Odù "Ợşétùrá”, conhecido como a "Odù Mágico”

Odù "Ợşétùrá”, conhecido como a "Odù Mágico”

Dífá fún igbá Irúnmợlè ojùkòtún Olorún,

A bù fún iba Irúnmợlè ojùkòsi Olorún,

Ti wợn bòwa ilé ayé pèlú Ợşùn Sèègèsí

Olóòya-iyùn,

Láti pèsè ilé ayé fún gbogbo èdá.

Nígbàtí wợn dé ilé ayé, wợn kò féé

Fìmó se t´Ợşùn.

Njẹ Ợşùn bèrè sí bé ikợkợ ba ẹbợ Irúnmợlè jẹ.

Gbogbo èro àti íse wợn sí kùnà.

Wợn gbéa; wợn ló òdò Olódùmarè.

Wợn ní gbogbo ohun ti ó ní wợn lo se,

Wợn ní kò seé se.

Olódùmarè ní: “¿Ợşùn obinrin kan ti nbe

Láarín yin nkó?”

Ò ní Njẹ, “e fìmò se tirè?”

Wợn ní àwợn ófìmò se tirè

Olódùmarè níkí wợn lo fìmo se tirè.

Wợn wá padà wá sílé ayé.

Wợn wá fìmò se t´Ợşùn

Nígbànáà gbogbo èro àti ìse

Wợn bèrè síí gún.

Nítorínáà, a fìmò jé t´Ợşùn

Yèyé wa a bá wợn pé nímò.

Tradução:

Os ensinamentos de Ifá foram interpretados para os 200 poderes divinos do lado direito do Senhor dos Céus.

O mesmo foi feito para os 200 poderes divinos do lado esquerdo do Senhor dos Céus.

Que vieram para a Terra com Ợşùn.

Alguém elegante possuidora de beleza do pente de coral, para preparar o mundo para todas as criaturas.

Mas, quando eles chegaram a terra, eles não deram a Ợşùn o devido respeito.

Então, Ợşùn começou a usar seu poder secreto para que os esforços 400 poderes divinos fossem ineficazes.

Eles rapidamente foram ver Olódùmarè.

Ele (Olódùmarè) pediu para que dissessem suas razões e a Ele foi apresentadas.

Disseram-lhe que tudo o que tinha e que iam fazer, eles não poderiam e não conseguiam realizar.

Olódùmarè perguntou: "E quanto à Ợşùn a única mulher entre vocês?”.

Eles disseram que não deram a ela o devido respeito.

Olódùmarè disse que eles deveriam ir e dar a Ợşùn o devido respeito.

Eles voltaram para Terra e começaram a dar o devido respeito à Ợşùn.

Então, todas as suas deliberações e esforços começaram a ir bem.

Portanto, nós damos respeito à Ợşùn, nossa mãe que está sempre presente.

Nos versos de Ợşé Tùrá é uma grande lição sobre a indispensabilidade da presença das mulheres, nós estamos falando sobre o princípio da existência de todas as coisas importante do mundo.

Vemos aqui como foi enviada uma delegação de divindades para preparar a Terra, foi um total de 400 divindades masculinas para 1 divindade femininas, ou o que é também o mesmo "O Infinito - O Eterno”.

Isto pode ser entendido em dois sentidos primeiro:

Como uma indicação da à energia feminina ou (da mulher) não importa se é uma ou mil. Ensina que o "Àşẹ" de uma pessoa que esta certa é maior do que o número de pessoas, ou de poderes dos que estão erradas.

Enfatiza a indispensabilidade da existência do elemento feminino e reafirma dessa maneira que o mundo é reafirmado não só pela habilidade de Ợşùn para frustrar ou dar êxito ao trabalho de criação, mas também pela direção das divindades masculinas para voltar a Terra e dar o respeito devido à Ợşùn.

Que Olódùmarè, Senhor da Criação e da Terra, deu esta ordem específica para trazer com isso autoridade, a necessidade moral de mostrar o devido respeito e o incluindo o respeito à mulher em todos os assuntos importantes do Mundo.

Olódùmarè antes de dar a ordem de respeitar e incluir Ợşùn para trabalhar na criação, deu instruções ricas em simbolismo. A tal ponto que perguntou o que aconteceu com Ợşùn, a única mulher entre eles.

Sugerindo que divindades masculinas não mencionaram Ợşùn.

Então Olódùmarè convida-los na sua pergunta para reconhecer a sua presença no processo de criação.

Ele pergunta se eles tinham dado o devido respeito.

Duas perguntas que se tornam as mesmas, ambas referem-se à inclusão, respeito e reconhecimento.

O reconhecimento básico da presença feminina e séria atividade no início da criação do mundo como um começo básico de respeito pelas mulheres como mulheres. E assim moralmente reconhecer e respeitar o pessoal e o valor global das mulheres como parceiras em todo o processo e projetos para trazer o bom Mundo.

Aqui o respeito é claramente sublinhado, é uma questão de respeito para a presença e o poder das mulheres.

Para a cultura Yorùbá, a presença e participação das mulheres não só determina a qualidade do processo, mas também o sucesso do projeto.

Temos de ser claros sobre o que Ợşé Tùrá nos ensina. Que os homens não podem fazer nada de substancial no mundo, sem a participação das mulheres.

Portanto, temos de compreender que, em todos os fundamentos, os homens e mulheres são e devem ser parceiros na cooperação em curso, parceiros na co-criação do mundo.

Isto deve ser entendido por todos. Nenhuma objeção.

Não fazê-lo é uma flagrante violação das leis e juramento dado ao pé de Ògún.

E todas as tribos em todo Ẹgbé, através de Ilè, em qualquer lugar sagrado de adoração Òrìşà / Ifá devem estar presentes a presença de mulheres.

E esta presença deve ser nem é decorativa e sim participativa em todos os aspectos.

A mulher é a essência mágica de um tudo de um todo, é o que faz a semente germinar no seu devido lugar.

Repito que isso deve ser bem entendido, pois o não cumprimento das disposições dos versos de Ifá que se encontrados nos diversos Sagrados Odùs, a vida há de se arrastar em situações contrária a cumprir, porque o cumprimento vai dirigir a sua vida e a vida da comunidade para onde você quiser.

Devemos reconhecer que, desde tempos do homem ancestral recebeu e recebe toda a mulher, ela se aproximou de nós a Sua natureza, meditava, levou em seu ventre, que se aconchegou a ele e nos deram virtudes e sabedoria.

Demos devido respeito para as mulheres... Não permitamos que ela retire a sua energia, pois és fundamental para nós.

Àború Aboye Ợşétùrá

Maita
Enviado por Maita em 09/04/2013
Código do texto: T4232702
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