1º ADVENTO ANO C “Levantai as vossas cabeças”

1º ADVENTO ANO C

“Levantai as vossas cabeças”

Palavra da Liturgia – Lucas 21, 25-28.34-36

Iniciamos um novo tempo litúrgico: o Advento!

O Advento é o ponto de partida e o ponto de chegada de um círculo da espiral dos anos que vivemos caminhando ao encontro de Cristo que um dia há de se manifestar na glória. É o ponto de partida e de chegada de cada ano Litúrgico.

Advento significa vinda, chegada. Revivendo a longa espera do povo de Israel pelo Messias, a igreja se prepara para o encontro com o Cristo no mistério do culto, recordando seu nascimento histórico. Este encontro de Cristo no mistério do Natal, por sua vez, constitui um degrau para o grande encontro com o Cristo na Glória.

Os domingos que seguem querem fazer com que a semente lançada a terra no Natal brote, nasça, cresça e produza frutos. O ciclo de Natal é, em proporções menores, o mesmo mistério pascal vivido no ciclo da Páscoa-Pentecostes, prolongado nos domingos que seguem até a vinda do Senhor.

A eternidade penetrou no tempo, para que o tempo pudesse mergulhar na eternidade. Isso acontecerá se Cristo nasceu em nós, manifestando-se em nós. O que se dará de vários modos: Vivendo, em espírito de acolhimento, nossa humanidade contempla e aceita na de Cristo; reconhecendo o Menino de Belém como nosso Salvador; participando dos Sacramentos pascais nas festividades de Natal; realizando em nós a humilde atitude de serviço que Cristo manifestou, assumindo a condição de criatura.

Neste final de semana a liturgia nos traz a mensagem da volta do Filho do Homem. A Leitura inicia como que parecendo colocar medo sobre o leitor, porém nos deixa claro que não devemos nos preocupar com o aparente fim de tudo! Quem está preparado não deve temer e sim encher-se de confiança e alegria na expectativa do Deus que vem para nos libertar definitivamente.

O que aparentemente parece ser uma notícia de medo e pavor é na verdade uma notícia maravilhosa da libertação que Deus nos traz na sua parusia:

“Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação”.

Esta é a mensagem central deste final de semana: a vitória que virá do Deus Libertador! Este dia devemos esperar com a cabeça erguida de quem confiou sua vida toda nas mãos de Deus.

Para tanto é preciso estar preparado! Como? Jesus nos orienta:

“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com os excessos de comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida, para que aquele dia não vos apanhe de improviso”.

Jesus cita três coisas que tornam um coração insensível: a falta de autodomínio (gula), a fuga da realidade (embriaguez) e a falta de confiança (preocupações). A insensibilidade torna a pessoa vazia, indiferente a si mesmo, ao outro e a Deus cuja consequência é a perda da capacidade de sentir a vida em sua totalidade. A pessoa deve ter uma consciência crítica.

A oração é um remédio poderoso e salutar para equilíbrio da vida sempre acompanhada pela ação de vigiar ao oferecer o melhor de nós, ou seja, fazendo a nossa parte. Orai e vigiai!

Disse Jesus: “Vigiai, pois, em todo o tempo, e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do homem”.

Podemos concluir esta mensagem dizendo que a palavra de ordem é Vigiai o tempo todo! Não fiquemos esperando e aguardando sinais espetaculares para crer, pois eles acontecem no decurso da vida, enquanto o Senhor está chegando! E Ele está sempre próximo!

A graça de Deus que abunda em nós é muito maior do que as coisas que podem nos tirar a sensibilidade à vida. É a graça de Deus que nos mantém em pé!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 26/11/2012
Código do texto: T4005330
Classificação de conteúdo: seguro