O Primeiro Comando da Capital fatura R$ 5.000.000.000,00 por ano.

Não entendo o busílis!

Não entendo o busílis!

Juro: Não entendo o busílis!

Confesso: Não entendo o busílis!

Nas quatro linhas acima, escrevi, em cada uma delas, um verso, os quatro, unidos, a constituírem uma, e a única, estrofe da poesia que eles encerram e que ao final do último encerra-se. E a embelezam as rimas. E dizem que sou desprovido de talento poético! Se rimas sei fazer! Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo que se cuidem! 'tô na área! "Álvares" termina com ésse?! Termina. Então, escrevi certo. Quero dizer: escrevi Álvares com a ortografia correta.

- E o Primeiro Comando da Capital com a tua poesia e com os dois poetas?! Qual elo os une?! Qual vínculo os vincula?! - pergunta-me tu, impaciente leitor.

E digo-te, em resposta:

- Nenhum elo os une, e vínculo os vincula tampouco. O assunto deste farelo é o Primeiro Comando da Capital, que também atende pelo cognome Pecece, ou Pessesse, ou Peçeçe, ou... Para escanteio tal questão, que é do interesse dos gramáticos.

E acrescento: estarreceu-me a notícia, que li, hoje, em mais de um canal de notícias, noticiosos todos eles, e estou, até o presente momento, a perguntar-me quais questões elas contemplam.

Pergunto-me: Quer dizer, então, que o Pecece fatura cinco bilhões de Reais por ano?!

- Cinco bilhões?! - pergunta-me tu, espantado leitor.

E respondo-te:

- Cinco bilhões, sim, senhor! Contaste os zeros?! À esquerda da vírgula e à direita do cinco, nove. Então, cinco bilhões.

E prossigo: Encasquetado, estou a me perguntar: Como é que sabem que o Pecece fatura, por ano, R$ 5.000.000.000,00?! Tal empresa - de fins lucrativos?! - emite nota fiscal, declara a renda para o voraz leão, regiamente, todo ano, sem jamais, e a temê-lo, sonegar-lhe um centavo que seja?! Apresenta o livro contábil às autoridades competentes?!

E completo: É tal organização ou uma sociedade anônima, ou uma de capital aberto que negocia as suas valiosas ações nas bolsas de valores?! Já caiu na malha fina da Receita?!

E encerro: Tem caroço nesse angu, ah! se tem!

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 05/09/2023
Código do texto: T7878369
Classificação de conteúdo: seguro