Debate: Em busca da verdade part 4

Participante 2

Só para começar, participante 3, eu conheço o príncipio da infabilidade da Igreja, que a Igreja não erra, eu conheço o conceito, mesmo não sendo católico. ( Existe alguma dúvida que o participante 2 vai cair na arapuca igual um patinho, e vai ficar mal na fita quando ficar evidenciado que ele não conhece aquilo que diz que conhece?) Você disse que ela é formada por homens pecadores, e quem erra são eles, e é errado culpar a Igreja. ( Pronto, ele afirma a premissa que coloquei como armadilha para mostrar sua própria ignorância) Só que isso é invariavelmente o mesmo que dizer que os acertos da Igreja são méritos dela, enquanto aos erros cometidos pelos homens que a compõem, como os papas, os bispos, padres e seus estudiosos, são erros apenas deles. Mas peraí, a Igreja não são os homens que a compõem, que a movimentam, que instituem seus dogmas, ou oque é certo ou errado? Por que quando ela acerta é a Igreja, e quando erra são os homens? ( viu como ele tá sabendo bem ?Espere que mais adiante ele tomará um nocaute no estilo Anderson Silva no Belfort)

Quando o tribunal do santo ofício se manisfestava para punir as “Heresias” através de violência, a mando e sob autorização do papa, a culpa era dos Homens ou da Igreja?

( Vejamos, não tem o que comentar. O que ele diz não passa de calúnia e mentiras infundadas sem provas históricas)

Por exemplo, sei que quando um padre comete pedofilia, a culpa é dele, claro que a doutrina da Igreja não tem nada haver com isso, mas todos nós já vimos inúmeros casos de processos contra padres que são apenas transferidos de cidade ou de função após os escândalos, sistematicamente acobertando tais casos para proteção de sua reputação. Em relação a camisinha eu já sabia ( É mesmo? Então por que levantou a questão?) e entendo que a Igreja seja contra os métodos contraceptivos,( Entende mesmo? Claro que não!) e porque ela faz isso, o que acho um absurdo, por exemplo o fato de, só no nosso país, onde milhares de adolescentes engravidam sem planejamento, com milhares de jovens que contraíem doenças sexuamente transmissíveis, a Igreja se levantar contra a orientações médicas defendida por absolutamente toda comunidade médica do mundo, inclusive a organização mundial da saúde. Eu te pergunto participante 3, você transa com ou sem caminha? Suas irmãs, primas, tias, amigas, usam anti-concepcional, não usam? E vocês não acham que estão cometendo um pecado. Eu também não acho! ( Considerou que estou de acordo com ele, que pretensioso, vai ficar mal novamente.)Eu acho que você e toda sua família estão cuidando de suas saúdes, eu não posso acreditar, não consigo acreditar que Deus seja contra isso. ( Agora vem a grande astúcia do rapaz, achando que me pegou ) E quando você fala de Galileu Galilei, você enfim, diz que a “Igreja” humildemente reconheceu seu erro. Ué, mas você não tinha dito anteriormente que a Igreja é infalível? É isso que quero dizer, participante 3, que o questionamento deve ser feito, pro nosso próprio bem, e que devemos ser gratos aos homens e mulheres que desafiaram as convenções religiosas que orientaram a inquisição, o geocentrismo, a proibição de contraceptivos podem se mostrar, com o passar do tempo equivocadas. Eu não daria 100 anos, para Igreja mudar sua posição contra os contraceptivos em nome das crianças abandonadas, ou da saúde jovens, e indica-los para a prevenção da saúde em geral. Conhecendo a História com você diz conhecer, meu amigo, você duvidaria?

Comentário: Interessante frizar, que após achar que me deu um golpe de lógica e que acabou com meu argumento, sai cantando vitória e entoando um discurso vencedor e profético, mal sabia ele que sua completa ignonância estava preste a ser evidenciad