EXPERIÊNCIA DE UM RETIRO - II

EXPERIÊNCIA DE UM RETIRO ESPIRITUAL - II - 2012

SOCIENDADE SÃO VICENTE DE PAULO – NOVA SERRANA-MG

A SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo, de Nova Serrana, esteve em Retiro Espiritual, nos dias 13, 14, 15 de julho de 2012.

O Retiro foi realizado pelo Conselho Central, na Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo de Nova Serrana.

O evento, muito bem organizado, com cada Conselho Particular, executando suas tarefas, como programado, não teve nenhum incidente, tudo transcorreu conforme o planejamento.

A condução da parte Espiritual, ficou à cargo da Irmã Fátima, de Belo horizonte, da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Irmã Fátima, é uma “artista da caridade”, canta, toca violão, fala muito bem, e o mais importante, conhece a fundo a causa, a Sociedade São Vicente de Paulo. A Caridade.

Presta seus trabalhos caritativos em uma obra da Congregação com crianças e adolescentes abandonados, em Belo Horizonte. Essa merece uma história à parte. Muito agradável, cativou à todos, com oração, filmes, e muita música.

Vou me ater ao estudo de domingo, último dia do retiro, onde, a Irmã Fátima, nos remeteu à criação do mundo, e nos colocou como Deuses, capazes de criar e cuidar de tudo que o PAI celestial pintou em sua OBRA DIVINA.

Nos capítulos I e 2 do Livro de Gênesis, a Origem do Mundo e da humanidade, Irmã Fátima, colocou como se DEUS, o criador, estivesse diante de uma tela, virgem, e iniciou a Pintura de uma Obra de Arte. (Veja a bela leitura de Gênesis Cap I e 2).

A Narração da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito pelos Sacerdotes no tempo do exílio na Babilônia (586-538 a.C), e salienta, que existe um único Deus vivo e criador, que o ponto mais alto da criação do mundo, é a HUMANIDADE.

Homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus. A humanidade é chamada a dominar e transformar o universo, participando da obra da criação.

Deus quis mostrar, que o rítimo da vida, é trabalho e descanso. Primeiro trabalho.

O importante é notar que a criação toda está marcada pelo selo de Deus, cada coisa que Ele criava, dizia que era “bom”, mas, quando criou o homem, Ele disse MUITO BOM! Sua imagem e semelhança, não poderia ser apenas “bom”.

Chamou-me a atenção, quando a Irmã Fátima, pintou os VICENTINOS nessa Obra Divina.

Deus caminhava, e via crianças com fome, jovens envolvidos em drogas, famílias sem o mínimo de dignidade. Deus então disse: Isso não é bom.

A Irmã Fátima, colocou cada Vicentino que estava ali, como um “pingo” na tela, que Deus pintara para salvar sua Obra toda. E se cada um de nós nos sentirmos assim, a grande obra Divina, vai ser maravilhosa sempre.

Deus, pintou VICENTE, PADRE VICENTE, que se abdicou de tudo e saiu pelas ruas, vielas, vendo e vivendo o sofrimento do povo menos favorecido, famílias numerosas, filhos com fome, pessoas envolvidas no álcool, todo tipo de problema social. E Vicente iniciou aquela caminhada no século XVII, para dar continuidade ao que seria bom na Obra Divina. E mais tarde, Antônio Frederico Ozanan, um jovem universitário, também escolhido para a Pintura de Deus, inspirado em São Vicente de Paulo, cria as Conferências de Caridade, com outros seis amigos, que se tornaria a SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo, a maior obra de caridade do mundo. Assim como Deus pintou VICENTE e OZANAN, Deus pinta e conta com cada um que faz parte desta grande rede de caridade, sem dúvida, somos OBRA DIVINA! Vamos agir como tal.

“A FÉ SEM OBRAS, É MORTA”

“VAMOS AOS POBRES” (Antônio Frederico Ozanan)

Denilson Medeiros
Enviado por Denilson Medeiros em 18/07/2012
Código do texto: T3784519
Classificação de conteúdo: seguro