INTERPRETANDO VERSICULOS DA ESPÍSTOLA DE TIAGO

COMENTÁRIO BÍBLICO/NOVO TESTAMENTO

INTERPRETANDO VERSICULOS DA ESPÍSTOLA DE TIAGO; UM CONTEÚDO ÉTICO E PRÁTICO QUE TRANSMITE AOS LEITORES UMA VIDA PIEDOSA

POR: JOÁS ARAÚJO SILVA

E-mail: Joas123silva@outlook.com

PREÂMBULO A EPÍSTOLA DE TIAGO:

Autoria da Epístola:

A autoria desta Epístola pode-se observar que se identifica somente com o nome de Tiago. É um nome bem popular no contexto do mundo do Novo Testamento, registros da época dão suporte afirmando ter o total de cinco homens chamados por este nome. Destes cinco, dois eram discípulos de Jesus Cristo, e um era seu próprio irmão. Sem questionamentos ou duvidas, a tradição mais antiga decreta a autoria desta Epístola ao irmão de Jesus.

Tiago, irmão de Jesus Cristo era bastante conhecido nas regiões do oriente, e pela sua sabedoria logo mais tarde tornou-se um dos lideres da Igreja em Jerusalém. Referencias que dão respaldo ao ministério de Tiago (At. 12:17; 15:13-21; 21:18; Gl. 1:19; 2:9).

Data da organização completa da Epístola:

Relatos do Historiador Flavio Josefo, dão respaldo e confirmam que Tiago foi morto apedrejado em meados de 62 a. C.; Nesta aspec relatos históricos identificam que a Epístola de Tiago pode de fato ter sido escrita antes desta data.

Eruditos estudiosos no assunto dizem que: a Epístola de Tiago foi escrita depois do concilio em Jerusalém relatado no livro de Atos. 15. Que se organizou em meados de 49 d. C. não podemos ser dogmáticos com relação à data correta desta Epístola, mas podemos dizer que foi escrita entre 48 e 62 d. C.

Conteúdo da Epístola de Tiago:

Tiago nesta Epístola não se preocupa em procurar debater assuntos de cunho religioso, ele não busca por novas teorias religiosas. A preocupação maior de Tiago em seu discurso nesta Epístola é levar seus leitores a uma vida justa e piedosa. Tiago aqui nesta Epístola mostra de forma direta um bom nível exortativo em 108 versos, ele dá aos seus leitores aproximadamente 54 mandamentos. Tiago é um homem que seu discurso é respaldado na ética cristã.

COMENTÁRIO/EPÍSTOLA DE TIAGO

BÍBLIA SAGRADA VERSÃO JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA

Tiago. 1:8 Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Argumento teológico referente ao texto Bíblico citado:

O TERMO: HOMEM DE ÂNIMO DOBRE.

Esta expressão é saliente, a mesma vem de uma pessoa atraída em direções opostas. O caráter de tal individuo é descontrolado e nunca se sustenta em um só ponto de vista. Sua fidelidade é dividida, e, devido a sua falta de sinceridade, ele vacila entre a crença e a descrença, algumas vezes achando que Deus o ajudará em outros momentos desistindo de toda a esperança nele. De fato é uma pessoa que tem varias facetas e vive sua vida dentro de varias mascaras. Uma pessoa assim é inconstante em todos os seus caminhos, não somente na vida de oração. A falta de constância em seu exercício de fé revela seu caráter geral.

É provável que no contexto da vida de Tiago ele se deparava com muitas pessoas que possuíam este caráter deslizado. Tiago é duro nas explanações que discorre em sua carta, esta Epístola é bastante séria e trata destes assuntos com muita precisão, justiça e honestidade.

REFERENCIAS:

BÍBLIA SAGRADA, Nova edição rev. e ampl. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Paulus, 1985.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 25/09/2012
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T3900145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.