Notas de meus estudos do marxismo - NOTA 01:

"O ser humano faz a história, porém condicionados pelas relações econômicas e sociais

E as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade."

Em outras palavras, a uma relação dialética, recíproca, entre estrutura e superestrutura, ainda que a primeira condicione a segunda.

Ao marxismo estrutura, ou base econômica, refere-se ao modo de produção predominante numa sociedade, englobando as forças produtivas (ferramentas, fábricas, terra, tecnologia, etc.) e as relações de produção (relações entre classes, como proprietários dos meios de produção e trabalhadores). Essa base econômica determina a superestrutura, que compreende as instituições políticas, legais, religiosas, artísticas, filosóficas e outras formas de consciência social que surgem a partir das condições materiais de existência. A superestrutura funciona tanto para refletir quanto para perpetuar as relações de produção, criando e reforçando ideologias que justificam a ordem social existente.

Um exemplo histórico que ilustra a interação entre estrutura e superestrutura pode ser encontrado na Revolução Industrial na Inglaterra. A transformação das forças produtivas, com o advento de novas tecnologias e métodos de produção, alterou radicalmente as relações de produção, substituindo o sistema feudal baseado na terra por uma economia capitalista baseada na fábrica e no trabalho assalariado.

Essa mudança na estrutura econômica levou a uma transformação correspondente na superestrutura: surgiram novas formas políticas, como o liberalismo, que defendiam ideais de liberdade individual e propriedade privada, refletindo e reforçando as necessidades da nova ordem capitalista. Além disso, houve mudanças significativas nas esferas cultural e filosófica, com o desenvolvimento do positivismo, que enfatizava o papel da ciência e da tecnologia como motores do progresso.

Esses exemplos demonstram como as mudanças na base econômica podem reconfigurar a superestrutura, influenciando profundamente a organização social, política e ideológica de uma sociedade.