DIREITA e ESQUERDA: Um Aquecimento à Agricultura Familiar via Vale Alimentação a Aposentados

Auxílios aos mais pobres, essa é a grande proposta do governo para por fim ou ao menos amenizar as desigualdades existentes no país. Entre tantas, vejo que uma poderia ser colocada no hall das mais importantes: o vale alimentação para os aposentados.

O que seria esse vale alimentação para os aposentados? Seria um benefício de um acréscimo de uns 10% que teriam por premissa, ser gasto com compra de produtos nas mãos de agricultores familiares locais. Aquecendo a economia local.

Mas não seria para todos os aposentados, e sim aqueles que recebessem até um salário-mínimo. Os quais fazem mais do que "malabarismos" financeiros para que as contas fechem no final do mês.

Não é necessário que o governo federal seja o patrocinador do possível vale alimentação para aposentados, uma vez que a movimentação econômica seria local, envolvendo aposentados e agricultores familiares da mesma cidade.

Pode, o vale alimentação para os aposentados, parecer custo, mas não é, trata-se de investimento, pois comprando mais do agricultor familiar, esse poderá investir mais e aumentar a produção, colocando assim, um número maior de alimentos básicos no mercado.

Por se tratar de uma proposta simples de se colocar no papel e concretizar, ela poderia ser viável tanto para governos municipais quanto para os governos estaduais e federal.

Entretanto, ver a necessidade da agricultura familiar de recursos e o aposentado com renda de até um salário-mínimo, de auxílio, é algo escancarado nos "palcos" sociais e políticos desse Brasil.

Acredito que o vale alimentação para os aposentados com até um salário-mínimo poderia ser considerado um dos mais importantes mecanismos de combate as desigualdades existente no Brasil.

Sem falar que injetando recursos na agricultura familiar local, estará também, desenvolvendo outras áreas, o que faria com que a economia das cidades, em especial as pequenas, elevassem seus níveis de desenvolvimento.

É urgente que se pense nos aposentados com renda de até um salário-mínimo e nos agricultores familiares da mesma cidade. Eles poderão ser a mola mestra para impulsionar as pequenas economias municipais.

Por isso acredito, seja de direita, seja de esquerda ou centro, que pensar e ajudar o aposentado com renda de até um salário-mínimo, estará planejando o melhor para o Brasil.

Sem recursos não tem desenvolvimento, não dá para aumentar produção, não dá para reduzir preços, para combater a inflação.

Esses recursos para o vale alimentação para os aposentados com renda de até um salário-mínimo, poderia vir dos impostos de alimentos industrializados.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 10/12/2023
Reeditado em 10/12/2023
Código do texto: T7950822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.