Falando de Pretos Velhos
Hoje é uma data festiva para a Umbanda, comemora-se O “Dia dos Pretos Velhos”, entidades cultuadas na Umbanda que ao incorporar, em seus médiuns, se apresentam em corpo fluídico dos escravos africanos que viveram nas senzalas com idade avançada (pais, avós, tios), o que lhes permitiu adquirir a sabedoria e a humildade através dos sofrimentos. Sua missão é semear o amor, fé e esperança entre os encarnados para que tenham forças de vencer os obstáculos da jornada.
Estes espíritos quando trabalham usam diversos instrumentos em seus rituais como: Cachimbo, que contém uma grande magia, pois através da fumaça (queima do fumo), tem a finalidade de limpar o astral das larvas e miasmas. Usam um rosário, que veio do catolicismo, através do qual a entidade reza o consulente de forma tradicional ou de forma rápida, para casos urgentes, também servem como amuleto protetor. Gostam de trabalhar com ervas para executar suas benzeduras e sentar em banquinhos pequenos. Estão distribuídos entre as Sete Linhas da Umbanda, cada um com sua característica peculiar de acordo com a falange de origem, sob um nome masculino ou feminino.
Minha preciosa lição na Umbanda ao longo destes 43 anos foi que: “Nem sempre o homem branco é todo branco, nem sempre o homem negro é todo negro, nem sempre o homem bom é todo bom, nem sempre o homem mau é todo mau, mas todos os homens são filhos de Deus”.
Hoje é uma data festiva para a Umbanda, comemora-se O “Dia dos Pretos Velhos”, entidades cultuadas na Umbanda que ao incorporar, em seus médiuns, se apresentam em corpo fluídico dos escravos africanos que viveram nas senzalas com idade avançada (pais, avós, tios), o que lhes permitiu adquirir a sabedoria e a humildade através dos sofrimentos. Sua missão é semear o amor, fé e esperança entre os encarnados para que tenham forças de vencer os obstáculos da jornada.
Estes espíritos quando trabalham usam diversos instrumentos em seus rituais como: Cachimbo, que contém uma grande magia, pois através da fumaça (queima do fumo), tem a finalidade de limpar o astral das larvas e miasmas. Usam um rosário, que veio do catolicismo, através do qual a entidade reza o consulente de forma tradicional ou de forma rápida, para casos urgentes, também servem como amuleto protetor. Gostam de trabalhar com ervas para executar suas benzeduras e sentar em banquinhos pequenos. Estão distribuídos entre as Sete Linhas da Umbanda, cada um com sua característica peculiar de acordo com a falange de origem, sob um nome masculino ou feminino.
Minha preciosa lição na Umbanda ao longo destes 43 anos foi que: “Nem sempre o homem branco é todo branco, nem sempre o homem negro é todo negro, nem sempre o homem bom é todo bom, nem sempre o homem mau é todo mau, mas todos os homens são filhos de Deus”.