Estudo de Provérbios 21 (Minha Interpretação)

VS: 1– Nesse versículo o ponto central é o coração, sede de todas as nossas emoções. A Bíblia diz que enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas. E mais: Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. Porque dele procedem às saídas da vida. Quando nosso coração está sob nosso controle nós criamos o nosso próprio caminho, nossos próprios destinos, mas quando o colocamos nas mãos do Senhor, Ele traça o percurso da nossa existência e nos conduz até que, “como o rio”, desagüemos no “oceano de benção que Ele tem reservado para nós.

VS: 2 – O homem costuma querer achar justiça em suas abominações, para justificar seus pecados. Não adianta querer tornar lícito o que não é lícito, pecado é pecado. Por outro lado também temos que entender que quem conhece o coração do homem é Deus. Mesmo que algumas atitudes não condizem com o comportamento cristão, Deus realmente sabe quem é dele e quem não é.

VS: 3 – Acredito que este versículo esteja afirmando que o mais importante é dar a Deus o que é de Deus, toda honra e toda a glória. Devemos julgar todas ás coisas e reter o que é bom. Entendo que isto é mais importante para Deus do que sacrifícios. Os sacrifícios nem sempre são feitos de coração ou para fazer a vontade do Senhor, mas simplesmente para cumprir uma obrigação determinada pelo homem. Deus não quer religiosos, Deus quer filhos que o ame de verdade. Deus quer também que amemos uns aos outros como nós mesmos. Deus está mais preocupado com nossa obediência à sua vontade do que com os sacrifícios que façamos.

VS: 4 – Arrogância e presunção não levam a lugar nenhum, entendo que a lâmpada a qual se refere o versículo está dizendo que o ímpio ver a “luz” deles nas coisas que não são do Reino de Deus. Poder, influência, prazeres passageiros que só levam a destruição e a ruína eterna, e isto é pecado, é trocar Deus pelo que não tem valor eterno.

VS: 5 - Muitos querem conseguir as coisas encostados nos outros como verdadeiros parasitas. O sábio Salomão enfoca o trabalho diligente para conseguir seus objetivos.

O apressado movido pela ganância não mede as conseqüências para atingir seus objetivos avarentos

VS: 6 – Adquirir tesouro com língua falsa é usar a mentira como instrumento de trabalho. Infelizmente isto tem se tornado comum nos dias em que vivemos. O diabo tem usado a mentira em todos os setores da sociedade, principalmente no meio político. A mentira ficou banal, as pessoas se acomodaram nela e a usam para chegar onde querem.

Cabe a nos como cristãos alertá-los e fazer com que eles percebam que estão cavando suas próprias sepulturas e indo para um caminho que não tem volta.

Vs 7 – O perverso quer ir contra tudo aquilo que é justo e correto. Por isso ele mesmo acaba se destruindo e se tornando prisioneiro de seu próprio pecado. Sendo também um fantoche nas mãos do diabo que faz o que bem entende com ele.

Vs 8 – O caminho do homem carregado de culpa é cheio de voltas. O homem com sentimento de culpa não se sente em paz para servir a Deus. Quanto mais o homem se esforçar para andar nos caminhos do Senhor, menos o inimigo vai ter argumento para acusá-lo de seus erros que cometeram. O que anda retamente com o Senhor não precisa se preocupar com acusações. Porque ás suas obras falam por si só.

Vs 9 – Em algumas situações o isolamento pode ser melhor do que viver com gente que gosta de semear intrigas, provocar atritos e dividir pessoas.

Vs 10 - A alma, ou o coração aqui sede da nossa personalidade, onde estão abrigado nosso intelecto, nossa vontade e nossas emoções.O ímpio está entregue ao pecado e todo o desejo da sua alma são as coisa más que contrariam a vontade de Deus. Vivendo desta forma, o próximo para ele passa a ser como um objeto qualquer.

