Odù "Ợşétùrá”, conhecido como a "Odù Mágico”
Odù "Ợşétùrá”, conhecido como a "Odù Mágico”
Dífá fún igbá Irúnmợlè ojùkòtún Olorún,
A bù fún iba Irúnmợlè ojùkòsi Olorún,
Ti wợn bòwa ilé ayé pèlú Ợşùn Sèègèsí
Olóòya-iyùn,
Láti pèsè ilé ayé fún gbogbo èdá.
Nígbàtí wợn dé ilé ayé, wợn kò féé
Fìmó se t´Ợşùn.
Njẹ Ợşùn bèrè sí bé ikợkợ ba ẹbợ Irúnmợlè jẹ.
Gbogbo èro àti íse wợn sí kùnà.
Wợn gbéa; wợn ló òdò Olódùmarè.
Wợn ní gbogbo ohun ti ó ní wợn lo se,
Wợn ní kò seé se.
Olódùmarè ní: “¿Ợşùn obinrin kan ti nbe
Láarín yin nkó?”
Ò ní Njẹ, “e fìmò se tirè?”
Wợn ní àwợn ófìmò se tirè
Olódùmarè níkí wợn lo fìmo se tirè.
Wợn wá padà wá sílé ayé.
Wợn wá fìmò se t´Ợşùn
Nígbànáà gbogbo èro àti ìse
Wợn bèrè síí gún.
Nítorínáà, a fìmò jé t´Ợşùn
Yèyé wa a bá wợn pé nímò.
Tradução:
Os ensinamentos de Ifá foram interpretados para os 200 poderes divinos do lado direito do Senhor dos Céus.
O mesmo foi feito para os 200 poderes divinos do lado esquerdo do Senhor dos Céus.
Que vieram para a Terra com Ợşùn.
Alguém elegante possuidora de beleza do pente de coral, para preparar o mundo para todas as criaturas.
Mas, quando eles chegaram a terra, eles não deram a Ợşùn o devido respeito.
Então, Ợşùn começou a usar seu poder secreto para que os esforços 400 poderes divinos fossem ineficazes.
Eles rapidamente foram ver Olódùmarè.
Ele (Olódùmarè) pediu para que dissessem suas razões e a Ele foi apresentadas.
Disseram-lhe que tudo o que tinha e que iam fazer, eles não poderiam e não conseguiam realizar.
Olódùmarè perguntou: "E quanto à Ợşùn a única mulher entre vocês?”.
Eles disseram que não deram a ela o devido respeito.
Olódùmarè disse que eles deveriam ir e dar a Ợşùn o devido respeito.
Eles voltaram para Terra e começaram a dar o devido respeito à Ợşùn.
Então, todas as suas deliberações e esforços começaram a ir bem.
Portanto, nós damos respeito à Ợşùn, nossa mãe que está sempre presente.
Nos versos de Ợşé Tùrá é uma grande lição sobre a indispensabilidade da presença das mulheres, nós estamos falando sobre o princípio da existência de todas as coisas importante do mundo.
Vemos aqui como foi enviada uma delegação de divindades para preparar a Terra, foi um total de 400 divindades masculinas para 1 divindade femininas, ou o que é também o mesmo "O Infinito - O Eterno”.
Isto pode ser entendido em dois sentidos primeiro:
Como uma indicação da à energia feminina ou (da mulher) não importa se é uma ou mil. Ensina que o "Àşẹ" de uma pessoa que esta certa é maior do que o número de pessoas, ou de poderes dos que estão erradas.
Enfatiza a indispensabilidade da existência do elemento feminino e reafirma dessa maneira que o mundo é reafirmado não só pela habilidade de Ợşùn para frustrar ou dar êxito ao trabalho de criação, mas também pela direção das divindades masculinas para voltar a Terra e dar o respeito devido à Ợşùn.
Que Olódùmarè, Senhor da Criação e da Terra, deu esta ordem específica para trazer com isso autoridade, a necessidade moral de mostrar o devido respeito e o incluindo o respeito à mulher em todos os assuntos importantes do Mundo.
Olódùmarè antes de dar a ordem de respeitar e incluir Ợşùn para trabalhar na criação, deu instruções ricas em simbolismo. A tal ponto que perguntou o que aconteceu com Ợşùn, a única mulher entre eles.
Sugerindo que divindades masculinas não mencionaram Ợşùn.
Então Olódùmarè convida-los na sua pergunta para reconhecer a sua presença no processo de criação.
Ele pergunta se eles tinham dado o devido respeito.
Duas perguntas que se tornam as mesmas, ambas referem-se à inclusão, respeito e reconhecimento.
O reconhecimento básico da presença feminina e séria atividade no início da criação do mundo como um começo básico de respeito pelas mulheres como mulheres. E assim moralmente reconhecer e respeitar o pessoal e o valor global das mulheres como parceiras em todo o processo e projetos para trazer o bom Mundo.
Aqui o respeito é claramente sublinhado, é uma questão de respeito para a presença e o poder das mulheres.
Para a cultura Yorùbá, a presença e participação das mulheres não só determina a qualidade do processo, mas também o sucesso do projeto.
Temos de ser claros sobre o que Ợşé Tùrá nos ensina. Que os homens não podem fazer nada de substancial no mundo, sem a participação das mulheres.
Portanto, temos de compreender que, em todos os fundamentos, os homens e mulheres são e devem ser parceiros na cooperação em curso, parceiros na co-criação do mundo.
Isto deve ser entendido por todos. Nenhuma objeção.
Não fazê-lo é uma flagrante violação das leis e juramento dado ao pé de Ògún.
E todas as tribos em todo Ẹgbé, através de Ilè, em qualquer lugar sagrado de adoração Òrìşà / Ifá devem estar presentes a presença de mulheres.
E esta presença deve ser nem é decorativa e sim participativa em todos os aspectos.
A mulher é a essência mágica de um tudo de um todo, é o que faz a semente germinar no seu devido lugar.
Repito que isso deve ser bem entendido, pois o não cumprimento das disposições dos versos de Ifá que se encontrados nos diversos Sagrados Odùs, a vida há de se arrastar em situações contrária a cumprir, porque o cumprimento vai dirigir a sua vida e a vida da comunidade para onde você quiser.
Devemos reconhecer que, desde tempos do homem ancestral recebeu e recebe toda a mulher, ela se aproximou de nós a Sua natureza, meditava, levou em seu ventre, que se aconchegou a ele e nos deram virtudes e sabedoria.
Demos devido respeito para as mulheres... Não permitamos que ela retire a sua energia, pois és fundamental para nós.
Àború Aboye Ợşétùrá