MADUREIRA CHOROU - PÁSCOA DESIGUAL

MADUREIRA CHOROU

VALÉRIA GUERRA REITER

O bairro de Madureira possui uma gênese mui parecida com a de outros do Rio de Janeiro. Com suas fases: colonial, agrária; rural mesmo.

A Fazenda de Campinho fora arrendada por Lourenço Madureira, e aí encontramos a justificativa para a nomeação do bairro.

Conhecido como “ Capital do samba”.

A antiga fazenda abriga duas Escolas de samba de renome internacional : PORTELA e IMPÉRIO SERRANO.

Este celeiro cultural- de Zaquia Jorge, Paulo da Portela, e Monarco da Portela; sendo (o último) o sambista escolhido para o nome oficial do Parque de 450 mil metros inaugurado em 2012 - vem vendo seus habitantes sob a angústia de um cotidiano estressante.

O bairro sofre com problemas de infraestrutura, como a paralisação funcional da escada rolante de pedestres (passarela) da Estação Central ferroviária do bairro. E isso já ocasionou alguns óbitos pelo fato do extremo cansaço que muitos transeuntes sentem ao subir a escadaria normal. Muitos já enfartaram. Nobre prefeito, a geringonça precisa voltar a salvar vidas!

Bairro que concentra um Polo comercial importante, onde o setor imobiliário vem explorando sobremaneira. Existe o Madureira Shopping Rio , nascido em 1989, e que atrai uma população de entorno e dos demais redutos circunvizinhos, com sucesso.

Em contrapartida, dentro do histórico cenário evolutivo de tal espaço geográfico: há agruras, que resultam das forças contrárias no jogo do/no poder público, que por exemplo permite o risco alto e diário de “pipocos” soltos pelo ar.

Vamos refletir lendo o recorte abaixo: “ O sepultamentos de Ester dos Santos foi marcado para as 8h, . Já João Vitor Pereira Brander, 19 anos, será enterrado às 11h.

Nesta quinta (6), a mãe de Ester, Thamires de Assis dos Santos, esteve no Instituto Médico Legal (IML) para o reconhecimento e liberação do corpo. Com um urso de pelúcia da filha, ela chorava no banco da recepção.

“Meu Deus, por que isso?! “A minha menininha, a minha menininha. Eu perdi a minha menininha. Ôh meu Deus!”

Este pano de fundo devastador fere o cotidiano de pessoas que vem perdendo a liberdade vital de ir e vir. Elas apenas esperam pela bala da roleta russa vigente; e assim vivem a mercê das migalhas de um estado de coisas desumano; onde a política partidária e seus asseclas dão as cartas para manter o pobre povo: desinformado e calado morando ao lado do perigo e respirando o ar tóxico do abandono: econômico e social.

Quando a atriz fundadora de um teatro de Revista em Madureira morreu afogada na Barra da Tijuca (prematuramente) aos 33 anos, em 1957, se fez um samba em sua homenagem: “Madureira chorou”.

E no último dia 05 do corrente, uma criança foi atingida (no coração do bairro), com um tiro na cabeça . Assim como o entregador de 19 anos, que também morreu da mesma forma, em meio aos confrontos, em redutos comunitários.

O samba Madureira chorou foi composto para homenagear Zaquia Jorge, a atriz/vedete que fundou o teatro que trouxe luz artística ao bairro histórico.

E no quinto dia do mês que se comemora a Ressurreição de Cristo foram subtraídos do cenário madureirense, e do cenário da vida: seres humanos. E novamente Madureira chorou...

Foram mortos pelo descaso do poder público, que se perpetua ignóbil em termos de contrato social. Que Páscoa dolorosa para os parentes enlutados. Que devem estar se perguntando:“Por quê”?

#ValReiterjornalismohistórico

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 09/04/2023
Reeditado em 12/04/2023
Código do texto: T7759615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.