Aldo Rebelo na CPI das ONGs. Amazônia. Biopirataria.

Assisti, e surpreendi-me com o que ouvi, ao depoimento, cuja duração é de uma hora, de Aldo Rebeldo numa sessão da CPI das organizações não-governamentais, à qual, parece-me, a imprensa não está a dar a devida atenção.

Aldo Rebeldo expõe, corajoso, firme, com veemência, e segurança de quem domina o assunto, as vísceras de uma política bandida, errática, que fere os interesses do Brasil e atende aos de governos e potentados estrangeiros. Não hesita, sua voz não treme, ao falar da ação do crime organizado, e das organizações não governamentais, na Amazônia, e destas dos interesses escusos que defendem. Há um trecho em que ele fala da Raposa Serra do Sol, hoje reserva indígena, esclarecedor. E as suas palavras projetam luz sobre a acão de organizações não-governamentais, prejudicial aos silvícolas, elas a impedirem o acesso deles aos bens que a civilização produz e oferece: rede elétrica, estradas, saneamento básico, atendimento médico, produtos, estes, alega-se os defensores dos indígenas, que não estão em consonância com a cultura dos povos nativos da região.

Aldo Rebelo tem profundo conhecimento da configuração política que envolve a região amazônica, da história da biopirataria, que ele remonta ao contrabando, pela Inglaterra, de sementes de seringueira à terra da Rainha, e, posteriormente, às colônias inglesas do sul da Ásia; e descreve, com riqueza de detalhes, episódios de suas visitas à região fronteiriça do Brasil com os países ao norte; e evoca os nomes de Barão do Rio Branco, Euclides da Cunha, e até o de Bruce Lee, dando a saber que tem uma boa formação literária e cultural.

Aldo Rebelo não diz novidades, conquanto o que ele diz surpreenda, e surpreende porque ele diz o que diz, numa CPI, da qual a imprensa não quer tomar conhecimento, ao vivo e em cores. Toda pessoa que acompanha o que se passa na Amazônia, está ciente da ausência de política brasileira efetiva na região amazônica, e dos interesses, que não são os alegados, que movem as organizações não-governamentais.

Aldo Rebeldo presta um valiosa serviço ao Brasil; infelizmente, são poucos os brasileiros que se interessam pela questão.

Preocupante é saber que instituições públicas, que deveriam garantir a segurança de brasileiros e combater criminosos, estão agindo contra brasileiros pobres que, em algumas pastagens, cuidam de algumas vaquinhas, meia dúzia. Os narcotraficantes, que fazem da região amazônica um lugar seguro para perpetrarem os seus crimes, não são incomodados pelas autoridades brasileiras.

O depoimento de Aldo Rebelo, indispensável para a compreensão da realidade brasileira, está, no Youtube, sob o título "Depoimento do ex-ministro Aldo Rebelo na CPI das ONGS.", publicado no dia 11 de Julho de 2.023.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 23/07/2023
Código do texto: T7843836
Classificação de conteúdo: seguro