Apresentarei três questões que suscitam bastante polêmica, depois destacarei as respostas dos agnósticos, ateus, católicos, espíritas e evangélicos.

Vale a pena diferenciar o ateu, aquele que não aceita a existência de Deus, do agnóstico, aquele que alega ser impossível definir se Deus existe ou não. Ambos não crêem no porvir ou na vida futura, portanto concordam quanto às respostas das questões que serão aqui apresentadas.

Vamos começar!

1- Por que estamos na Terra?

Segundo os evangélicos, estamos aqui para alcançar a salvação oferecida por Cristo quando Ele deu sua vida para nossa redenção.

Segundo os católicos, estamos aqui para cumprir os sacramentos da sagrada Igreja Católica, pois ela representa a continuação do Cristianismo na Terra, realizando assim a vontade da Santíssima Trindade.

Segundo os espíritas, estamos aqui para crescer como almas, cumprindo mais uma das etapas necessárias para o progresso do ser essencial, o espírito em evolução contínua.

Segundo os ateus e agnósticos, estamos aqui por uma fatalidade biológica, da mesma forma que a formiga e o elefante estão. Somos o resultado de bilhões de anos de evolução e o fruto da constante batalha pela sobrevivência que moldou nossas características físicas atuais.

2- Por que o sofrimento incomoda tanto a criatura humana?

Segundo os ateus e agnósticos, o sofrimento acompanha todos os seres vivos, não só o ser humano. É inevitável, pois faz parte da estrutura da vida, não possuindo um fim ou qualquer sentido específico.

Segundo os católicos, devemos aceitar a vontade do Pai, resignados, mas podemos pedir a graça e misericórdia aos santos, a Maria ou ao próprio Jesus, aliviando, então, todo o sofrimento que eventualmente experimentarmos.

Segundo os espíritas, o sofrimento é o resultado de erros do passado recente ou de outras vidas quando desrespeitamos as leis universais. Dessa forma o homem percebe que não há privilégios nem castigos, concluindo que a felicidade é uma conquista de cada um.

Segundo os evangélicos, a dor é um castigo divino ou o efeito da ação maligna do Diabo. Todos podem ficar livres dela caso frequentem alguma igreja evangélica, se submetendo ao que diz os textos bíblicos, sendo um dizimista fiel e esperando pacientemente o arrebatamento que acontecerá a qualquer instante. Enfim, nesse caso a alegria é concedida a uma minoria, aqueles que formam o grupo dos salvos.

3- O que ocorre depois da morte física?

Segundo os espíritas, a vida continua numa nova dimensão quando o espírito vai avaliar o quanto aproveitou da vida concluída, se preparando, então, para uma nova jornada, uma outra reencarnação.

Segundo os evangélicos, só resta aguardar o julgamento implacável que decidirá se a alma vai habitar o Céu ou o Inferno durante toda a eternidade.

Segundo os ateus e agnósticos, depois da morte o ser humano sofre uma deterioração celular quando é consumido por outros animais, restando apenas suas realizações e seus pensamentos que podem significar algo importante para a coletividade ou não.

Segundo os católicos, a alma poderá eliminar seus pecados habitando temporariamente o Purgatório. Depois disso as almas que não seguirem direto para o Céu também aguardarão o julgamento final e definitivo.

Eis um confronto resumido o qual permite comparar quem está com a verdade, quem apresenta uma doutrina mais racional e justa, enfim, quem possui as melhores respostas para perguntas tão cruciais.

Peço a avaliação e opinião sincera de todos vocês!

Um abraço!










Esse texto refaz o conteúdo de uma pergunta lançada no Yahoo! Respostas pelo Sr. Alegri@, que, na verdade, sou eu.


 
Ilmar
Enviado por Ilmar em 07/04/2012
Reeditado em 07/04/2012
Código do texto: T3599627
Classificação de conteúdo: seguro