Vs 11 - Aqui, na verdade, o sábio Salomão está se referindo ao castigo que é aplicado ao zombador faz com que o simples, ou seja, o que não tem tanta sabedoria, aprenda com os erros dos outros, isto é, vendo os outros serem punidos viverão a vida com sabedoria para não serem castigados da mesma forma. Na segunda parte do versículo, Salomão, ensina que quando aquele que já é sábio, ou seja, aquele que vive e anda prudentemente no temor do Senhor que é o princípio da sabedoria, chegarão ao conhecimento a ponto de ter condições de discernir o mal para apartar-se dele (Leia Jó 28 o capítulo todo)

Vs 12 - Salomão evidencia a prudência, principalmente daquele que observa a casa do ímpio e percebe que de acordo com o seu viver, o ímpio sofre as terríveis conseqüências dos seus pecados sendo arrastados para o mal.

Vs 13 – Aqueles que são indiferentes aos que estão carentes e necessitados de cura física e espiritual, também serão ignorados quando precisarem de ajuda.

Vs 14 -Aqui, fala de retermos o presente. Presente são dons que recebemos e se repartirmos veremos os resultado benéficos que produzirão nas pessoas que os recebem de nossas mãos ou de nossos lábios, enfim de acordo com o que cada qual tenha recebido do Senhor (Leia 1 Pe 4.11,11),ao passo que se retivermos provocará conseqüências terríveis para e naqueles que poderiam ser beneficiados por nós.

Vs 15 – Em um mundo movido por competição e egoísmo qualquer atitude de amor ao próximo, perdão, bondade incomodam aqueles que não praticam tais coisas. Para aqueles que amam o Senhor de verdade o amor é dom natural e fazer o bem é conseqüência desse amor que trás gozo ao coração. Já para os que estão nas trevas esse amor não tem valor nenhum porque não é nesse amor que eles acreditam, e sim no “amor” carnal, de troca de interesses e correspondido. Nos cristãos sabemos qual é o verdadeiro amor e para onde devemos olhar quando quisermos encontrá-lo.

Vs 16 – Todo homem que rejeita os ensinamentos que levam á Deus e prefere os ensinamentos deste mundo certamente continuará a eternidade junto daqueles que estão mortos para as coisas do alto.

Vs 17 _ Muitas bênçãos que poderíamos receber são retidas Por nós mesmos e não nos damos conta disso. Colocamos as nossas necessidades pessoais em primeiro lugar muitas vezes. Até cedemos a algumas pressões desse mundo, aí algumas coisas que necessitamos não acontecem e colocamos a culpa em Deus.

Vs 18 - O Senhor ama o justo, e Ele, de bom grado, sacrifica o iníquo por causa dele. O preço do resgate para adquirir e abençoar os justos é a vida dos transgressores iníquos. Ele salvará o justo sacrificando os seus maus inimigos, e Ele fará recair sobre a própria cabeça dos maus os planos que eles tinham contra o justo

VS - 19 – Muitos maridos preferem criar situações para ficarem afastados de suas esposas devido à disposição que elas possuem em ficar iradas e provocar brigas. Esta atitude leva o casal à solidão, e pior, ao fim do matrimônio.

Vs 20 – Quando existe sensatez na forma em que dispomos das coisas que recebemos de Deus, jamais nos falta o suficiente para nossa sobrevivência. Mas se não somos equilibrados, acabamos mesmo deixando escapar que possuímos esbanjando sem necessidade.

Vs 21 – Este versículo nos mostra que quando o homem busca caminhos que levam a Deus como justiça e bondade ele encontra naturalmente a vida,a justiça e a honra que são valores que estão ligados também naturalmente a Deus.

Vs 22 – O verdadeiro sábio entende onde está a sua força e com Deus ele pode saltar as muralhas mais intransponíveis que o homem pode construir ,pois tem a ciência de que sua fortaleza real é o Senhor Jesus

Vs 23 – Quem faz a opção de não falar o que não deve certamente será poupado de muitas contrariedades.

Vs 24 – Já a pessoa que é arrogante e se acha dona da verdade,geralmente se utiliza da ironia e faz julgamentos precipitados e maldosos das situações que desconhece. Isto é intolerância.

