia (5%), Felipe Santa Cruz (2) e Paulo Ganine (1). Brancos e nulos somaram 30% e 13% não souberam responder. A pesquisa testou ainda o nome de Marcelo Crivella ao governo. Nesse caso, Castro e Crivella teriam 16% cada, contra 15% de Marcelo Freixo.

Para Presidente da República, a pesquisa revela que Lula continua liderando no estado, com 46% dos votos, contra 31% de Jair Bolsonaro, num cenário que leva em conta vários outros candidatos. Nesta simulação, Ciro Gomes aparece com 4% e João Dória, que anunciou que sairá da disputa, com apenas 2%. André Janones, Felipe D`Ávila e Simone Tebet aparecem com 1% cada. Os demais – Luciano Bivar, Leonardo Péricles e Paulo Marçal – não pontuaram.

Pesquisas, quase sempre, contemplam os olhos de quem as vê, e por vezes as análises se direcionam aos interesses utilitaristas. Quanto a mim sempre vou a fundo nelas, e aí que moram as minhas preocupações.

20 a 30% anulam e/ou branqueiam o voto, no que demonstra o ceticismo com a politicagem carioca/fluminense, e que muitos eleitores do RJ já jogaram as toalhas desalentados com a atuação desses mesmos nomes há décadas.

O case político ERREJOTA é de uma complexidade imensa!

Vou votar MOLON para Senador!

Ademais, nós petistas, de esquerda, filiados, ativistas, militantes, pensamos, não somos gados, robôs, e não temos que entrar nessa de Lula disse isso, Lula disse aquilo, Lula mandou, Lula determinou... Lula entende de Brasil, genericamente, de povo, instintivamente, de São Paulo, estruturalmente, de nordeste, umbilicalmente, é a nossa liderança, nacional e global, contudo, no PT, na Esquerda, nos organizamos por núcleos, por células, por diretórios, por setoriais... Lula sabe disso.

A questão é que no RJ parece estar tudo degenerado, até o PT, até a Esquerda. No RJ se atua politicamente como se ainda fôssemos a capital da monarquia. E digo RJ Cidade, pois o Estado, fora da capital, nem sequer é visto.

O RJ Estado é um nada, tipo um 'coralito', onde apenas a região metropolitana, os 13 municípios da Baixada Fluminense, e Petrópolis, dos 92, tem alguma importância para somar com os votos da "Guanabara". Sei porque moro fora da Capital há 38 anos, por opção, e pouco se importam conosco, até mesmo os amigos cariocas que sequer nos visitam. Eu, ir à Caxias, a Nova Iguaçu, a Japeri? Eu, ir à Petrópolis, só se for para beber um vinho nalguma pousada de Araras ou Itaipava? Assim pensam os cariocas, até os pobres, que atuam como papagaios da elite e classe média, e exaltam suas comunidades/bairros da Zona Sul, Rocinha, Vidigal, Dona Marta, Chapéu Mangueira, etc..., em detrimento das favelas/bairros das outras zonas, do norte, do oeste, da Baixada...

O 'favelado' (favelizado) da zona sul, da "Guanabara", vive na 'Síndrome do Balneário', se acha, é "pobre de direita". E a classe média, um nojo... Bem provável ser a classe média carioca a mais soberba, arrogante, metida a besta, a mais bolsonarista do país. Pois bem, será que Lula entende disso? Lula entende de RJ? Lula de fato sabe quem é André Ceciliano, o coronelzinho "petista" de Paracambi? Lula sabe como Ceciliano conseguiu ser eleito presidente da Alerj, onde a Esquerda não tem maioria?

Ah! Dirão os utilitaristas. Ceciliano não deixou o PT nos momentos mais difíceis. Mas, será que Lula sabe por que? Olha, camaradas, aqui não terá espaço para discorrer sobre todos os agravos políticos do, e no, RJ, onde nem PT, nem Esquerda passam incólumes; e esses agravos, erros, equívocos (não estou falando de corrupções), acabaram com o nosso Estado, e grande parte do povo, pelo menos os que observam e ainda pensam, estão muito reticentes em sair votando na mesmice de sempre, e também não estou falando da parcela que vota diferente, e acaba errando nos seus neófitos.

92 municípios num Estado apartado, e sitiado pela geografia, pelo narcotráfico, pela milícia e pela cultura conservadora, que nos coloca num atraso histórico para superarmos a casa grande e libertar de vez as senzalas fluminenses.

O racismo, e os preconceitos, daqui não são piores dos de outros lugares, mas não tenham dúvidas que é "diferente", dissimuladíssimo, multifacetado, e provavelmente o maior responsável por manter o RJ desintegrado, apartado, esquartejado, feito o seu mineiro herói Tiradentes.

Aliás, por falar em Joaquim José da Silva Xavier, sempre bom ecoar o grito: 'Libertas Quae Sera Tamen', povo do Rio de Janeiro.

Chega de saudades da Guanabara!