POR QUE HÁ TANTO ÓDIO ao PT de LULA?

Apesar dos números excelentes do governo Lula, superando as previsões econômicas com aumento de 3% do PIB, inflação abaixo do teto da meta, de 4,75%, pela primeira vez em três anos, desemprego em 7,5% no mês de novembro, o melhor resultado desde maio de 2015, em 31 de dezembro de 2023. E aumento da renda do trabalho, só comparável durante o Plano Real.

 

Mas mesmo assim, há pessoas que desmentem os fatos e dizem que os números de Lula vão mal, contrariando a realidade. Muitas dessas pessoas se informam por grupos que disseminam fake news nas redes sociais, ou até mesmo gente com educação formal, mas que prefere negar a realidade. Mesmo se beneficiando do governo Lula, como o setor do agronegócio, que testemunhou o maior Plano Safra da história. E os cidadãos comuns avaliam mal o governo, mas ao serem questionados se seu padrão melhorou ou reduziu, eles respondem que melhorou.

 

Então, qual é o motivo de ódio ao PT?


Alguns dos motivos de ódio são por alguns que se dizem conservadores e que afirmam que supostamente o PT defende o aborto, ou aqueles que são contra as pautas progressistas de ideologia de gênero, e que dizem que Bolsonaro, pelo contrário, defende a família, a pátria e Deus. Mesmo que o neto dele tenha nascido nos EUA, que ele vá se "hospedar" em terras estrangeiras, e tenha um comportamento pouco cristão ao se casar diversas vezes e proferir impropérios contra gordos, mulheres e gays. Que conservador seria esse?

 

O que posso observar é que no ódio ao PT há muito preconceito de classe, dizendo que quem vota neles são pobres, em sua maioria nordestinos (xenofobia), e que dependem do auxílio do estado para viver (programa sociais, como o bolsa família). No alto de sua boçalidade, chegam a chamar quem vota no PT de "mortadelos", uma iguaria que todos nós já comemos, mas no caso é associada a pessoas mais humildes, puro preconceito.

 

E muitos não aceitam que um simples metalúrgico de origem pobre e trabalhadora se torne presidente do Brasil, por isso o chamam de '9 dedos', para vincular seu ofício à sua deslegitimidade para ser presidente.

 

No entanto, há uma outra parcela de bolsonaristas, pobres tanto intelectualmente quanto financeiramente, que foram manipulados pela fé pentecostal, e que veem no PT um sinônimo de mal na terra, desconsiderando que seus próprios pastores exploram a sua fé em nome do benefício próprio e fazem verdadeira fortuna com ela, como Silas Malafaia.

 

Sinceramente, para a população consciente e democrática, é impossível fechar os olhos perante tantos crimes que Bolsonaro cometeu, além de tentar dar um golpe de estado.
 

E o fato de mesmo alguns continuarem a defendê-lo fervorosamente só pode ser explicado psicanaliticamente como um desvio da energia libidinal para a figura do messias e do ídolo Bolsonaro. E todos que vão contra essa figura são tidos como os maus na história, invertendo as narrativas, como é o caso do PT, por isso há tanto ódio ao Partido dos Trabalhadores.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 29/03/2024
Reeditado em 29/03/2024
Código do texto: T8030688
Classificação de conteúdo: seguro