Balneário Municipal do Rio Bezerra

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

O Balneário Municipal do Rio Bezerra, em Campos Belos (GO), é um dos espaços público de lazer, de relevância para a vida da cidade. Um potencial turístico (ainda a ser trabalhado a esse fim).

Fica a uns 8 quilômetros do perímetro urbano, limítrofe ao Município de Arraias (TO). Ao deixar a BR 118, sentidoà vizinha "cidade das Colinas", percorre-se uns 2 quilómetros de estrada de chão. Estreita e sinuosa; com um certo grau de risco de acidentes automobilísticos. — Pelas enormes ribanceiras que se formam até o Rio Bezerra.

Em condições normais de funcionamento o Balneário do Rio Bezerra é um refrigério à população não só de Campos Belos, mas de outros lugares também. Frente ao cansaço das labutas diárias, da fadiga de um sol ardente; do estresse do mundo moderno, da ociosidade e carência de uma convivência social saudável.

— Um destino necessário às pessoas da região, e viajantes de outros rincões que visitam o lugar.

Local bastante apreciado por frequentadores de carteirinhas e esporádicos. Num desfrute das atividades de lazer; no respiro de um ar fresco, puro das montanhas ao seu entorno, do refresco das águas e da boa prosa com amigos.

... Um cenário perfeito de belezas naturais, harmonizando-se com os atrativos que agregam mais valores e bem estar ao público frequentador.

A partir de1983, o balneário até então, sem intervenção humana, foi instalado esse equipamento Público Municipal (por Ninha, o prefeito da época), realizando o sonho de atender com maior comodidade às pessoas que já frequentavam os banhos no Rio Bezerra.

Foi erguido toda estrutura afim: um galpão comprido, e instalado nele salão de jogos e bar; sanitário público; paralelamente, fizeram uma enorme piscina, churrasqueiras, campo de quadra, para práticas esportivas, serviços de gastronomia... dentre outros.

Assim atendeu em grande parte, antigas demandas de usuários diversos.

Após isso, o fluxo de pessoas ao balneário aumentou grandemente. Por certo, pelo crescimento demográfico do lugar, mudanças climáticas, divulgações... necessidade de lazer da população.

Nos velhos e bons tempos do Balneário do Rio Bezerra, esse espaço era uma ilustração perfeita a um cartão-postal da cidade…

As intempéries do tempo não perdoam bem feitoria alguma. A tudo corroem... destroem.

A falta de preocupação, visão e vontade política (de alguns governantes), ao longo de várias gestões, em manutenção preventiva, levou o PATRIMÔNIO DO POVO a desmoronar-se e encerrar as suas atividades.

Quem for ao Balneário do Bezerra hoje, ainda verás as ruínas do que sobrou. Um descaso total ao erário público, ao dinheiro dos pagadores de impostos do município.

NINHA, CHOROU no programa de rádio Cidade Em Foco, da RCB - FM. Ao ser levantado o questionamento sobre o estado de abandono do balneário que construiu.

Quanto a temática em questão um cidadão do lugar deixou o parecer abaixo:

"Concernente ao nosso balneário, há 10 anos que não vou lá. Mas tenho notícias dele: está só a tapera. Só a tapera!! Dizem que saiu uma verba para refazer tudo..., pois não há mais nada. Como depende de política, isso é um ato descritivo, não se sabe quando iniciarão esses trabalhos de reconstrução"...

Como é uma obra que gera VOTOS aos políticos e ano que vem há eleições municipais, possivelmente esse projeto de reconstruir o Balneário Municipal do Bezerra, "descole"... e chegue logo a sua culminância esperada.

Desde a gestão municipal (de Dr. Eduardo Terra), e nesta atual, muito mais intensamente, cogitam-se a tão sonhada REVITALIZAÇÃO desse balneário. Apresentaram em redes sociais uma linda MAQUETE, numa demonstração de como ficará, após sua conclusão. E informaram estar com a verba em caixa, para às obras, mas pelo visto o projeto ainda não saiu do papel...

E, o patrimônio histórico campos-belense, completou os seus 40 anos, da pior maneira: abandonado, saqueado, em ruínas... com pouco de concreto feito, e nada de comemorações até o momento.

Visto a carência de espaços públicos de lazer, em Campos Belos, a criação, a preservação e restauração dos que ainda existem, é algo a ser visto e revisto com carinho (tanto pela Gestão Municipal), como por seus legisladores.

O Balneário de Campos Belos, como patrimônio de todos, sendo concretizado essa revitalização, precisará de redobrado cuidados coletivos (de Governo Municipal, parceiros e comunidade), para continuar a existir e a atender as reais necessidades dos seus frequentadores (de geração em geração).

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário da ANELCA e ALB/MG/RMBH

(16:12:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 19/12/2023
Reeditado em 20/12/2023
Código do texto: T7957352
Classificação de conteúdo: seguro