5º Páscoa ANO C “Amai-vos uns aos outros”

5º Páscoa ANO C

“Amai-vos uns aos outros”

Palavra da Liturgia – João 13,31-33a.34-35

A Palavra deste final de semana nos lembra neste tempo de Páscoa, que só encontraremos e reconheceremos o Cristo ressuscitado através do amor.

Primeiro é Jesus que nos dá a prova maior de amor, dando a própria vida por nós numa cruz, é neste amor total, incondicional que o Cristo será glorificado e que glorificará o Pai também. Esta é uma lição profunda a todos nós, Jesus não exige ser amado por nós, simplesmente ama com um amor sem cobrança. Por isso não levou tão a sério a fala de Pedro no vers. 37 onde diz “Darei a vida por ti”; todos sabem que Pedro negou Jesus por três vezes.

Todos nós procuramos a Jesus e queremos encontrá-lo, por isso, Ele nos deixou o caminho pelo qual podemos amá-lo de todo nosso coração:

“Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”.

Se há uma razão para amar, ela é o próprio Amor. Se há uma referência para amar, ela é o próprio Amor. Se há um limite para amar, este é o próprio amor. Portanto devemos amar como ama o Amor.

No irmão encontramos Jesus e carregamos a grande responsabilidade de amá-lo como Jesus amou, ou seja, até as últimas consequências. Nossa demonstração de amor deve ser vertical, nós e Deus, e horizontal, nós e o irmão, formando o sinal da cruz.

É bem verdade que não gostamos de todas as pessoas que conhecemos e que convivem com nós, por isso Jesus disse amai-vos. Eu posso não gostar de alguém, mas como cristão devo amar. Deus não gosta de tudo que você faz, mas o ama.

Eis o maior e principal desafio de todos nós: o amor. Amar é ser ousado, não são as estruturas físicas que construímos que são sinônimos de ousadia, mas o amor que praticamos; princípio básico para se chegar à santidade: amar do que ser amado.

Por isso Jesus declara como seremos conhecidos por todos:

“Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”

Este é o novo mandamento de Deus: Amar! Novo porque em Jesus temos agora o exemplo de como amar: dar a vida pelo outro; e novo porque o amor renova todas as coisas, quem ama está sempre atualizado.

No amor sempre há algo de inocência e pureza. Mas há também algo de maduro para entender que onde tudo é aceito pode haver falta de amor.

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 22/04/2013
Reeditado em 22/04/2013
Código do texto: T4254363
Classificação de conteúdo: seguro