O Dia da Bíblia

Neste domingo (09) comemorações em todo o Brasil marcarão a celebração do Dia da Bíblia, com cultos especiais, carreatas, concentrações, maratonas de leituras, distribuição de Bíblias, jograis e outras atividades que remetem à data.

Já em Sergipe, as celebrações alusivas ao Dia da Bíblia, serão na próxima sexta feira, 14, iniciando, às 16 horas, na Praça. Fausto Cardoso, Centro de Aracaju/SE, com uma apresentação teatral do Grupo Nova Vida, da Igreja Adventista da Promessa em Santa Cecília – Socorro/SE, prosseguindo com uma Vigília começando às 22 horas, tendo a presença de Mike Shea do Ministério Casa de Davi, Londrina/PR. E a realização de atos proféticos no local, a serem efetivados por líderes evangélicos em Sergipe. Estaremos orando, dando um abraço, todos de mãos dadas, em volta dos prédios da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Palácio Museu, da Câmara Municipal e na Ponte do Imperador.

A Sociedade Bíblica do Brasil disponibilizou um site (http://www.diadabiblia.org.br/) para as igrejas e ministérios que precisam de dicas de atividades para celebrar esta data que mostra a importância do livro mais vendido no mundo.

O Dia da Bíblia é comemorado todo o segundo domingo do mês de dezembro, a data é lembrada há séculos, pois foi criada em 1549 na Grã-Bretanha pelo bispo Cranmer que inclui a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

A data passou a ser lembrada como um dia de intercessão para que as pessoas se voltassem para a Palavra de Deus. No Brasil a celebração acontece desde 1850, mas passou a ganhar manifestações públicas apenas em 1948 quando a SBB encabeçou um evento no Monumento do Ipiranga em São Paulo.

Desde 2001 o Dia da Bíblia foi reconhecido através de uma Lei Federal e hoje faz parte do calendário oficial brasileiro.

A Bíblia é um referencial de fé e práticas para todos aqueles que se ousam chamar cristãos. Podemos, inclusive, asseverar que para aquele que é verdadeiramente de Cristo, o Dia da Bíblia é, na verdade, todos os dias. Mas, para destacarmos a importância da Bíblia, e salientarmos a necessidade que a sociedade tem de valorizar os seus parâmetros, foi criado o Dia da Bíblia, como uma data a ser comemorada e valorizada por todos os cristãos. Assim, passa a ser, também, fundamental a todos os cristãos a celebração desta data alusiva à Bíblia, como fator de unidade da Igreja, e testemunho do poder transformador da Bíblia para toda a sociedade.

Em Sergipe, por exemplo, na cidade de Laranjeiras, num passado não tão distante, cristãos tiveram as Bíblias arrancadas de suas mãos e viram-nas serem queimadas em praça pública. Tal situação carece de uma intervenção pontual. Pois como cristãos estamos dispostos a perdoamos os erros do passado, contudo não devemos deixar de nos lembrarmos da discriminação ocorrida outrora, para que no futuro possamos estar mais atentos para repelir situações que porventura, talvez, sejam atos semelhantemente discriminatórios.

O Dia da Bíblia serve de reflexão especial, e ainda como catalisador da unidade da Igreja, para superar as discriminações impostas, além de ter a finalidade de difundir a Palavra de Deus. Pois está escrito: "... a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei." (Is. 55:11).