1º Advento Ano B "Vigiai"

1º ADVENTO ANO B

“Vigiai”

Palavra da Liturgia – Marcos 13, 33-37.

Iniciamos um novo tempo litúrgico: o Advento!

O Advento é o ponto de partida e o ponto de chegada de um círculo da espiral dos anos que vivemos caminhando ao encontro de Cristo que um dia há de se manifestar na glória. É o ponto de partida e de chegada de cada ano Litúrgico.

Advento significa vinda, chegada. Revivendo a longa espera do povo de Israel pelo Messias, a igreja se prepara para o encontro com o Cristo no mistério do culto, recordando seu nascimento histórico. Este encontro de Cristo no mistério do Natal, por sua vez, constitui um degrau para o grande encontro com o Cristo na Glória.

Os domingos que seguem querem fazer com que a semente lançada a terra no Natal brote, nasça, cresça e produza frutos. O ciclo de Natal é, em proporções menores, o mesmo mistério pascal vivido no ciclo da Páscoa-Pentecostes, prolongado nos domingos que seguem até a vinda do Senhor.

A eternidade penetrou no tempo, para que o tempo pudesse mergulhar na eternidade. Isso acontecerá se Cristo nasceu em nós, manifestando-se em nós. O que se dará de vários modos:

• Vivendo em espírito de acolhimento, nossa humanidade contempla e aceita na de Cristo;

• Reconhecendo o Menino de Belém como nosso Salvador;

• Participando dos Sacramentos pascais nas festividades de Natal;

• Realizando em nós a humilde atitude de serviço que Cristo manifestou, assumindo a condição de criatura.

Nada melhor do que começar com a palavra de ordem de Deus: Vigiai! É tempo do advento: Tempo de preparar a vinda do messias. O Messias que veio que vem e que virá!

Na liturgia deste final de semana especificamente celebramos a volta última ou escatológica do Cristo que há de se consumar no fim dos tempos.

O cristão não pode abaixar a guarda, deve estar sempre atento e com os olhos firmes em Deus. Ao iniciar um novo ano litúrgico a celebração deste final de semana nos empurra à esperança: a esperar Àquele que vem.

Mas com que espírito devo esperar?

Esperar bem preparado, pois o Filho do Homem pode vir a qualquer momento. Ninguém sabe a hora e nem o dia, nem os anjos sabem. Portanto cuidado com estes que anunciam o fim do mundo de forma iluminista, mais confundem do que ajudam.

O importante é esperar preparado. Com o coração e os olhos voltados para o Filho do Homem que virá, porém com os pés no chão, vivendo aqui e agora a presença de Deus que está no meio de nós: Emanuel (Deus Conosco)!

Quem está em Deus não precisa se preocupar com o fim, pois sabe que viver Deus é optar sempre pela vida que não tem fim.

A palavra deste final de semana fala justamente disso: Um homem sai para viagem e delega autoridade para seus servos, indicando o trabalho de cada um. Deixa um vigia de sobreaviso e diz que pode chegar a qualquer hora, de dia, à tarde, à noite e de madrugada. Que os servos fiquem atento para que o senhor ao voltar não os encontre dormindo.

Deus espera que estejamos sempre preparados nos comportando com honestidade e empenho para que o reino de Deus aconteça aqui e agora, um reino de justiça!

Para isso é preciso nunca esmorecer e desistir e a melhor maneira de fazer este reino de Amor acontecer é trabalhando para Construção de uma Civilização de Amor.

Todo dia o Senhor vem! Precisamos exercitar o nosso acolhimento sendo fiel e vivenciando-o em nossa vida sendo vigilante até a sua vinda definitiva. Portanto enquanto Ele não vem definitivamente:

Acordai e Vigiai! Ainda há tempo!

Gilberto Ângelo Begiato

Gilberto@comunidadebompastor.com.br

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 21/11/2011
Código do texto: T3347788
Classificação de conteúdo: seguro