Uma maior responsabilidade

Padre Geovane Saraiva*

Autoridades, familiares e amigos que me prestigiam neste início de noite de 25 de abril de 2007, o meu primeiro agradecimento vai para Deus que foi maravilhoso em criar tudo, por amor. Deus criou a pessoa humana à sua imagem e semelhança, contemplou tudo que realizou e viu que tudo era muito bom (cf. Gn 1, 26. 31). Se Deus foi maravilhoso em nos criar, mais maravilhoso ainda foi em nos salvar. Querendo a Redenção, a Salvação do gênero humano, enviou seu Filho nascido de uma mulher (cf. Gl 4, 4).

João Batista quando estava na prisão, marcado pela dor e pelo sofrimento, ouvindo falar das obras de Jesus, o Filho de Deus, mandou seus mensageiros a Jesus com a seguinte pergunta: “És tu aquele que devia vir, ou devemos esperar outro?” Jesus respondeu-lhes: Ide e contai a João o que estais ouvindo e vendo: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e o Evangelho é anunciado aos pobres (cf. Mt 11, 2-6). Mas é no Mistério da Páscoa, isto é, no sepulcro, no túmulo vazio que experimentamos mais de perto a maravilha da Redenção. “Ele não está aqui, Ressuscitou!” (Mt 28, 7-8). Aqui está a esperança do mundo, a nossa esperança.

O meu especial agradecimento ao Vereador, Dr. Adelmo Martins, que teve a iniciativa de indicar meu nome para que recebesse o Título de Cidadão de Fortaleza. Dr. Adelmo é uma pessoa que aprecio muito. Lembro-me que há quinze anos atrás estávamos construindo a Capela da Sagrada Família no Conjunto Napoleão Viana, no Bairro Dias Macedo. Numa celebração à noite, com muita chuva, lá chegou o Dr. Adelmo e no final da Missa perguntou-me: Padre Geovane, o que o senhor mais precisa no momento? Respondi: Ah, Doutor é cimento. E de imediato o senhor deu uma ajuda para a construção, muito boa e providencial, estimulando a comunidade a andar com as próprias pernas e assim construir a sua história. E em muitos outros momentos a presença do senhor foi muito importante, especialmente na luta a favor do portão de entrada do Bairro Dias Macedo, que foi fechado na construção do novo aeroporto de Fortaleza. E o senhor apoiou a comunidade, que havia sido esquecida.

Esse fato nos faz refletir nas grandes obras e projetos dos nossos governantes, tendo sempre à frente pessoas da melhor qualidade, de muita competência e bem intencionadas, mas que na maioria das vezes não são obras e projetos bem claros e definidos, no sentido de edificar as pessoas e serem verdadeiramente humanos, porque populações, bairros e comunidades não são levados em conta, causando-lhes prejuízos enormes. O lucro e o capital aparecem muitas vezes em primeiro lugar, em detrimento da pessoa humana, aquilo que existe de mais santo e sagrado na face da terra, imagem e semelhança de Deus.

Agradeço à Câmara Municipal de Fortaleza e indistintamente a todos os vereadores, por terem aprovado meu nome. Agradeço a presença dos amigos, um a um. Sei que muitos tiveram que sacrificar seus compromissos para estarem aqui na Igreja de Santo Afonso. Esta honraria que recebo tem um profundo significado e valor, porque posso compartilhar este momento de conquista com vocês, queridos amigos! Sinto-me profundamente honrado e emocionado por receber o Título de Cidadão de Fortaleza. Considero este momento um dos mais importantes de minha vida.

Após receber a ordenação sacerdotal, no dia l4 agosto de 1988, na minha terra natal, Capistrano, e em seguida vindo a exercer meu ministério sacerdotal, na querida cidade de Fortaleza, passando pela Paróquia de São Pio X - no Bairro Pan-Americano, Paróquia de São Francisco de Assis – no Bairro Dias Macedo (11 anos), Paróquia da Paz – na Aldeota (04 anos) e agora há mais de três anos aqui na Parquelândia - nesta comunidade Paroquial de Santo Afonso, que vos acolhe.

Receber o Titulo de Cidadão de Fortaleza é me igualar àqueles que nasceram nesta cidade. Agora posso falar bem alto como vocês: Minha querida cidade de Fortaleza! Sou filho desta terra querida! É um prêmio que recebo, e se recebo, além de qualquer outro motivo que possa ser destacado, pelo amor que tenho por Fortaleza; confesso que me sinto merecedor.

Minha gratidão ao bom povo de Fortaleza, porque a gratidão é a mais alta expressão de uma alma generosa, que não se acha dona de tudo que tem, sabendo descobrir o que lhe foi dado por outros e o que deles recebeu generosamente. A Bíblia é uma história de gratidão, diante dos imensos benefícios e dos favores de Deus em favor da humanidade. A graça generosa de Deus encontra acolhida no coração da criatura humana.

Todos os homens buscam a felicidade. O cristianismo aprofunda a insatisfação do coração da pessoa humana, ao estimular às aspirações pelo infinito. Tudo passa a ter sentindo quando experimentamos o absoluto, único capaz de satisfazer o nosso coração. E aqui, meus amigos, o grande Santo Agostinho tem muito a nos dizer: “Fizestes-nos, Senhor, para vós, e o nosso coração permanece inquieto enquanto em vós não descansar”.

O Título de Cidadão de Fortaleza aumenta minha responsabilidade e meu compromisso com Jesus Cristo, neste povo bom e generoso. Esta homenagem Faz pensar ainda mais em Deus, que quer uma humanidade verdadeiramente nova, que viva com dignidade e com seus direitos respeitados, compreendendo plenamente a revelação “daquele que sendo rico se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza” (2Cr 8,9). Jesus une a si Deus e o homem, une de modo indissolúvel e sem separação, fazendo com que o céu e a terra estejam em plena harmonia, trocando os seus dons. A terra tornando-se céu e o céu tornando-se terra!

Senhor, fazei-me um instrumento de vosso projeto de amor. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver trevas, que eu leve a luz; onde houver pecado, erro, sinais de morte e falta de compromisso com a vida, que o Filho de Deus que está em mim, seja a solução, com sua graça, sua justiça e sua paz. Muito obrigado!

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso

geovanesaraiva@gmail.com

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 01/05/2013
Código do texto: T4269084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.