DEFINIÇÃO REFERÊNTE A TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

ARTIGO

TEOLOGIA/CIÊNCIA DA RELIGIÃO

AUTOR: JOÁS ARAÚJO SILVA

DEFINIÇÃO REFERÊNTE A TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

A Teologia do Novo Testamento para entendermos o seu “conceito”, é necessário definir em primeiro plano o termo: “Teologia”. Segundo Ferreira (2001, p. 668), “Teologia é o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade e de suas relações com os homens”.

Portanto a Teologia numa definição mais precisa seria: “O estudo de Deus e de sua vontade revelada ao homem”. Já no tocante a Teologia do Novo Testamento será bem aplicada à seguinte definição: “O estudo de Deus e de sua vontade revelada ao homem no “Novo Testamento” ou “Nova Aliança”. Fica claro que a Teologia do Novo Testamento é: “O estudo de Deus e de sua vontade revelada e conhecida ao povo escolhido de fato alicerçado nos escritos deste povo, baseado na revelação da Antiga Aliança dada a Moisés no Sinai e agora cumprida com o nascimento, morte e ressurreição de Cristo”.

O Novo Testamento é um “grupo” ou “conjunto” com 27 livros redigidos depois de Jesus Cristo. Conseqüentemente, uma Teologia do Novo Testamento deve de fato observar todas as extensões quer sejam “temporais, culturais ou literárias”.

2.1. CONCEITO E DEFINIÇÃO DA PALAVRA TESTAMENTO

Referente à palavra “Testamento”. No dicionário da língua portuguesa Ferreira define como:

1. Ato solene pelo qual se dispõe, para depois da morte, de todos ou de alguns bens próprios. 2. Escrito longo (carta, relatório, descrição, etc. 3. Conjunto dos últimos despachos que em favor dos seus apaniguados faz um ministro que deixa o poder (FERREIRA, 2001, p. 679).

Na esfera teológica a palavra ou termo “Testamento” e definida Segundo Fonsatti (2003, p. 7), “Testamento é a tradução latina, um tanto confusa, da palavra hebraica PACTO, ALIANÇA”. Lembro que a palavra “Testamento” aqui não é um documento com finalidades ultimas deixada por uma pessoa ao falecer. Este entendimento no sentido “Jurídico” é ignorado neste caso.

2.2. TEMA CENTRAL DOS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO

Segundo Horster (1996, p. 28), “Em todos esses escritos existe um tema central: Deus se volta à humanidade por meio e Jesus Cristo”. Observa-se que o homem pecador, sofredor e carente da graça de Deus, é colocados frente à salvação chamada “Cristo” a porta da vida eterna. Neste aspec os escritos do Novo Testamento têm como objetivo crucial levar os seus leitores a esse encontro (HORSTER, 1996, p. 28). Os escritos do Novo Testamento é a revelação de Deus em Jesus Cristo o Senhor.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989-Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da Língua Portuguesa/4ª Ed. Ver. Ampliada – Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira, 2001.

FONSATTI, José Carlos. Introdução a Bíblia/ Cadernos Temáticos para Evangelização. 3ª Ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes ltda., 2003.

HORSTER, Gerhard, Introdução e Síntese do Novo Testamento. Curitiba (PR): Editora Evangélica Esperança, 1996.

Joás Araújo Silva Escritor Profissional
Enviado por Joás Araújo Silva Escritor Profissional em 07/09/2012
Código do texto: T3869985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.