3º Comum Ano B "Eu vos farei pescadores de homens"

3º COMUM ANO B

“Eu farei de vós pescadores de homens”

Palavra da Liturgia – Marcos 1, 14 - 20.

Nesta celebração vamos ao encontro de Jesus e permitimos que Ele de uma nova razão à nossa vida! Jesus é a Boa Nova!

A leitura deste final de semana através de Jesus nos convida a acolher o Reino de Deus que está muito próximo de nós!

Quando Jesus anuncia o Reino, Ele deixa claro a todos nós que este Reino é pra ser vivido a partir de agora. E ao dizer que ele está próximo deixa a entender que é acessível e disponível a todos.

Ao começar pela Galiléia, uma periferia, Jesus quer mostrar que preferencialmente e urgentemente o Reino precisa acontecer a quem mais precisa.

A Justiça deste reino é urgente! Por isso Jesus ao convidar os pescadores Pedro e André a seguí-Lo, imediatamente eles deixaram as redes e o seguiu. Como também a palavra diz que imediatamente Jesus chamou também os pescadores João e Tiago que de imediato abandonaram seu pai e empregados e seguiram Jesus.

Pedro, André, Tiago e João demonstram uma atitude que a primeiro modo choca nossos olhares. Nesta sociedade onde a importância de uma pessoa é medida pelo que ela tem, pelo o que ela é, e pelo que possui; deixar as redes como fizeram é caminhar ao contrário de tudo aquilo que aparentemente define uma pessoa.

O Reino de Deus para acontecer de verdade é preciso: partilha, solidariedade e distribuição dos bens para todos. Precisa imediatamente acontecer entre nós, um reino de Justiça e Igualdade. Um reino onde a vida humana seja mais importante que os bens de consumo. Um reino onde a ganância e apego material não coloquem a vida como meio e sim como fim último da sociedade.

Só existe, portanto, um caminho para transformamos esta sociedade injusta em um lugar onde não haja diferenças. Neste caminho só anda quem tem a coragem e ousadia de enfrentar os paradigmas de uma sociedade onde os valores são invertidos.

Jesus nos indica através da Palavra:

“Convertei-vos e credes na Boa Nova”

A conversão e mudança de vida é uma tomada de consciência dos erros que cometemos. E mais, não apenas reconhecer e sim mudar das atitudes errôneas cometidas. Isso se chama conversão!

O Reino de Deus é uma realidade presente entre nós. Reino que Jesus nos mostrou através do amor misericordioso. Reino onde um gesto de carinho e de preocupação com o próximo vale muito mais do que a realização profissional. Reino onde o mais importante é o amor.

Será que estamos dispostos a encarar isto? Será que estamos dispostos a fazer uma conversão na estrada de nossas vidas a ponto de traçar uma rota onde o amor prevalece sobre os bens temporais?

Ao converter-se de suas atitudes, os pescadores de peixes da Galiléia tornaram-se pescadores de homens.

Disse Jesus: “Eu farei de vós pescadores de homens”.

A vocação é o apelo de Deus em nossas almas para que imediatamente nos desapeguemos de tudo que passa e passamos a prática da partilha na solidariedade com quem mais precisa de Deus!

Deus não passa, Ele permanece sempre entre nós!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 16/01/2012
Código do texto: T3443439
Classificação de conteúdo: seguro