BÍBLIA PARA INICIANTES -

Introdução a Bíblia

A palavra Bíblia é uma termologia Grega que significa Biblon, na tradução significa “conjunto de livros” “uma biblioteca”. A bíblia é um conjunto de 73 livros divididos em Duas partes principais, ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O antigo testamento possui 46 livros e foi escrito quase todo em Hebraico, possuindo alguns textos em Aramaico e Grego. No novo testamento temos 27 livros escritos quase todos em Grego.

Os textos bíblicos datam de 1200 a. C até o 1º Século d.C. A Divisão em Capítulos foi realizada em 1228 pelo Cardeal Estevão que transformou a bíblia em 1333 Capítulos. A Divisão por VERSICULOS aconteceu em 1532 pelo Frei Pegrino que subdividiu os Capítulos e, 35700 versículos.

Quando falamos em bíblia católica e bíblia protestante ou evangélica, estamos falando em uma diferença de 7 livros a mais para a bíblia católica, esta diferença é em virtude dos livros que cada um aceitou para colocar dentro do seu CANON.

Canon é uma forma de medida e todos os livros aceitos, foram aceitos por foram classificados dentro da medida. No cisma do Sec. XVI iniciado por Martinho Lutero foi avaliado por eles que os livros escritos em Grego no Antigo Testamento não estavam dentro do Canon e por este motivo teriam que ficar fora da medida, assim o Canon protestante ficou com 67 livros e o Canon católico com 73 livros.

Os livros que não foram classificados como canônicos, que não ficaram dentro da medida, foram chamados de APÓCRIFOS, ou seja livros Escondidos, fora da medida, não revelados.

A bíblia foi escrita em quase 1300 anos a para isso ouve dois modos de juntas tudo para colocar em uma ordem aceitável, usando, primeiramente, as ESCRITAS que já haviam, e aquilo que havia sido perdido na história foi juntado de forma ORAL.

Na bíblia encontramos 4 tipos de TRADIÇÃO quem norteiam os Escritos bíblicos. Segue na tabela:

TRADIÇÕES BÍBLICAS

NOME SÍMBOLO PREDOMINANCIA

JAVISTA Y SENHOR

ELOISTA E JAVE – DEUS

SACERDOTAL P SACRIFICIO

DEUTERONOMISTA D LEI

Os livros na narraram o inicio de História do Povo de Deus os 5 primeiros do bíblia, a estes damos do o nome de PENTATEUCO, para os mulçumanos é o TORA, são os livros de Genesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio.

Apesar de parecer que esta em uma ordem cronológica não é verdade. O primeiro livro é Êxodo e a partir deste livro começam ser escritos os outros livros. Quase todos estes livros são escritos quando o povo esta o Exílio babilônico, isso quer dizer, 1200 anos depois que os fatos ocorreram , havia o mínimo de escritos documentados, tudo que foi escrito teve que ser armazenado de forma Oral.

De acordo com a tradução oral quem iniciou toda a História do Povo de Deus foi Abraão, que recebendo do a mensagem de Deus sai de sua terra, Ur, e vai em busca da Terra Prometida por Deus. Abraão sai em caminhada, e este processo dura anos e a comunidade que descendia de Abraão chega na região em torno do Rio Nilo..

Muitos anos depois surge Jacó, deste mesmo povo. Jacó tem 12 filhos, num gesto de traição, os 11 irmãos se unem e vendem José para mercadores que iam em direção ao Egito. Na corte Egípcia José consegue ser bem sucedido e neste pais constitui família e uma descendência.

Surge um período na historia que este Povo que fixou moradia no Egito é colocado na condição de Escravo. Eis que Moisés, que também fora criado pela corte Egípcia e vendo a situação de seu povo resolve pela sua libertação, no inicio de uma forma pacífica, mas depois com uma grande fuga. Aqui aparece uma das passagens bíblicas mais conhecidas, a Travessia do Mar Vermelho.

O povo que fugiu do Egito caminha por cerca de 40 anos e chega novamente á terra de seus antepassados Abraão, Isaque, Jacó. Moisés não chega a ver este momento, e quem comanda a conquista da terra prometida é seu sucessor Josué.

Todos os relatos até agora pertencem ao Pentateuco, a partir de Josué inicia – se o Conjunto de Livros conhecidos como HISTÓRIOS. Os 16 livros históricos narram desde a conquista da terra prometida até cerca de 300 a.C. Aqui surge os conflitos pela Terra, as Guerras, as trocas de Governo e, principalmente, surge uma das principais mudanças, a troca do sistema TRIBAL para o sistema MONARQUICO , isso quer dizer “o Povo deixa de ser dividido de forma patriarcal em tribos, e cada tribo com sua liderança e passa a ter um REI.

Em toda a história do Povo de Deus encontramos a figura do PROFETA. Na Bíblia encontramos uma divisão com 18 livros denominados PROFETICOS. O Profeta é aquele que esta ao lado do Povo e denuncia aquilo que vai em desacordo com relação a realidade local, o profeta esta á favor do Povo e denuncia todas as injustiças sociais cometidas pelos governos opressores. Estes 18 livros são divididos em profetas maiores e profetas menores e esta divisão não é feita pelo grau de importância de cada profeta e sim pelo número de capítulos que possui o livro.

Lucival Eldorado
Enviado por Lucival Eldorado em 18/07/2013
Código do texto: T4392522
Classificação de conteúdo: seguro