LIVRO: (ISAÍAS. 1:2)

INTERPRETANDO O ANTIGO TESTAMENTO

VERSICULO POR VERSICULO

Analisando o contexto bíblico

LIÇÃO: Nº 2

LIVRO: (ISAÍAS. 1:2)

POR: JOÁS ARAÚJO SILVA

Is. 1:2, “Ouvi, o céus, e da ouvidos, o terra, porque o SENHOR é quem fala: criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim”.

Interpretação Teológica:

Temos aqui neste “livreto de oráculos” assim posso dizer. Uma bruta acusação contra uma nação apostata, pecadora e infiel. O texto diz: “ouvi o céus...” (Is. 1:2). Isaias o profeta aqui tem estilo semelhante ao do profeta Moisés, pois Isaias clama com voz alta e alarmante: “céus e terra” para testemunharem, observarem a acusação que ele faz a respeito do pecado espiritual de Judá (reino do sul). O texto que estamos analisando revela a ira de Deus pela má conduta ímpia do povo Hebreu. Observe o que nos diz o texto. Confira a referencia: (Is. 1:2), “... Estão revoltados...” segundo Champlin (2001, p. 2789), “Yahweh fala aqui da nação de Judá como seus filhos”. Está de fato o “conceito” referente à paternidade de Deus exposto neste verso de Isaias.

Deus eternamente é misericordioso, mas o pai esta ofendido pela conduta pecadora e desobediente da nação. Para trazer seus filhos ao estado de obediência, cabe a Deus prová-los ate que eles venham ao pleno conhecimento do seu “erro”.

Pelos lábios de Isaias, Deus como “orador” invoca os altos céus como testemunha, e a terra como uma secundaria testemunha, pois o pai frustrado diagnosticou o pecado inserido no viver dos seus filhos, basicamente pecado de “rebelião”. O texto diz: “... Eles estão revoltados contra mim” (Is. 1:2), revoltados no hebraico é traduzido pelo termo: “pasa”, palavra usada para indicar a rebeldia e a desobediência de nações vassalas contra potencias superiores (CHAMPLIN, 2001, p. 2789). Observe que o texto sagrado nos da à dica que todo o mundo deve da atenção, ouvir e ser testemunha do que estava sendo dito, prometido e ameaçado.

O povo de Israel, em destaque Judá (reino do sul), se encontra aqui, em extrema desobediência proporcionando um duro juízo divino para sua conversão iminente, pois eles deveriam tomar uma atitude, por causa da gratidão que eles deveriam apresentar ao pai (CHAMPLIN, 2001, p. 2789). Deus quer arrependimento dos seus “filhos”, pois sua misericórdia é de fato perene.

Referencias:

Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, 1.552 p.

Bíblia de Referencia Thompson. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª Imp.

Champlin, Norman Russell, Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 15/06/2012
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T3726010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.