Sobre os Ombros de Cristo

Até os dias atuais, durante toda sua existência, a Igreja Católica, com sua ética e moral cristã, têm sobrevivido sobre os ombros do seu sustentador mais forte: A fé em Cristo! Atribulações históricas como guerras, matanças, escândalos sexuais... Não abalaram o pilar-mor da instituição de Pedro. E olha que não foram poucos os solavancos!

Dentre os produtos da tradição católica, considerados imutáveis, está a Bíblia. Esta, mesmo com todo seu antídoto contra a continuidade da fé cristã nos dia atuais – levando-se em conta as atitudes temporais de violência e outros desvios de condutas humanas no seu contexto histórico – também continua como um dos pilares mais forte dentro das instituições que tem raízes judaicas. Embora continue sendo usada, de maneira subjetivista, para os interesses de homens em busca de poderes. Apesar de tudo, a fé cristã mostra que não se abala tão facilmente; às vezes, mudam-se apenas os altares e os recolhedores de dízimo.

E dentre as tradições católicas (A Bíblia, o credo, as orações...), qual ancora com mais vigor esta Viga (a fé – cega?) que sustenta a instituição – apesar de todos os erros em nome de Deus? Erros como a gana pelo poder econômico acumulado ao longo do tempo, que hoje se mostra tão “corrupta” quanto qualquer outro segmento privado ou público no mundo. Será que a parte da Igreja considerada material (a presença de Cristo ao longo do tempo servindo como “corregedor divino” para os erros da Igreja) tem “escorado” suas estruturas, como assim quer que seja os filósofos tomistas? Ou ela ainda se sustenta apenas na autoridade fundamentada da sua Tradição, ao pregar que esta é "uma sucessão contínua na Igreja católica".

Para o desespero dos céticos e destratores da Igreja Católica de plantão, que torcem pela derrocada da instituição - e levando-se em conta que a Igreja Católica "não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas” -, podemos concluir que: os pilares de uma religião está nos ombros da verdade maior que a sustenta, transmitida através da tradição oral ou não. Isto é fato histórico que deve ser respeitado e reverenciado.

Não podemos pautar nossas crenças somente sobre aquilo que a “Metodologia Cientifica” (Muitas vezes, deturpada e utilizada para egos pessoais) prega como verdadeiro. O respeito às tradições, oral e escrita, é o maior coadjuvante para o fortalecimento do Pilar Maior das Igrejas cristãs (A fé em Cristo), levando-se em conta que a própria Bíblia é uma compilação escrita advinda da tradição oral.

Quem não morrer, verá!

Kal Angelus
Enviado por Kal Angelus em 16/02/2013
Código do texto: T4143247
Classificação de conteúdo: seguro