DIREITA e ESQUERDA: A Cada Registro de uma Trajetória Social-Política é uma Pedra Bruta Lapidada

Toda trajetória merece contemplação, passar para as gerações que chegam, toda a luta travada. Sem documentação dos fatos batalhados, ficam apenas o vazio e a libertiginosa verdade da mídia para cultuar os jovens.

Um entrave à possibilidade de transmissão das experiências, é a incapacidade dos sábios sociais-políticos por si sós registrarem as batalhas deles.

Mas é sabido que a cada registro se forma uma pedra bruta lapidada que brilhantilhará as vidas de muitos, em especial as dos jovens, aqueles que estão em busca de valores que moldem os carateres deles.

Não é o que se planeja construir que lapida as pedras brutas, e sim aquilo que construiu. O progresso pode ser mostrado pela vida de um simples professor de pré-enem no interior como de vereadores que criam leis que protegem a democracia e a constitucionalidade dos atos municipais.

Se tem algo que o país precisa, são de registros sociais-políticos, mesmo que não seja uma habilidade comum a todos que tem histórias transformadoras para contar.

Nisso, registros de exemplos locais, de certa forma liberta das amarras do marketing político dos grandes políticos nas grandes metrópoles.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 24/09/2023
Reeditado em 24/09/2023
Código do texto: T7893348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.