RETROSPECTIVA -- LULA É CULPADO DE QUE MESMO ? ( 22/11/18)

Dizia-se: é muito triste, acabar tão melancolicamente a carreira do maior líder da política brasileira, carreira consagrada que resistiu ao tempo, em luta renhida por amor ao pobre, que é humilde. Mas nobre, que de tudo carece. Nada tem de seu. Porém não esquece quem muito lhe deu – do pão, à dignidade, honra de andar de cabeça erguida!

Lula, a dor imensa, enorme prensa a sufocar-lhe o peito, ferida aberta na alma, qual ave que luta pela vida e vai esmaecendo, levando sua cruz de sofrimento. Mas nunca perdendo a esperança, não esmorecendo jamais: Preso, manietado, incomunicável, sem poder fazer nada pelo povo, que muito perdeu, que o queria, mesmo preso, presidente mais uma vez.

Como sofreu Lula, fora do pleito. Mas o fiel povo não se calou, e o coração forte falou -- dando suspiro de alento -- uma doce lembrança daquele que na diária labuta tudo de si deu pra ver seu povo feliz.

Porém a classe hegemônica do Brasil, não permitiu que Lula pudesse concorrer, pois decerto, venceria a eleição no primeiro turno em 2018.

Bem podia Lula, outro o faria, entregar-se a qualquer embaixada. Mas ele é daqueles forjado à têmpora de aço, mesmo ante a possibilidade de fracasso ao socorrer-se, acreditando na Justiça! Qual nada! Dela, não quais fugir!

Dos muitos pecados cometidos, Lula carece de seus crimes pagar! Ora, que insensato!

Que loucura! Que maldade fez à classe mais abastada -- inseriu pobres ... muitos pobres a ela!

Por que pobre ter carro? Que devaneio! Foi o beijo e o escarro despejados em um lance de mestre! Do Luiz Inácio -- a esparrela e tantas outras asneiras: Por que pobre ter casa própria? Fazer três refeições por dia? Que coisa! Que disparate, vermos a agonia dos aeroportos lotados, repleto de pobres, se misturando aos ricos em viagens de avião.

Que pouca vergonha! Nem tomou tento. Tanta sandice! No seu lugar, não se pôs! Filho de pedreiro, de encanador, de doméstica, de porteiro, de catadores, estudar, virar doutores! É muita insensatez, a leva chegada de vez, dos pobretões provindos dos grotões mais miserandos do país, novos doutores, da façanha do inconsequente de Lula orgulhosos: Médico, advogado, dentista, administrador: mecatrônico, contador, enfermeiro, engenheiro! ...

A empregada não quer mais nada. Agora se gaba de ter tirado a vaga do filho do rico ! E, ainda dibica, dizendo ter nos preconceituosos. dado um tirambaço! Não está claro irmão brasileiro, Lula merece pagar seus delitos? Não adianta se descabelar! Que irresponsável! Ousou tirar 36 milhões de filhos deste amado rincão da extrema pobreza.

Que torpeza tudo isso encerra, coisa por demais atrevida! O homem não tem juízo, que prejuízo deu essas coisinhas de nada!...Tanto dinheiro gasto ! Luz para Todos, ProUne, Sisu, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família. Que mancada!

Para! O homem é culpado. De muitos crimes culpado. Nada há de remir, seus malfeitos! É culpado. Muito culpado! Que louco inveterado!

Que visionário !Outra barbaridade cometeu: Nos fazer sonhar, acreditar, que o nordeste podia, e devia, e seria um polo de progresso, que lá, naquela região, sempre esquecida pelos políticos, bela, mas sofrida, os programas sociais podiam e deviam, e seriam um sucesso, que os nordestinos, outrora fugindo tristonhos, sofridos, retirantes da seca , a reboque de pau-de-arara , com coragem e sofrimento estampados na cara, deixavam a terra querida em busca de melhor vida nas regiões sulistas, o que sucedeu? Estavam agora de regresso!

Lula é culpado de não ter sido flagrado com mala de dinheiro, correndo estabanado, qual gato ligeiro, com o rabo de fora, em vão, querendo a muamba ocultar!

Dá vontade de ri! É culpado por não ter dito: ” mantém essa coisa aí”. É culpado, muito culpado porque não disse a bravata da cena gravada, que seria hilária, se não fosse trágica de se ver: “Manda um que a gente mata! ”

Lula é culpado de terem vasculhado sua vida e da família de forma alucinada, e não terem encontrado o que procuravam...! Nada que sua honra maculasse: Um indício, uma prova sequer documental que denunciasse sua culpabilidade!

Outrossim, usaram de muita verbalização, amiúde projeção de achismos, que esbarram no abismo do nada, prenhe de convicção!

Mas Lula é culpado, disso, bem sei, agora: É culpado por aquele ex-presidente a reeleição ter comprado.Culpado de não ser culpado! Culpado de não poderem vencê-lo nas urnas e se prestarem a fazê-lo no tapetão!

Tentei, movido por minha boa vontade, não achar culpabilidade no Lula. Embalde, o fiz, dourar a pílula pretendi...Minha tentativa, piedosa rogativa resultou inútil! Ele não tem perdão por seu ato fútil --nos ter a boa fé lesado, ter sido o melhor Presidente brasileiro de todos os tempos.

Não contente, fez mais uma bobagem, irresponsabilidade tamanha -- pura provocação -- quando deixou o governo, o fez, com o recorde de 87% de aprovação!

Ainda, elencando de Lula, os bárbaros ilícitos, o infante loiro depõe como testemunha de acusação: Distinto poeta, o que quereis? Não me rebate! Não veis que a culpa é flagrante no Lula? Os diversos malfeitos dele, aos montes sobressaltam! É culpado, bastante culpado, de alguém não lhe ter dado dinheiro. O bacana é culpado de não haver um extrato bancário, uma conta em paraíso fiscal relacionada ao nome dele.

É culpado de tanta maldade: ter liderado todas as pesquisas de intenção de votos, ser retirado a fórceps da eleição em 2018 porque facilmente venceria.

Lula, pagou pelo delito de terem-no acusado de possuir um tríplex, do qual, nunca teve a escritura, e sequer, nem uma noite lá dormiu. Culpado do referido tríplex ter sido hipotecado a OAS.

Culpado de ter sido condenado sem a observância ao princípio do juiz natural. Culpado, tão culpado, de ter sido condenado, segundo sentença do juiz Moro, por ato de delito de oficio indeterminado.

Por qual crime, foi condenado?

JUCKLIN CELESTINO FILHO