O QUE É PAGANISMO, NEOPAGANISMO, BRUXARIA E WICCA? QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ESTES CAMINHOS?
Sempre me deparo com pessoas que me perguntam a diferença entre Wicca e Bruxaria, entre paganismo e neopaganismo, se todo pagão é Wiccano ou Bruxo e uma série de outras indagações, pois bem, neste artigo tento esclarecer estas diferenças e as possíveis semelhanças, mas destaco aqui que vou postar segundo a minha opinião e estudos, não necessariamente sou a dona da verdade, ok?
Primeiramente creio ser necessário a assimilação dos conceitos de Paganismo e Neopaganismo.
Encontramos diversos conceitos para o termo Paganismo, vou destacar aqui os principais:
Após o advento do cristianismo, o termo pagão passou a designar as pessoas de todas as religiões não abraâmicas que eram consideradas infiéis, que não fossem adeptos da fé judaico-cristã.
Entretanto, o termo paganismo deriva do Latim Paganus que significa "camponês", “homem do campo”, ou ainda, pode-se referir de maneira geral, a tradições religiosas politeístas, ao culto e respeito as forças da natureza.
A Wikipédia – Enciclopédia Livre destaca alguns pontos que no geral são comuns a todas as sociedades de Cultura Pagã:
 Imanência Divina: “a divindade se encontra na própria Natureza (o que inclui os humanos), manifestando-se através dos seus fenômenos”;
 A ausência da noção de pecado, inferno e mal absoluto.
 A sacralidade da Terra também levou à ausência de templos, o que, no entanto, não impede a noção de Sítios Sagrados, em geral bosques, poços ou montanhas. (Templos Pagãos são um desenvolvimento muito posterior).
 A imanência dos deuses e a ideologia da ancestralidade divina, confere à divindade características antropomórficas e as relações tendem a ser estreitadas ao longo da vivência religiosa.
 O calendário religioso se confunde com o calendário sazonal e agrícola, o que lhe confere um caráter de fertilidade. Portanto, as festividades acontecem nos momentos de mudança e auge de ciclos naturais.
 Ausência de dogmatismos ou estruturas religiosas padronizadas, havendo, pois, uma grande liberdade de culto: cada cidadão tem liberdade de cultuar dos Deuses em sua casa, da forma que desejarem. Basicamente, é uma religiosidade doméstica ou de pequenos grupos com laços de sangue ou de compromisso. No entanto, os Grandes Festivais são sempre rituais comunitários, pois comprometem todos os membros da comunidade.
 A relação mágica com a Natureza obviamente se traduz numa religiosidade mágica, isto é, a espiritualidade pode ser atingida pela manipulação da carne e dos elementos, através do corpo e da manipulação da natureza, os chamados "feitiços".
 O respeito aos ancestrais e o tradicionalismo que isso implica, faz das religiões pagãs uma experiência de continuidade do egrégor ancestral, ou seja, a repetição dos mesmos ritos, na mesma época, cria a união mística com todos aqueles que já celebraram antes. Nesse momento, o tempo é rompido e se estabelece uma relação mágica com ele também: a repetição do rito torna presente o momento primitivo da sua realização e todos aqueles que, ao longo dos séculos, dele tenham participado.
 A perspectiva cíclica do tempo dá a certeza do eterno retorno.
 Obviamente, diferentes povos da Cultura Pagã desenvolveram suas liturgias e costumes religiosos típicos, locais e ancestrais, o que pode aparecer como diferenças entre religiões. No entanto, essas características básicas permanecem, pois são típicas do Paganismo.
O paganismo tem suas origens no Período Paleolítico onde o relacionamento do homem com a Natureza era fundamental para a manutenção de sua vida e dos clãs, por isso esta era considerada sagrada.
Dentro do Paganismo (cultura) existem diversos caminhos (religiões que manifestam a cultura pagã), com liturgias e culturas próprias, mas no geral as características destacadas acima são inerentes a todas elas.
Prudence Jones e Nigel Pennick em seu livro "História da Europa Pagã" (1995) classifica "as religiões pagãs" pelas seguintes características:
 Politeísmo: religiões pagãs que reconhecem uma pluralidade de seres divinos, que podem ou não podem ser considerados aspectos de uma unidade básica;
 "Baseado na natureza": as religiões pagãs que têm uma noção da divindade da natureza, que eles veem como uma manifestação do divino, não como a criação do "caído" encontrado na cosmologia dualista.
