Debate: Em busca da verdade Part 3

Participante 2

Realmente, não se provoca questionamento nas pessoas com mentiras, Participante 3, pois eximir a igreja de culpa e colocá-la no estado pagão romano realmente não convence ninguém, não é mesmo?

Comentário: Nesta resposta ficou evidente o total desconhecimento histórico por parte do participante 2, e para não ficar barato ele segue e dispara todos aqueles clichês baratos de conversa de botequim, regado a cervejinha como a maioria dos brasilieros gostam..

Não acredito obviamente que a igreja seja a única culpada, é claro que não, mas não sou cego a ponto de eximí-la de culpa e falta de responsabilidade em relação aos horrores da inquisição. Não preciso nem ir longe pra enxergar a irresponsabilidade da igreja que abafa irresponsavelmente seus inúmeros casos de pedofilia, ou que repudia publicamente o uso de camisinha, que são dois exemplos recentes..E olha participante 3, eu não preciso nem mesmo ser ateu, como não sou, mas eu consigo ver os erros da igreja, questionar seus dogmas, sua fé, a instituição em si, e a política toda que existe envolvida. Como diz a imagem : “ Agradeça aos corajosos homens e mulheres que enfretaram a ignorância da religião, que morreram em nome da ciência e da liberdade, para que você pudesse ser livre” que não precisaram nem mesmo ser ateu, como Martin Lutero contra a venda das indulgências, ou como Galileu Galilei que foi refutado oficialmente pelo tribunal do santo Ofício, e tantos outros exemplos

Participante 3 ( Em busca da verdade)

Meu caro participante 2, para podermos entender qualquer coisa, precisamos deixar claro o conhecimento de algumas premissas. Quando você diz que é capaz de não ser cego a ponto de eximir a culpa da Igreja, fica evidente seu total desconhecimento do conceito sobre Igreja que nós católicos temos.( Ataquei o orgulho dele novamente, disse que ele não sabe.) Por uma verdade de fé confiamos na infabilidade da Igreja. ( Esse momento é muito importante, pois usei o verbo confiar, em vez de acreditar, para não descambar para o relativismo, e é nesse momento que armo a arapuca para mostrar ao orgulhoso que ele não sabe aquilo, que acha que sabe) Isso quer dizer que a Igreja de Cristo não erra, e é santa. Se você reconhece isso, você é católico, se não, já deixou de ser e não sabe. Porem, como ela é formada por homens pecadores, quem erra são os homens. ( Nessa explicação incompleta sobre a formação da igreja, que esta a arapuca que mais tarde ele vai cair direitinho) E quando isso acontece é totalmente errado culpar a Igreja.

Você citou os casos de pedofilia, não existe padres pedófilos, o que existe é um pervertido travestido de padre, e como tal, deixou de fazer parte da Igreja de Cristo.

Quanto ao uso da camisinha, você erra novamente por não conhecer a doutrina da igreja. Vou te apresentar. ( Note que novamente ataquei o orgulho dele, afinal, se ele conhecesse de fato, entenderia a coerência em vez de repetir slogan propagandistas que foram criados e incutidos na cabeça das pessoas para serem repetidos no estilo papagaio) A Igreja é contra a camisinha por entender que o sexo é um sacramento, ou seja, sagrado. Por esta relacionado a continuidade da vida. Assim como ela também é contra aos métodos anti-contraceptivos e qualquer prática sexual fundamentada no prazer. ( Isso inclui, sexo oral, coito interrompido, sexo anal, e etc) e vale tanto para o homem, quanto para a mulher e homosexual.Alguem poderia concluir, enão a Igreja é contra o prazer? Mas se foi Deus que criou o mundo, ele também criou o prazer, logo a Igreja esta contra Deus? Esse raciocínio é infantil, claro que a Igreja não é contra o prazer, ela é contra a prática prazerosa sem acarretar na consequência natural da continuidade da vida. Outra objeção, então a Igreja defende que o sexo é somente para procriação? Claro que não, o sacramento do matrimônio é a forma como os Homens ( homem e mulher) entram em comunhão com Deus através do prazer que ele mesmo criou, entretanto regido pela responsabilidade da procriação, para ficar claro. O sexo deve ser vivido no sacramento do matrimônio e não se deve interferi na naturalidade do ato.Pode-se utilizar os métodos naturais de contracepção.Logo é coerente a posição da Igreja sobre a questão da camisinha, e isso não irá mudar. Participante 2 você fala em questionar os dogmas, a fé, sem conhecer os mesmos? ( Com a explicação sobre a posição da igreja, provei que participante 2 não sabia a doutrina, pois se não seria incoerente a acusação sobre a posição da Igreja, mas sabe como é, para um orgulhoso é difícil admitir sua própria ignorância, como vamos ver mais a frente)

Sobre Matin Lutero, ele tinha razão sobre a questão dos abusos que estavam sendo feitos por conta da venda das indulgências, o erro dele foi o orgulho. Pois antes dele existir a Igreja já tinha 1500 anos, e não é por conta dos erros dos homens do meu tempo que vou me sobrepor a toda a história da Igreja. Dai fica duvidosa as reais intenções dele. Entrtanto ficou provado históricamente que sua teologia não deu certo, e o próprio teria reconhecido isso ainda em vida, quando viu muitos distorcendo sua própria doutrina. O que pode ter sido um dos fatores do seu suposto suicídio. Afinal para um orgulhoso ao extremo, a morte poderia ser a melhor alternativa do que reconhecer sua própria cagada.

Nota: Uma síntese do que foi aprendido no video “ A face oculta de Lutero” uma análise de sua vida e de suas 95 teses. www.youtube.com/santaigreja.

Sobre Galilei Galileu, ele acertou por sorte. Pois no período segundo os historiadores e a própria tradição da Igreja, ele não apresentou provas cabais que comprovassem sua teoria, a ponto de obter o reconhecimento do magistério da Igreja, logo a Igreja teve o direito de dúvidar, afinal ela possuia um grande quadro de estudiosos sobre a questão. Mas como foi sabido posteriormente que ele estava certo. A “Igreja”( essa frase é importante, pois coloquei aspas propositadamente, pois já previa a acusação de controvérsia no meu argumento incompleto, sobre a formação da igreja, e o participante 2 cai direitinho como veremos em sua resposta adiante) humildemente reconheceu seu erro, porem com ressalvas, já que foi um erro sustentado pelo príncipio da prudência.