TIO PAULO, PROFESSOR CLAYTON E O ALUNO CARLOS TEIXEIRA RETRATOS DE UM BRASIL SEM EMPATIA

TIO PAULO, PROFESSOR CLAYTON E O ALUNO CARLOS TEIXEIRA

RETRATOS DE UM BRASIL SEM EMPATIA

VALÉRIA GUERRA REITER

“A Justiça de São Paulo concedeu habeas corpus ao professor de educação física Clayton Ferreira Gomes dos Santos, preso na última terça-feira (16) sob acusação de sequestrar uma idosa em outubro de 2023”.

“Um estudante de 13 anos morreu na terça-feira, 16, uma semana após ser agredido por colegas no banheiro da escola estadual onde estudava, em Praia Grande, no litoral do Estado de São Paulo. A vítima era aluno do 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Júlio Pardo Couto. Aos pais, ele relatou que os colegas "pularam em cima dele".

“Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda está investigando o caso do idoso de 68 anos que foi levado morto a uma agência bancária em Bangu, na zona oeste da capital fluminense, na tarde da última terça-feira (16)

Os recortes acima fazem parte de um momento, no mínimo estranho, em um país que vê as cores da bandeira manchada com o sangue de incautos. “Nos deram espelhos e vimos um mundo doente” disse o cantor do grupo de rock Legião Urbana.

Sim, nos deram espelhos em troca de um servilismo indecente; em troca da mansidão imoral, e foram poucos os que escaparam da espada e da cruz. Fomos ultrajados e treinados pela corrupção que estagna o sistema.

Nossa evolução se fez às avessas; somos náufragos das novelas, do futebol, da má política e de quebra somos vigiados e punidos dia e noite por um estado que veste o uniforme do carrasco; carrasco do menino Carlos, que teve a coluna destroçada, carrasco do professor Clayton acusado injustamente de sequestro, e carrasco do tio Paulo, que não teve paz, nem depois de morto.

. Casos como estes nos remetem aos homens impiedosos como Calígula que governava em Roma com a crueza da tirania: ele aumentou os impostos de maneira exagerada e ordenou a execução, por diferentes motivos, dos romanos mais ricos, com o intuito de ficar com seus bens.

Nero, que transformava cristãos em tochas humanas, e ditadores nazistas e totalitários que mataram em nome dos ideais de poder.

Nossos índios foram transformados em cabos eleitorais dos descendentes de seus algozes nesse caldeirão de efervescências desumanas. Sim, são caboclos querendo ser lordes ingleses nas sombras da colonização que gerou baixa autoestima no DNA.

Quem viu o menino Carlos tremer de dor, ou assistiu o vilipêndio do cadáver do tio Paulo por duas vezes; já que virou meme nas redes poderá perceber que o nosso sofrido povo, que na base da pirâmide recebe míseros 1 400 reais de micro salário, não demoraria e (também) perderia a empatia.

“Afinal, o que há demais em prender um professor negro (Clayton Ferreira) sem prova, em um país onde a Casa Grande acorrentou, estuprou e esmagou gente como eu e vocês, por mais de 300 anos em fétidas Senzalas?”

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 19/04/2024
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T8045561
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.