Capitalismo real X socialismo ideal

Eu já ouvi, e não poucas vezes, socialistas afirmarem que nos países capitalistas há injustiça social, desigualdade de renda e outras mazelas comuns à civilização, e ilustram a fala exbindo os Estados Unidos da América deste país destacando os dados sociais e econômicos, todos reais, que não podem ser contestados, e nenhum esboço apresentam dos dados favoráveis, mais numerosos do que os desfavoráveis, assim dando a entender que é a terra do Tio Sam um inferno; e na sequência falam do ideal socialista, que irá, num futuro indeterminado, criar um país socialista, sem livre-mercado, sem atividades capitalistas, onde não há empresários, com todos os meios de produção controlados pelo Estado, país onde não há injustiça social, desigualdade de rendas e outras mazelas comuns à sociedade capitalista, e para sustentar tal afirmação citam livros de intelectuais socialistas e suas elucubrações metafísicas, o seu socialismo científico, e desenham a sociedade ideal que sob alicerces da ideologia socialista será erguida, e nenhum país socialista real mencionam, e quando alguém lhes lembra que a Venezuela é um país socialista declaram que não é, que seus dirigentes deturparam Marx e descarregam um bom punhado de estratagemas erísticos em defesa de sua tese, que é, acreditam, irreplicável.

Os socialistas defendem políticas econômicas que redundam na miséria, e não na riqueza que os livros de socialistas prenunciam, e, ao verem que a realização da teoria socialista no mundo real provocou miséria e injustiça, preferem negar o que a realidade lhes mostram, e defender, com unhas e dentes, a teoria que está nos livros, teoria que os políticos que disseram que a iriam pôr em prática, não a entendendo, a desfiguraram. A teoria fica em pé; o mundo cai.

Ensina-nos o ditado: Na prática a teoria é outra. Para os socialistas, a prática está errada, sempre, apesar de a realidade mostrar o contrário.

Quanto à Venezuela, seus dois comandantes, Hugo Chavez e Nicolás Maduro, os enalteceram os socialistas, para os quais eles eram heróis. Mas não possuindo o controle da mídia, a miserável realidade, consequência das políticas econômicas que eles implementaram, alcançou o grande público, e os socialistas correram para dizer que eles deturparam Marx, e que não está o país sob comando de socialistas. Ora, os socialistas são anti-capitalistas, pedem pelo fim do livre-mercado, pela extinção das empresas, pelo extermínio dos capitalistas e dos empresários e pela concentração de todas as atividades econômicas nas mãos do Estado. E o que fizeram Chavez e Maduro? Exatamente o que os socialistas ensinam.

Mas a miséria resultante, claro, das políticas que eles implementaram, nenhuma relação tem, segundo os socialistas, com o que está nos livros, pois o que está nos livros é a fórmula da criação da sociedade perfeita, o paraíso socialista, fórmula que, infelizmente, os políticos, usando-a para preparar a obra socialista, dela fazem mal uso.

Comparam os socialistas países capitalistas reais com países socialistas imaginários, e ignoram a existência de países socialistas reais, que, segundo eles, não são socialistas pelos motivos já expostos.

É absurda, patética, a comparação entre coisas reais e coisas imaginárias. Seria o mesmo que fazer as seguintes comparações: cidade mais violenta: Caracas e Gotham City; país de governo mais opressor: Cuba e Latvéria; país mais rico e desenvolvido da África: Nigéria e Wakanda; cidade mais próspera dos Estados Unidos: Nova Iorque e Metrópolis; e, também, o homem mais rápido do mundo: Usain Bolt e Barry Allen; o mais hábil piloto de carros de corrida: Nelson Piquet e Go Mifune; o maior guerreiro gaulês de todos os tempos: Vercingetórix e Asterix.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 24/07/2022
Código do texto: T7566608
Classificação de conteúdo: seguro