A vassourinha de ouro de Janio Quadros

Vão-se mais de cinquenta anos , na rua D. Aquino caminhando de mãos dadas com meu pai, pedi para soltar minha mão e peguei no chão uma vassourinha dourada...

Criança, vi naquele símbolo do Janio, ali caído um simples brinquedo...mal sabia que, era meu primeiro contato com o mundo político...

Meu pai que era Getulista, disse, joga fora isso meu filho é a vassoura do Jânio, mas eu pedi a meu pai - Deixa eu ficar com ela? - tá bom, guarda no bolso... respondeu meu pai.

Segui feliz com meu achado, em 63 meu pai foi a óbito e no ano seguinte viria o Golpe Militar que acabou tornando ilegais vários Partidos e teve, muitas cassações, prisões e até torturas e exílio forçados no Brasil...Eu seguiria para Campo Grande, ainda interior onde fui Sacristão da Igreja São José, Polícia Mirim e trabalhei em lavoura de japoneses recém chegados ao Brasil e aprendi até a fazer tapetes pra vender .

Aos doze anos passei a me interessar por política e livros, tive acesso até a livros proibidos e voltei a Corumbá em 1969 na época em que os homens chegavam a 🌙 Lua, vi o filme da chegada a Lua no Cine Santa Cruz.

Aos 15 anos tive contato com pessoas de Corumbá que eram do partido de Luis Carlos e estavam em ilegalidade...Ouvi sobre a coluna Prestes, falaram me de Apolonio de Carvalho que mais a frente eu conheceria pessoalmente.

Procurei nunca envolver meus irmãos e parentes nesses assuntos, eu trabalhei desde Menino e menor já havia tirado Carteira de Trabalho , trabalhei em banco, Indústria de alimentos, siderúrgica, oficina, fui Aprendiz Marinheiro em Santa Catarina, fui Fuzileiro Naval em 1976 em Ladario, fui eletricistas civil da Marinha a partir de 1980 ...Segui estudando, lendo e depois até escrevendo em vários jornais e até publiquei livros de poesia. Entrei na Universidade Federal, participei de muitas Lutas sociais, fui dirigente de partido clandestino e fiz viagens até para países do além mar e Caribe e América do Sul. Cheguei a assumir no ano 2000 uma cadeira na Câmara Federal. Disputei até eleição para Prefeitura de Corumbá.

Hoje, fico feliz com o processo democrático e a oportunidade de votar, participar de Movimentos em Defesa do Povo, mas fico triste com o isolamento político de Corumbá hoje e com divisões, vaidades e Candidatos de aluguel que acabaram agora em 2022 não permitindo a eleição de nenhum Deputado Federal ou Estadual da região de Corumbá e Ladario, as cidades maiores do Pantanal.

Uma Cidade linda e importante pelas reservas minerais, um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil e um dos maiores potenciais em turismo ecológico e histórico do Pantanal Brasileiro.

Tenho escrito e falado muito sobre o prejuízo da região com a destruição do Trem do Pantanal e da Navegação com uma das Privatizações mais burras do Brasil que só trouxe destruição e desemprego.

Oxalá minha terra natal acorde para resgatar sua grande potencialidade, valorizar seu povo, gerar bons empregos e ter representantes dignos na Assembléia Legislativa do MS e Deputados na Câmara Federal.

Deus ilumine Corumbá com dias de luz , paz e prosperidade...