Vs 25 – O que não se esforça fica a vida desejando conquistar a vitória ,mas não faz sua parte para alcnaçá-la

Vs 26 – O sentimento de inveja impede que as pessoas se esforcem para alcançar seus objetivos e faz com que elas desejem de forma descontrolada tudo que pertence aos outros. O que tem bons sentimentos é naturalmente altruísta e depreendido da matéria.

Vs 27 – O sujeito mal intencionado quer transformar tudo em negócio até a salvação que nos foi dada de graça. Muitos fazem sacrifícios para obter vantagens de Deus e ser reconhecido como uma pessoa importante.

Vs 28 - Quem faltar com a verdade vai arcar com as conseqüências de sua omissão.Nossa felicidade depende do testemunho que damos ao outros. A que fala a verdade jamais será penalizada diante de Deus.

Vs 29 – O homem mal já demonstra maldade em sua própria expressão e quem é observador consegue perceber; tem sede de vingança, é maledicente,violento e incapaz de perdoar. O justo pondera todas as decisões que precisa tomar para não casar danos ao próximo.Ele age segundo o espírito e sempre recorre a Deus em tudo que vai realizar.

V s 30 – Nenhum conhecimento humano supera os conhecimentos de Deus, Ele é a resposta de todas as questões, só Ele conhece todas as coisas, só Ele consegue penetrar o mais de todo o nosso ser.

V s 31 – Por mais que tenhamos fé,por mais que possamos estudar e nos empenhar no conhecimento de Deus e de sua palavra temos que saber que todo mérito conquistado é de Deus e que se deixarmos todo o conhecimento adquirido nos assoberbar tudo passa a ser em vão.Temos que ter consciência que através “Dele” e por “Ele” e para “Ele” são todas as coisas

Interação de Hics

Prezado jovem mestre poeta/escritor Fábio Brandão!... Como de praxe, muito grato por mais uma visita e comentário!... Reitero que é sempre salutar receber visitas dos Grandes Amigos aqui do nosso RL e, em sendo assim, poder também partilhar dos sentimentais, curiosos, polêmicos, elucidativos, desafiadores ... excelentes textos que temos por aqui... Este seu artigo sobre religião/teologia, sob o meus modesto ponto de vista, versa sobre um dos assuntos mais controversas e polêmicos em matéria de aceitação atinentes à matéria. Excelente a sua clareza em dizer que esta é a sua interpretação acerca dos Provérbios bíblicos. Aleatóriamente 'pincei' dois que, amadoristicamente, tentarei opinar. No Vs9 há abordagem de que o isolamento, às vezes, pode ser melhor do que viver com gente que gosta de semear intrigas, provocar atritos e dividir pessoas. Certíssimo! No entanto, convenhamos, nos dias atuais fica dificílimo, senão impossível, conceber um isolamento em virtude da necessidade da convivência por várias razões com toda espécie de pessoa, tornando-se quase impossível a separação do 'joio do trigo'; No Vs16, há menção a todo homem que rejeita os ensinamentos que levam a Deus e prefere os ensinamentos deste mundo... Nós, seres viventes, não necessariamente rejeitamos os ensinamentos que eventualmente nos levariam a Deus, no entanto, enquanto leigos e com algumas dificuldades de entendimento, as vezes não conseguimos elucidar as mensagens e ensinamentos contidos nas parábolas e provérbios, o que não considero nenhum demérito, haja vista a tremenda dedicação e estudo que tem de fazer os padres, bispos, etc. para 'dominar' totalmente tudo o que neles engloba. Daí, ... De qualquer forma, é sempre salutar enfrentar estes desafios com estes questionamentos que muito nos agregam... Abçs... Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!estes

Interação de Od Laremse M Peterson

Apenas sobre o Verso 1. Note-se que o Senhor faz referência ao coração do homem, não para nos guardar dos outros, mas para que cada um de nós tenha cuidado dos sentimentos que brotam em nosso próprio coração, pois ele nos engana facilmente. O homem julga pelas aparências, mas Deus sonda os corações, foi o que o Senhor falou a Samuel quando foi ungir o novo rei de Israel, em casa de Jessé.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 06/03/2012
Reeditado em 20/11/2012
Código do texto: T3538549
Classificação de conteúdo: seguro