TEMA: As duas colunas da alegria do SENHOR proporcionam força para o cristão.

SERMÕES BÍBLICOS Nº 3

TEXTO REFLEXIVO: (Hb. 12:2), “Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado a destra do trono de Deus”.

APLICANDO A VERDADE: É necessário permanecer-mos conectados com Cristo, pois o fato de entristecermos a Deus será fraco e sem vigor a nossa vida espiritual.

TEXTO REFERENCIAL: (Ne. 8:10), “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”.

INTRODUÇÃO A PREDICA: Se Deus está de fato “triste” com o cristão, é de lei que o cristão se encontra “debilitado, fraco, cabisbaixo, desidioso e pobre” da graça viva e eficaz de Cristo! Se Deus esta “alegre” com o cristão, é de lei que este mesmo cristão se encontra “habilitado, forte, cabeça pra cima, ativo e rico” da graça viva e eficaz de Cristo.

Devemos, portanto permanecer inabaláveis fieis a Deus, pois sua graça salvadora nos conduzira ao ápice da força.

I. AS DUAS COLUNAS DA ALEGRIA DO SENHOR.

1.1. PRIMEIRA COLUNA: BUSCA PELO REINO: (Mt. 6:33), “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino...”

1.1.1. Deveres de quem busca o reino:

a) Obediência ao Rei – Quem busca o reino, deve prestar “obediência” ao Rei. Que tipo de obediência o Rei cobra? OBSERVE (Gn. 26:5), “por que Abraão obedeceu a minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis”.

b) Obediência ao Pastor, líder espiritual do povo e porta voz do Rei – Quem busca o reino, deve prestar “obediência” aos vossos pastores. Que tipo de cobrança é essa? OBSERVE (Hb. 13:17), “Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vos outros”.

c) Obediência a palavra do Rei a palavra da verdade – Quem busca o reino, deve prestar “obediência” à palavra da verdade. Que tipo de Obediência é essa? OBSERVE (2Ts. 3:14), “Caso alguém não preste obediência a nossa palavra dada por esta epistola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado”.

d) Porque devemos obedecer? Quem busca o reino, deve obedecer a Deus, pois o seu reino é eterno e os obedientes habitarão nele. OBSERVE (Dn. 7:27), “O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo céu serão dados ao povo dos santos do altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão”.

e) Porque devemos obedecer ao Rei? Quem busca o reino, deve obedecer a Deus, pois a natureza “animada e inanimada” lhe presta total obediência. OBSERVE (Mc. 4:41), “E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

1.1.2. Recompensas celestiais: quem busca o reino, e obedece à voz do Rei, recebe de suas mãos a recompensa. OBSERVE (Mt. 6:33), “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino... e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

a) Três desejos e preocupações serão acrescentados a quem busca o reino:

• Não faltara “MANTIMENTO”. OBSERVE (Dt. 28:8), “O Senhor determinara que a benção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoara na terra que te da o Senhor, teu Deus”.

• Não faltara “AGUA PARA BEBER” OBSERVE (Is. 44:3), “Porque derramarei águas sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca...”

• Não faltara “VESTES NOVAS” OBSERVE (Dt. 29:5), “Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vos as vossas vestes...”

1.2. SEGUNDA COLUNA: BUSCA PELA JUSTIÇA: (Mt. 6:33), “buscai... a sua Justiça...”

1.2.1. Deveres de quem a justiça:

a) Não ser hipócrita. Quem busca o reino e a sua justiça, não pode agir pela hipocrisia e sim por verdade. OBSERVE (Mt. 5:20), “Por que vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”

b) Não fazer acepções, pois a justiça é de Deus. Quem busca o reino e a sua justiça, não pode discriminar e nem fazer acepções, pois de Deus provem a justiça certa, correta e sem macula. OBSERVE (Lc. 18:7), “não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clama dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los.”

c) Confiar que Deus realizara o julgamento de justiça. Quem busca o reino e a sua justiça, espera confiante que Deus julgara o mundo. OBSERVE (At. 17:31), “portanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

d) Porque devemos buscar a justiça de Deus? Quem busca o reino e sua justiça, busca a vontade justa de Deus, onde não ha “sujeira, impureza, falsidade, injustiça”. OBSERVE (Sl. 24:4), “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a falsidade, em jura dolosamente”.

e) Porque devemos buscar a justiça de Deus? Quem busca o reino e a sua justiça, tem de Deus “benção e justiça”. OBSERVE (Sl. 24:5), “este obterá do Senhor a benção e a justiça do Deus da sua salvação”.

1.2.2. Recompensas celestiais:

a) Quem busca a justiça divina do reino recebe: o direito de viver por causa dela. OBSERVE (Ez. 33:19), “E, convertendo-se o pecador da sua perversidade e fazendo juízo e justiça e praticando-a, por isso mesmo viverá”.

b) Quem busca a justiça divina do reino recebe: livramento, salvação do poder dos leões. OBSERVE (Dn. 6:27), “Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões”.

c) Quem busca a justiça divina do reino recebe: permanência de Deus nele e ele permanece em Deus. OBSERVE (1Jo. 3:24), “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele...”.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO: Todas as “promessas, bênçãos e dons” da parte de Deus, só nos chegara se procurar-mos em primeiro plano o “REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA” e as “DEMIAS” coisas de fato, será a nos entregue pelo próprio Deus no decorrer de nossa vida aqui nesta terra.

Esta tomada de posse é valida, mediante a minha posição em procurar a presença de Deus, real e verdadeira na minha vida, para que eu me torne um cristão “FORTIFICADO”. Preciso ver Deus alegre comigo, para tal realização se suceder é necessário uma obediência positiva de minha parte para com Deus. Que a cada dia possamos crescer fortificado na graça que há em Cristo Jesus!

POR: Joas Araújo Silva

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 14/06/2012
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T3723818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.