A terra é dom de Deus para todos

Padre Geovane Saraiva*

Os nossos irmãos indígenas, com sua cultura, crença, comportamento e organização social, são os primeiros habitantes das terras americanas, ao chegarem aqui os descobridores e conquistadores europeus. Muito podemos aprender dos nossos povos indígenas, que habitavam essas terras, que é dom de Deus para todos os seres humanos, homens e mulheres de boa vontade. A terra é dos homens, porque aos homens Deus a confiou e por seu trabalho os homens a dominam (cf. Gn 1, 28).

Hoje a violência e o preconceito contra os povos indígenas têm crescido sempre e cada vez mais e de um modo assustador, em diversas localidades do país. Dom Roque Paloschi dizia no e-mail que nos enviou dia 09 de deste mês de maio 2008: “Partilho com os amigos e amigas a dor, lágrimas, sofrimento, mas, sobretudo a esperança dos povos indígenas de Roraima e do Brasil”.

Setores militares passaram por um enorme surto anti-indígena com a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, que há mais de três anos vem se arrastando, desde a sua homologação. A Constituição 1988 reconhece o direito a essas terras e a regulamentação complementar define o processo administrativo para tal reconhecimento. Os nossos queridos irmãos índios não são os proprietários dessas áreas e eles não têm posse, mas sim, o domínio. As terras pertencem a União. E o que está em jogo nessa polêmica não é apenas a área Raposa Serra do Sol, mas o princípio constitucional que assegura a integridade física e cultural dos nossos povos indígenas.

Essa área de reserva, que fica em Roraima e que foi demarcada pelo Presidente Lula, em 2005, agora ocupada por arrozeiros, é o principal e grande motivo da polêmica. Os indígenas são sempre vistos como pessoas perigosas, surgindo inúmeros fantasmas, como “ameaça a soberania nacional”, “guerra étnica”, “internacionalização” e “risco ao desenvolvimento”, apesar do direito assegurado pela Constituição Federal.

Como se não bastasse enorme violência e preconceito, os povos indígenas Raposa Serra do Sol, vivem em clima de grande terror, com assassinato de índios, desaparecimento de outros e ataques brutais contra crianças e adultos.

O Deus infinitamente bom e que criou tudo por amor, criou a terra não para alguns, mas para todos, dê espírito de sabedoria, discernimento e desarme as pessoas envolvidas, no sentido de que a terra possa ocupar verdadeiramente a sua função, tornando-a sempre mais produtiva, alimentando a família humana, grande obra do criador e pai.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.

Pároco de Santo Afonso

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 07/04/2013
Reeditado em 08/04/2013
Código do texto: T4228317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.