Onde estão as Claras e as Déboras?

Clarissa Barton, ou Clara Burton, tinha 51 anos de idade quando fundou a Cruz Vermelha. Foi devido aos seus esforços juntamente com Henri Dunant que os Estados Unidos assinaram a Convenção de Genebra. Comprometida com sua missão de enfermeira, continuou a exercê-la mesmo na velhice, vindo a falecer aos 91 anos, em plena atividade. Jamais permitiu que a idade avançada a impedisse de trabalhar. Clara colocou-se a serviço da humanidade por amor aos homens e à causa que defendia. Que exemplo para nós, não é verdade?

O período dos juízes é um tempo de muita dificuldade espiritual para o povo de Israel (Jz 2.7-23). A falta de educação bíblica dos pais aos filhos foi o primeiro fator criador da instabilidade do povo. Sem educação, o povo desviava-se espiritualmente e “fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor e serviram aos Baalins” (Jz 2.11). Desobediência é outro fator que caracteriza o período dos juízes (Jz 2.1-4). A idolatria tomou conta de Israel porque o povo estabeleceu convivência com os povos que deveriam ter sido expulsos. Sem ensino e não tendo se separado dos povos idólatras à sua volta, os israelitas não mais reconheciam o senhorio de Deus em suas vidas e passaram a fazer o que bem entendiam (Jz 21.25). É neste estado de coisas que surge a figura de Débora no cenário da história Sagrada. A única juíza de Israel é exemplo de coragem. Débora não se misturou com as práticas idólatras dos povos, mas dedicou-se a buscar e seguir as instruções do Senhor. A primeira qualidade de Débora é o fato de ser “mulher profetisa”; tornou-se porta-voz de Deus e, com firmeza, demonstrou que é possível servir a Deus em meio a uma geração perversa. A segunda qualidade de Débora é a firmeza. Falou séria e duramente a Baraque (Jz 4.9), ao revelar que seria o nome de uma mulher exaltado por derrotar o inimigo e não o dele (Jz 4.21).

É... A vida de Clara Barton, assim como a vida de Débora e sua disposição de servir a Deus, independente das circunstâncias são exemplos extraordinários. Muitas vezes nos omitimos em servir ao próximo e, o que é pior, não nos dispomos a servir a Deus. Precisamos olhar para estas duas mulheres e suas atitudes tão importantes para os seus contemporâneos e analisarmos como estamos desenvolvendo o nosso ministério. Aquilo que o Senhor nos confiou fazer precisa ser feito com determinação e coragem. No evangelho de Marcos 16.15 Jesus Cristo delega uma missão para toda a sua Igreja: “Ide e Pregai...”. Precisamos erguer a bandeira do evangelho e corajosamente anunciar que a volta de Jesus Cristo está próxima.

Onde estão as Claras Barton e as Déboras?

PaPeL
Enviado por PaPeL em 21/03/2012
Reeditado em 21/03/2012
Código do texto: T3567324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.