6 de Fevereiro na França - Há 90 anos...

Os Estados Unidos continuam sendo assombrados pela invasão do Capitólio e pela grave consequência política daquele evento ocorrido em 6 de Janeiro, assim como o Brasil com o sucedido em 8 de Janeiro nos ataques às sedes dos Três Poderes na Capital Federal. A França também já passou por um evento traumático, a chamada Crise de 6 de Fevereiro de 1934.

Há 90 anos, em Paris, vários grupos políticos de direita, incluindo veteranos e juventude patriota, ocuparam a Place de la Concorde para protestar contra a corrupção do governo de esquerda que estava no poder. Em seguida, manifestantes radicais tentaram invadir a Assembleia Nacional.

Durante os distúrbios de rua, no coração da capital, a polícia atirou e matou 17 manifestantes, sendo que nove deles eram ligados a grupos de extrema-direita que, posteriormente, organizariam uma associação chamada Vítimas de 6 de Fevereiro.

Apesar de terem realizado encontro na prefeitura de Paris e determinado que fossem afixados cartazes em vários muros da cidade, os líderes dos grupos na manifestação nunca foram responsabilizados criminalmente por tentativa de golpe de Estado ou, ao menos, por planejar a entrada à força no parlamento. Por telefone, um deputado tinha passado informações táticas para a invasão, mas esta acabou sendo contida pelas forças de segurança.

Posteriormente, apesar do fracasso, aquele parlamentar se tornaria primeiro-ministro no governo colaboracionista de Vichy na França Ocupada (1940-1944). Após o término da 2ª Guerra Mundial, o controvertido ex-premiê Pierre Laval terminaria sendo preso, julgado, condenado e executado, por um pelotão de fuzilamento, como traidor da pátria.