Jesus Cristo Socialista? Uma tentativa de resposta a essa questão desde o socialismo científico.

A discussão sobre se Jesus poderia ser considerado um socialista, especialmente sob a lente do marxismo, é complexa e multifacetada. A tentativa de categorizar Jesus dentro de uma ideologia política moderna, como o socialismo, requer uma análise cuidadosa de vários aspectos, incluindo o contexto histórico, conceitual, e as condições materiais de sua época. Vamos explorar mais profundamente essas questões:

1. Contexto Histórico e Anacronismo: O socialismo, tal como entendido na teoria marxista, é um produto do século XIX, uma resposta às condições do capitalismo industrial, a qual teve sua evolução do socialismo histórico ao científico. Essa evolução (do socialismo do utópico) ao científico representa uma transição fundamental na história do pensamento político e social. Inicialmente, o socialismo utópico surgiu como uma resposta idealista às desigualdades geradas pela Revolução Industrial, propondo a criação de comunidades perfeitas baseadas na harmonia, igualdade e propriedade comum. Figuras como Robert Owen e Charles Fourier sonhavam com sociedades ideais onde a justiça social prevaleceria através da cooperação e reforma moral.

Contudo, essa abordagem foi superada pelo desenvolvimento do socialismo científico, principalmente através das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels. Eles criticaram os utópicos por não compreenderem as dinâmicas fundamentais da sociedade capitalista, particularmente a luta de classes. Marx e Engels argumentaram que as mudanças sociais não derivam de ideais ou projetos isolados, mas da evolução das condições materiais e das relações de produção. Para eles, a superação do capitalismo e a construção do socialismo exigiam uma revolução proletária, onde a classe trabalhadora tomaria o controle dos meios de produção, eliminando as classes sociais e estabelecendo uma sociedade baseada na propriedade coletiva e na distribuição de bens segundo as necessidades.

Portanto, a passagem do socialismo utópico para o científico marca uma mudança de uma visão idealizada e muitas vezes descontextualizada para uma análise rigorosa baseada nas realidades econômicas e sociais. Enquanto o socialismo utópico focava na criação de modelos de sociedades ideais, o socialismo científico se concentra em entender e agir sobre as forças materiais e históricas que moldam a sociedade, visando uma transformação revolucionária que pavimente o caminho para o socialismo e, eventualmente, para o comunismo. Essa evolução reflete um amadurecimento teórico e prático no pensamento socialista, destacando a importância da análise histórica e econômica na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Voltando a Cristo, Jesus viveu em um contexto completamente diferente, no Império Romano do primeiro século, onde as condições econômicas, sociais e políticas eram drasticamente distintas das do século XIX europeu. A aplicação de categorias políticas modernas a figuras históricas deve ser feita com cautela, pois corre o risco de anacronismo, ou seja, de aplicar conceitos ou valores de uma época a outra para a qual não são adequados.

2. Diferenças Conceituais: O conceito de "comunhão com os comuns para dividir a produção" pode refletir uma ética de partilha e preocupação com os menos afortunados, mas difere significativamente dos princípios fundamentais do socialismo marxista. O socialismo, especialmente na forma proposta por Marx, o científico, a única aplicável, enfatiza a propriedade coletiva dos meios de produção e a organização da sociedade de forma a abolir as classes sociais e a exploração do homem pelo homem. A mensagem de Jesus, focada na compaixão, na partilha e no amor ao próximo, embora possa ter paralelos com alguns ideais socialistas rudimentares, não aborda diretamente questões de propriedade dos meios de produção ou a luta de classes.

3. Condições Materiais e Relações de Produção: A análise marxista enfatiza a importância das condições materiais e das relações de produção na formação das ideias e das ideologias. A sociedade em que Jesus viveu era predominantemente agrária, com estruturas de poder e produção muito diferentes das do capitalismo industrial. As mensagens de Jesus, embora desafiadoras para a ordem social e religiosa de sua época, não podem ser diretamente comparadas à crítica marxista do capitalismo sem uma compreensão cuidadosa dessas diferenças contextuais.

4. Reducionismo e Simplificação: A complexidade das figuras históricas e de seus ensinamentos não pode ser plenamente capturada por rótulos políticos modernos. Jesus é uma figura central para o cristianismo, com um legado que abrange ensinamentos religiosos, éticos e morais. Reduzi-lo a um único rótulo político simplifica excessivamente sua figura e seus ensinamentos. Além disso, tal simplificação pode obscurecer a riqueza e a profundidade de sua mensagem, que tem inspirado uma ampla gama de interpretações e práticas ao longo dos séculos.

5. As contradições entre religião e socialismo são profundas e complexas, refletindo divergências tanto ideológicas quanto práticas que têm raízes históricas. Do ponto de vista ideológico, a contradição central entre religião e socialismo reside na concepção de autoridade e poder. Muitas religiões baseiam-se na existência de uma autoridade divina suprema, cujos ensinamentos e diretrizes são considerados absolutos e inquestionáveis. Em contraste, o socialismo promove uma visão materialista da história, na qual as condições materiais e as relações sociais determinam a evolução das sociedades. Assim, enquanto a religião pode enfatizar a submissão à vontade divina e a aceitação das condições de vida como parte de um plano maior, o socialismo enfoca a transformação ativa da sociedade para alcançar a igualdade e a justiça social.

Em termos práticos, as contradições também se manifestam nas visões sobre propriedade e organização social. Muitas religiões promovem a caridade e a assistência aos necessitados como expressões de fé. No entanto, essas ações são muitas vezes vistas como paliativas, que não abordam as causas fundamentais da pobreza e da desigualdade. O socialismo, por outro lado, busca reestruturar as bases econômicas da sociedade para eliminar a pobreza e a desigualdade na raiz, através da redistribuição da riqueza e da propriedade coletiva dos meios de produção.

As contradições entre religião e socialismo refletem diferenças fundamentais em perspectivas filosóficas, ideológicas e práticas. Enquanto o socialismo se concentra na análise materialista da sociedade e na transformação das estruturas econômicas para alcançar a igualdade, a religião frequentemente oferece uma visão transcendental da existência, com ênfase na moralidade, na espiritualidade e na obediência a uma autoridade divina.

Em suma, embora possa haver aspectos dos ensinamentos de Jesus que ressoam com ideais socialistas pré marxistas, especialmente no que diz respeito à preocupação com os pobres e à crítica de certas estruturas de poder, é importante reconhecer as limitações e os riscos de aplicar categorias políticas modernas a figuras históricas de contextos muito diferentes. Uma abordagem mais frutífera pode ser explorar como os ensinamentos de Jesus inspiram pessoas e movimentos a buscar justiça social, sem necessariamente rotulá-lo dentro de uma ideologia específica, tendo ciência das limitações e entraves decorrentes das religiões.