O Instituto dos acordos Abraham insta Israel para reconhecer o Saara marroquino

Este instituto acordos Abraham para a paz, segundo o seu relatório anual, ano de 2022, ele tem por objetivo o desenvolvimento das relações entre os países objeto dos Acordos de Abraham, incluindo o Marrocos.

O relatório apontou as notáveis desenvolvimentos diplomáticos e de segurança entre Marrocos e Israel durante o 2022, além do crescimento das trocas comerciais e turísticas e relações diplomáticas em termos de segurança e cooperação militar, meios potenciais para acelerar esses acordos de forma ideal.

No que diz respeito ao campo diplomático, o relatório considera que "O reconhecimento israelense do plano de autonomia marroquino como o único caminho prático para resolver a questão do Saara ou ainda reconhecer idealmente a soberania de Marrocos sobre suas regiões do sul, tal fato possa confirmar realmente o compromisso necessário para fortalecer ainda mais o escopo e tamanho das relações bilaterais, entre as partes."

Segundo o mesmo documento, o ano de 2022 foi marcado por várias visitas históricas do governo israelita a Marrocos: o Ministro do Interior de Israel, o Chefe das Forças de Defesa de Israel, o Estado-Maior, o Ministro da Justiça, o Ministro da Cooperação Regional e o Comissário de Polícia, todas estes responsáveis visitaram o Marrocos, cuja primeira foi do Ministro de Relações Exteriores e Defesa de Israel em 2021.

Tal relatório considerou que o ministro das Relações Exteriores marroquino, Nasser Bourita, teve um papel fundamental na assinatura dos acordos, ele visitou Israel, tornando o primeiro ministro marroquino a visitar oficialmente Israel, sem portanto “ haver muitas outras visitas de alto nível, uma vez que tais relações foram restritas, sem nenhuma, portanto de representação diplomática em cada um do países.

Lembrando que o relatório enfatizou o setor da segurança em que as partes exprimiram a satisfação, uma vez que em junho soldados israelenses participaram publicamente de um exercício no Marrocos, além da participação de uma unidade marroquina antiterrorista em manobras multinacionais em Israel. Em agosto, o comissário da polícia israelense, Kobi Shabtai, visitou o Marrocos, reunindo-se com altos responáveis da polícia e segurança, durante esta visita foram assinados vários acordos relacionados com a cooperação, como o combate o crime e terrorismo, troca de informações e extradição de criminosos.

Tais relações diplomáticas envolvem ainda o acordo entre sobre isenção de visto para portadores de passaportes diplomáticos.

No setor comercial, o comércio entre Israel e Marrocos cresceu significativamente em 2022, apesar dos meios não realizáveis nos setores, como energia, agricultura e manufatura, sendo a expectativa ainda maior. O volume comercial entre Israel e Marrocos atingiu US $55,7 milhões em 2022, o que representa um aumento de 32% no comércio em comparação com 2021.

O valor das importações de Israel do Marrocos foi de $17,8 milhões, e o volume das exportações para o Reino foi de $37,9 milhões.

No dia 1º de fevereiro, a ministra da Economia de Israel, Orna Barbevi visitou o Marrocos e assinou um acordo comercial com o ministro marroquino do Comércio, Riad Mazour. Os dois países pretendem ampliar a cooperação e promover os investimentos. Barbivi tem também declarado que Israel planeja abrir uma missão comercial no Marrocos em 2023.

Considerando que uma das áreas priorizadas em 2022 foi a área de energia. Em fevereiro, a NewMed Energy publicou seus planos de realizar atividades de exploração no Marrocos. Em dezembro, a Newmed e Gibraltar, Adarco Energy, em exploração de energia, fecharam um acordo de exploração de petróleo e gás com o Marrocos. E a NewMed Energy e Adarco manifestaram uma participação de 37,5% na corporação, enquanto o Marrocos ia beneficiar de 25%.

No domínio da saúde, o Ministério da Saúde e a israelita “IMS Ovadia” assinaram em Junho um memorando de entendimento para a construção de vários hospitais em Marrocos, além do programa de investimentos, visando a construção de cinco hospitais com capacidade de até 1.000 camas.

No campo do turismo, segundo o escritório Central de Estatísticas de Israel, cerca de 2.500 marroquinos visitaram Israel em 2022, enquanto 70.000 israelenses teriam visitado o Marrocos. Do total de visitantes, 89% viajaram a Marrocos por motivos recreativos e pessoais, enquanto 11,0% tiveram uma visita de negócios. Mais de 2.000 turistas israelenses vieram a Marrocos para celebrar a Mimouna e mais de 15.000, para Páscoa.

Em setembro, 2.000 judeus vieram a Essaouira para celebrar Hiloula. "Podendo beneficiar destes meios, melhorar meios de viagem e infraestrutura ainda mais".

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 10/02/2023
Código do texto: T7715852
Classificação de conteúdo: seguro