Homilia Papa Francisco: Encerramento da JMJ Rio 2013, 28/07/2013

Queridos Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio

Caro jovem

"Ide e fazei discípulos de todas as nações." Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: "Como é belo tem vindo a participar na Jornada Mundial da Juventude, viver a fé com os jovens dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir essa experiência para os outros. " Jesus te chama para ser um discípulo em missão. À luz da Palavra de Deus que ouvimos, o que o Senhor nos diz hoje? Três palavras: Vai, sem medo, para servir .

1. Vá . Esses dias aqui no Rio, fui capaz de experimentar a beleza de encontrar Jesus e encontrar juntos, sentiram a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ser bloqueado em sua vida ou no grupo da paróquia pequena, movimento ou comunidade. Seria como tirar o oxigênio a uma chama acesa. A fé é uma chama que está mais vivo quanto mais você compartilha, é transmitida, de modo que todos conhecem, amam e professam Jesus Cristo que é o Senhor da vida e da história (cf. Rom 10:09). Mas cuidado! Jesus disse: se quiserem, se tiverem tempo, mas "Ide e fazei discípulos de todas as nações." Compartilhar a experiência de fé, testemunho de fé, pregou o evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também a vós, é um mandato que não nasce da vontade de poder ou de poder, mas de poder do amor, o fato de que Jesus veio antes de nós e nos deu, e não algo de si mesmo, mas tudo o que ele deu a sua vida para nos salvar e nos mostrar o amor ea misericórdia de Deus. Jesus não nos tratam como escravos, mas como homens livres, amigos, irmãos, e não apenas enviar-nos, mas com a gente, está sempre conosco nesta missão de amor.

Onde é que vamos enviar Jesus? Não há fronteiras, sem limites: envie-nos a todos. O evangelho não é para alguns, mas para todos. Não só isso, parece que estamos mais perto, mais ágil, mais acolhedor. É para todos. Não tenha medo de ir e levar Cristo a qualquer ambiente, até mesmo as periferias existenciais também que parecem mais distantes, mais indiferente. O Senhor está olhando para todos, quer que todos a sentir o calor da sua misericórdia e amor. Em particular, quero que este mandamento de Cristo: "Ide" ressoar com vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a missão continental promovida pelos bispos. Brasil, América Latina, o mundo precisa de Cristo. São Paulo diz: "Ai de mim se eu não pregar o evangelho" ( 1 Co 9:16). Este continente tem recebido o anúncio do Evangelho, que marcou seu caminho e tem dado muitos frutos. Agora, este post foi confiado a você também, para ressoar com força renovada. A Igreja precisa de vós, entusiasmo, criatividade e alegria que os caracteriza. A grande apóstolo do Brasil, o Beato José de Anchieta, foi em missão quando tinha apenas dezenove anos. Você sabe qual é a melhor maneira de evangelizar os jovens? Outro jovem. Este é o caminho a ser percorrido.

Fevereiro. Destemido . Talvez alguém vai pensar: "Eu não tenho nenhuma preparação especial, como posso ir e pregar o evangelho?". Caro amigo, seu medo não é diferente do de Jeremias, um homem jovem como você, quando foi chamado por Deus para ser um profeta. Recentemente, ouvimos suas palavras: "Senhor, meu Deus! Olha, eu não posso falar, eu sou apenas uma criança. " Deus também diz que o que ele disse a Jeremias: "Não tenha medo, eu estou contigo para te livrar" ( Jr 1,6.8). Ele está conosco.

"Não tenha medo." Quando proclamamos Cristo, é ele mesmo quem está à frente e nos guia. Ao enviar seus discípulos em missão, prometeu: "Eu estarei sempre com vocês" ( Mt 28:20). E isso é verdade para nós.Jesus não nos deixou sozinhos, nunca deixa-los sozinhos. Sempre os acompanha.

Jesus também disse: "Ide", mas "Go": somos enviados juntos. Queridos jovens, se sentem na companhia de toda a Igreja, e na comunhão dos santos, nesta missão. Quando juntos, enfrentar os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que pensávamos que tínhamos. Jesus chamou os apóstolos a viver em isolamento, os chamou para formar um grupo, uma comunidade. Eu também gostaria de dirigir a vós, queridos sacerdotes concelebrantes comigo nesta Eucaristia: ter acompanhado seus jovens, e é bom para compartilhar a experiência de fé. Mas é um passo ao longo do caminho. Continue seguindo-los com generosidade e alegria, ajudá-los a se engajar ativamente na Igreja nunca vai se sentir sozinho.

Três. A última palavra: servir . No início do salmo que proclamaram são estas palavras: "Cantai ao Senhor um cântico novo" (95,1). O que é esta nova canção? Há palavras, não uma melodia, mas é a música de sua vida, é deixar nossas vidas ser identificado com Jesus, é ter seus sentimentos, seus pensamentos, suas ações. E a vida de Jesus é uma vida para os outros. É uma vida de serviço.

Papa francisco 300x184 jmj2 final de Mass Homilia Papa JMJ fechando Mass Francisco Rio 2013

St. Paul, na leitura que acabamos de ouvir, dizendo: "Eu faço-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível" ( 1 Co 9:19). Proclamar Jesus, Paul tornou-se "escravo de todos". Evangelizar é testemunhar pessoalmente o amor de Deus, é superar nosso egoísmo, está se inclinando servem para lavar os pés dos nossos irmãos como Jesus fez.

Vá sem medo, para servir . Na sequência destes experiência de três palavras que evangeliza, que é evangelizado, que transmite a alegria da fé, receber a alegria. Queridos jovens, quando vão para casa, não tenha medo de ser generoso com Cristo, para dar testemunho do evangelho. Na primeira leitura, quando Deus envia o profeta Jeremias, dá-lhe o poder de "iniciar e destruir, destruir e derrubar, para reconstruir e para plantar" ( Jr 01:10). Também é bom para você. Levar o evangelho é trazer a força de Deus para iniciar e varrer o mal ea violência para destruir e demolir as barreiras do egoísmo, intolerância e ódio, para construir um novo mundo. Jesus Cristo está contando com você. A Igreja está contando com você. O Papa está contando com você. Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, vos acompanhe sempre com a sua ternura:

"Ide e fazei discípulos de todas as nações." Amen.

http://www.revistaecclesia.com/homilia-papa-francisco-santa-misa-clausura-jmj-rio-2013/

Por *Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 28/07/2013
Código do texto: T4408316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.