PORQUE A SEMANA TEM SETE DIAS EM VEZ DE SEIS?

Na Bíblia, no livro de Gênesis, no capítulo 1, do verso 1 até o verso 31, há a descrição do que Deus fez em cada um dos dias da semana da Criação, mostrando que Ele criou em seis dias tudo que o ser humano precisaria para viver, incluindo os animais, seus amigos, e a erva do campo e as frutas que lhe serviriam de alimento. E no sexto dia coroou essa Criação criando o homem, deixando-o, porém, solitário durante alguns instantes, mas determinou ainda naquele dia que assim Sua Criação ainda não estava completa, pois não era bom que o homem estivesse só. Então criou a mulher, concluindo assim no sexto dia toda a obra que fizera. E disse afinal, “Eis que tudo está muito bom”. Gênesis 1:31.

Passaram-se, portanto, seis dias e tudo estava pronto e completo, tendo o aval conclusivo do próprio Criador de que tudo estava muito bom. Porque então Deus criou mais um dia, incluindo um sétimo dia na semana, mas esse sétimo dia Ele não utilizou para fazer nada, pois nada mais havia para ser feito, sendo que tudo estava pronto e muito bom, como Ele disse?

Teria criado esse dia a mais para descansar, pois se cansara durante os seis dias em que teve que criar tudo? Certamente que não, pois sabemos que Deus não se cansa.

Porque então não deixou a semana com apenas seis dias, sendo que lhE bastaram seis para criar tudo? Se tivesse deixado assim, o homem trabalharia seis dias, começando depois a nova semana de seis dias na qual começaria a trabalhar no dia subseqüente imediato ao último dia da semana anterior e trabalharia essa nova semana desde o primeiro até o sexto dia, pois tudo que precisaria fazer era trabalhar para sobreviver. E, se fosse assim, Deus nem teria que criar separação entre semanas e, sendo que não haveria mesmo intervalo, não haveria separação e tampouco diferença entre uma semana e outra, pois só existe (percebe-se) a diferenciação entre as semanas porque há um intervalo que percebe-se porque esse intervalo é um dia diferente. No caso do Brasil, o intervalo tem dois dias diferentes aos quais chamamos de “fim de semana”, mas somente um é o sétimo dia, o fim da semana. O outro é o primeiro da semana seguinte.

O sétimo dia da Criação não teria razão de ser se fosse um dia igual aos outros, se Deus tivesse feito alguma obra nele, como o sexto dia não é diferente dos demais. Mas Deus não precisava tê-lo criado para fazer alguma obra nele porque já fizera tudo nos seis dias anteriores. Não obstante o fato de mais um dia não ser necessário, Deus criou esse dia a mais (o sétimo dia), mas deixou-o vago, sem fazer obra alguma nele, sem trabalhar nesse dia, e isso tornou o dia diferente, pelo que ele passou a ser perceptível como diferente (por ser vago), fazendo daí um intervalo (uma lacuna) entre os seis dias iguais da semana anterior e os seis dias iguais da semana por vir. E isso mesmo é que fez que o somatório dos dias dos indivíduos fosse dividido em semanas, senão eles seriam apenas meses, porque existem diferenças lunares, estações, porque há diferenciação para isso, e anos, porque ao longo de doze luas e quatro estações as estações começam a se repetir. Quanto aos dias da semana, porém, eles são todos iguais, a não ser que tornemos algum deles diferente, fazendo dele um feriado, uma comemoração, etc..

Conclui-se, portanto, que Deus criou esse dia a mais somente para intervalo; para marco, sinal de diferenciação entre dias e dias. Do contrário, não havia propósito em tê-lo criado. E esse dia não seria um intervalo se fosse igual aos demais. Por isso Deus o fez diferente, fora do conjunto dos dias da Criação, depois de ter criado tudo, fez esse dia a mais, mas vago, porque nele não fez nada, apenas descansou. Todavia, descansou de nada, pois Deus não se cansa. Logo, se não se cansa, mas fez um dia somente para descansar, deve ter feito o dia e descansou nele para demonstração do que deveríamos fazer, pois já O imitaríamos no trabalhar durante seis dias, como Ele fez, mas deveríamos também imitá-lO no descansar no sétimo dia e isso sempre após seis dias de trabalho. Por isso Ele descansou nesse dia embora não se canse. Por isso: “Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera”. Gênesis 2:3.

Portanto, ao trabalhar seis dias, a exemplo do que Deus fez, provemos tudo o que precisamos para viver, restando-nos um dia a mais, porém, o sétimo dia, um dia vago, criado vago por Deus para que, imitando-O, descansemos nesse dia de toda a obra que fazemos durante a semana e nos restauremos, nos revigoremos a lembrar que “Deus descansou também no sétimo dia de toda a Sua obra que como Criador fizera” e essa obra é "a criação do céu, da terra e das fontes das águas", incluindo nós, a jóia preciosa da Criação de Deus. “Por isso Ele abecou o dia de sábado e o santificou” para que nesse dia descansássemos imitando-O finalmente em tudo. Êxodo 20:8 a 11.

Wilson do Amaral