ESQUERDA: Bolsa-Família Sim, Auxílio Trabalhador... Pode Ser?

Não está sendo negada a importância do bolsa-família que garante alimentação na mesa de muitas famílias. As tornando menos vulneráveis quanto a situação de miséria.

O que si diz neste artigo é que tão importante quanto o bolsa-família, seria o auxílio trabalhador, visto que é permitido trabalhar por horas. Poderia se garantir no mínimo 20 horas semanais remuneradas, o que equivale a 4 horas diárias.

Mas tem de existir leis e garantias de que o auxílio trabalhador não se torne um mecanismo de exploração, onde colocaria as remunerações de trabalhadores como auxílios.

Para manter a ordem e a justa remuneração, teria de se firmar um limite, aquele que garatisse trabalhar regular a pelo menos 80% da mão de obra, ficando apenas 20% para os auxílios trabalhadores.

Não é uma ideia fácil de se por em prática, muitos políticos sem o conhecimento necessário para uma compreensão, com certeza se posicionariam como contrários a proposta.

No entanto, se contar 80% dos trabalhadores com direito a horas formais garantidas, podemos ficar com a situação de que é totalmente possível e justo manter aqueles que não tem oportunidades no emprego formais, serem aparados pelo auxílio trabalhador.

O ideal é que todos tenham assegurados trabalho e salário-mínimo, contudo, essa verdade é utópica, o que pode criar um ambiente propício para o auxílio trabalhador.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 28/09/2023
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T7896520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.