Casablanca : Manobras militares entre as marinhas marroquina e indiana

A Marinha indiana e sua contraparte, a marinha real marroquina realizaram uma nova manobra militar no porto de Casablanca, ao longo desta semana, cujo objetivo melhorar a interoperabilidade e intercoordenação das oprações marinhas entre as partes.

Tal treinamento reuniu as duas fragatas navais, tanto marroquina como indiana "INS Tarkash" cuja fragata da Marinha Real "Hassan II" e a indiana levaram mais de 7 horas de treino, durante as quais realizaram muitas acções e técnicas de combate e intervenção avançada.

Tal manobra militar tem por objeivo apoiar as operações marítimas entre Marrocos e a Índia, e melhorar o conhecimento em termos de procedimentos de operação dos dois navios de guerra, além minimizar o tempo de internvenção e ao mesmo tempo fortalecer as capacidades militares de dois países.

Esta fragata naval “INS-TARKASH” tem sido a força mais importante para com os países estrangeiros, estabelecendo os canais de cooperação para com os países amigos, cujo Marrocos demora o parceiro da Índia na defesa da soberania nacional e integridade territorial.

Este treinamento, segundo as fontes indianas, promove a diplomacia militar com o Marrocos, uma vez que o navio de guerra necessita de muitas interações profissionais e sociais pré-planejadas com a Marinha Real, visando manobras navais com o seu homólogo marroquino.

Esta fragata indiana, herdeira da União Soviética constitui uma base para a formação das marinhas marroquinas, capazes de fortalecer seus laços estratégicos em termos da produção industrial, como a Russa da Construção Naval Yantar, e para com a empresa especializada na produção e desenvolvimento de equipamentos de guerra, “Yantar Shipyard”. Além dos dispositivos capazes de detectar riscos em três dimensões.

A fragata indiana, sendo um dos mais novos navios militares da Marinha indiana, tinha tido manobras militares com um navio marroquino em Tânger.

Tais manobras enquadram-se no programa de expansão da frota das Índias Ocidentais, via os mares, sem se limitar a Marrocos, ou a outros países do Mediterrâneo, uma vez que a India tem reforçado as relações militares com um grupo de países da região .

A referida fragata tem participado em uma série de guerra com navios estrangeiros no continente europeu, cuja experiença levou nos últimos dias a consolidar o trabalho das duas delegações militares, junto as mútuas tripulações navais e experientes mundiais.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/07/2022
Código do texto: T7569940
Classificação de conteúdo: seguro