AS DIVERSAS VERTENTES DA RELIGIÃO

Desde muito tempo a religião tem feito parte de nossas vidas, dominando as relações interpessoais. Na Idade Média, por exemplo, eram frequentes os castigos por parte do clero da Igreja Católica, havendo uma certa limitação e repressão diante às ações dos fiéis.

Percebemos que muito tem mudado nos dias atuais, até mesmo pelo fato de o Brasil ter se tornado um Estado Laico, isto é, sem interferência da Igreja, a partir da primeira Constituição Republicana em 1891. Houve também uma disseminação de outras ideologias religiosas, como por exemplo, a Espírita, Evangélica, Islâmica, Budista e Judaica. Isso se deve a uma expansão do conhecimento teológico e uma reação aos dogmas repressores da Igreja Católica, até então sendo considerada a mais popular com o maior número de fiéis no mundo.

Diante tantos escândalos, especialmente sexuais e o celibato não cumprido pelos padres, as pessoas passaram a desacreditar da seriedade do Catolicismo. Essa reação fez com que a cada ano, a maior religião do Brasil, tivesse reduzido drasticamente o número de seus fiéis, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entretanto, não só a Igreja Católica perdeus muitos de seus fiéis, como também algumas Igrejas Evangélicas, lideradas por pessoas envolvidas em escândalos sexuais e estelionato. Mas, ainda é uma religião que está crescendo a cada dia juntamente com a Espírita, sendo esta, baseada em causas visíveis, em uma fé raciocinada, no ato da psicografia e a busca pela caridade que evidentemente em sua ideologia, trará salvação.

A democracia e o livre arbítrio do qual estamos sujeitos, tem nos dado grande autonomia para escolher qual religião seguir. Mas, ainda há pessoas cristãs que não seguem nenhum tipo de concepção religiosa, mas acreditam que haja uma divindade que rege o mundo. Há também ateus, que são pessoas totalmente desacreditadas enquanto a existência de poderes sobrenaturais.

Logo, o fato de desacreditar ou não seguir determinada religião, demonstra a liberdade de escolha que as pessoas possuem, e em resposta a tantos escândalos religiosos, percebe-se que os brasileiros, preferem seguir uma doutrina que demonstre seriedade e compromisso com os cidadãos e que não vise ao capital, mas sobretudo, a bondade e maior razão de respeito e crença: a fé diante de Deus.

Carolina Cassiano

02/07/2012

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 02/07/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3756833
Classificação de conteúdo: seguro