EXPERIÊNCIA DE UM RETIRO VICENTINO

“... De repente, começaram chegar os vicentinos, gente à pé com um colchão enrolado nas costas, uns até parecia que não voltava mais para casa, de tanta mala, gente de bicicleta com uma caçamba na garupeira, de moto, de carro, de táxi de carona, vinha de todos os lados, de perto, de longe, de muito longe, só uma coisa era igual em todas as bagagens, o ENTUSIASMO.

De repente, um corcel II, pelo menos acho que era, quatro ou cinco colchões no bagageiro em cima, um violão no banco traseiro, muita mala, pai, mãe e dois filhos, entusiasmo, muito entusiasmo.

Entrou pelo portão da escola, parecia estar no lugar errado, pelo entusiasmo, era uma colônia de férias, ou um acampamento, só podia ser. E aquele entusiasmo, foi contagiante, eu que não pensava em ficar para o RETIRO, entusiasmei, corri na minha casa, peguei minha “matula” meu colchão e entrei no clima...”

Para quem acha que o retiro é desanimado, pode estar faltando é ENTUSIASMO, é preciso procurar, ele está dentro de você, precisa ser atiçado. Acreditem: Era o retiro da SSVP 2010.

O RETIRO dos vicentinos é taxado, por ter sempre as mesmas pessoas participando, percebemos que esse retiro, além de contar com as mesmas caras de sempre, tivemos muitas caras novas, por parte de jovens e vicentinos que ainda não haviam participado.

Porque essas caras de sempre, repetem todo ano? Penso que elas estão com a melhor parte, se fosse ruim, não voltariam.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, (Lc 10, 38-42), da Missa do RETIRO, no Domingo, quando Jesus diz: ...”Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada...”

É necessário, o trabalho, a agitação e correria do dia-a-dia, mas, às vezes, é preciso parar um pouco, como Maria fez, escolher a melhor parte, quando JESUS pode estar em nossa casa.

Sem parar, se retirar e orar, é quase impossível sentir a presença de JESUS.

Se pensamos que perdemos nosso tempo, ou nossa vida, participando de algo agradável à DEUS, nas palavras de Jesus Cristo em Mateus, (Mt 16,24-28), iremos ver que temos tempo para tudo, precisamos de medida, um pouco de cada coisa. ...”Quem perde sua vida por causa de mim, vai encontrá-lá...”

Quem ainda não participou, deve pensar em participar, porquê quem já participou, não vai deixar de participar e vai chegar um tempo, em que muitos serão os chamados e poucos serão os escolhidos, e geralmente os escolhidos serão os preparados. (Mateus 22,1-14).

Se até o Mestre JESUS, sentia necessidade de se retirar e orar, porquê alguém ainda acha que não precisa? (Mateus 14, 22-23).

O RETIRO foi tão especial, que as Leituras e o Evangelho, da Santa Missa celebrada no 16º. Domingo Comum, domingo do retiro, veio ao encontro dos vicentinos, as leituras foram a confirmação da importância de estarmos ali, parece que foram retiradas especialmente para nós.

A Primeira Leitura (Gêneses 18, 1-10), fala da importância da acolhida, como acolher bem. È o básico para um vicentino.

Na Segunda Leitura (Colossenses 1,24-28), Paulo fala de serviço e responsabilidade com a obra que DEUS lhe confiou. O Evangelho, já foi citado a passagem de Jesus na casa de Marta e Maria. Uma lição, não só para vicentinos, mas, para todos os homens.

Outras leituras do RETIRO: Bíblia: JOSUÉ, Gêneses Cap 50, Lucas 24, 13-35 (Fica conosco Senhor)

OPERÁRIOS PARA A MESSE: (Mt 9, 35-38)

‘DEUS, podia ter feito tudo sozinho, mas preferiu contar com você, que bom que você foi”.

As tarefas de cada um, de cada conselho, foram cumpridas muito bem, DEUS colocou as peças no lugar, e nós só precisávamos estar lá participando para sermos objetos da ação de DEUS, e assim se realizou mais um RETIRO espiritual da SSVP de Nova Serrana 2010. Esperamos Você no próximo encontro.

CONSELHO CENTRAL DE NOVA SERRANA. (Autor: Denílson – Cons. Part. São Cristóvão)

Denilson Medeiros
Enviado por Denilson Medeiros em 24/06/2012
Código do texto: T3741659
Classificação de conteúdo: seguro