 "Sagrado feminino": religiões pagãs que reconhecem "o princípio feminino divino", identificado como "Deusa" (em oposição a deusas individuais), além ou no lugar do princípio divino masculino, expressa no Deus abraâmico.
Já o neopaganismo é a tentativa do resgate e/ou da reconstrução e adaptação desta antiga forma de cultuar os deuses, de vivenciar esta espiritualidade.
Entre as religiões neopagãs podemos destacar a Wicca, o neodruidismo, o neopaganismo germânico, o neopaganismo eslavo, reconstrucionismos Celtas, Nórdicos, dentre outras.
Sendo assim, um neopagão é aquele que tenta resgatar a cultura, vivência e práticas ancestrais pagãs, entretanto que vive na cidade e se utiliza da ciência e tecnologias atuais em seu dia a dia.
Agora que temos claro os conceitos de paganismo e neopaganismo, vamos seguir a diante.
Muita gente confunde Bruxaria e Wicca como se fossem a mesma coisa, mas surgiram em épocas e com conceitos distintos.
Em minhas pesquisas sobre o assunto achei uma definição sucinta mas que serve bem para que os iniciantes entendam esta diferença.
“Bruxaria é uma das diversas crenças advindas do conceito paganismo, sua essência são os cultos pré-cristãos nascidos no continente europeu, onde suas bases são o politeísmo, a ancestralidade, o folclore regional (costumes, práticas e espiritualidade de um povo)”. (Nyctaluz Noctula, disponível em http://nyctaluznoctula.blogspot.com.br, 2012).
Vemos o início da bruxaria no período neolítico, anterior aos sabbats, cujos conhecimentos e práticas eram passados oralmente. No final do período neolítico temos a criação da Roda do ano com o objetivo de agregar os fatores necessários para que estes povos instruíssem verbalmente seus descendentes sobre suas crenças religiosas, as tradições, ensinamento, e principalmente a forma certa de lidar com a terra e seus animais (a época certa de arar, a de plantar, colher, a época do acasalamento de animais, etc.).
A Bruxaria europeia surgiu com a expansão do Império Romano e a conquista de vários povos como os Celtas, Germanos e outros, através da miscigenação e assimilação destas culturas e práticas religiosas
De acordo com CBT – Conselho de Bruxaria Tradicional (2011):
“Dentro do que chamamos de Bruxaria Tradicional ou Paganismo Tradicionalista, encontraremos um padrão de pessoas (hereditários) e ordens (Instituições Iniciáticas) coligadas ao fundamento paganismo, o culto as divindades, o culto ancestral, a prática de feitiçaria, a conservação do conhecimento hereditário por gerações, o estudo acadêmico e a preservação de identidade mágico/ folclórica no regionalismo europeu com relevância a Era Antiga e, portanto pré-cristã. Algumas ordens acrescentam outras práticas mágicas, contudo é um modus operandi específico e não faz parte da base de culto da Bruxaria Tradicional em essência, exemplos: o uso do taro, astrologia, numerologia, entre outras”.
Observamos então na Bruxaria a existência de diferentes caminhos, como a Bruxaria Tradicional, Bruxaria Hereditária, Bruxaria Italiana ou Strega, Bruxaria Natural, Bruxaria Eclética, dentre outros.
Já a Wicca surge como Bruxaria Moderna buscando resgatar a consciência e culto pagãos antigos e tem uma liturgia, dogmas e rituais próprios.
Seu surgimento na maioria das vezes é atribuído a Gerald Gardner, entretanto na década de 30 este movimento já existia. Entretanto, até 1951 permanecia ativa a lei antibruxaria na Inglaterra. O medo da execução ainda calava todos os praticantes da antiga religião.
Em 1954, Gardner publica seu primeiro livro “A Bruxaria Hoje” e, em 1957, Gardner e Dorien Valiente concluem “Boock of Shadows” (Livro das Sombras) contendo todo o material ritualístico, textos sagrados e filosofias da Wicca que viria a ser o único livro de instruções da nova religião, um verdadeiro manual prático da Wicca.
Dentro da Wicca existem uma série de Tradições, entretanto todas elas seguem alguns princípios básicos que são:
 A celebração da Deusa e do Deus através de rituais sazonais ligados à Lua (Esbaths) e ao Sol (Sabaths).
 O respeito à Terra, que é encarada como uma manifestação da própria Deusa.
 A magia é vista como uma parte natural da Religião e é utilizada com propósitos construtivos, nunca destrutivos.
 O proselitismo é tido como inadmissível.
Dentre as principais tradições wiccanas destacamos:
- A Tradicional Britânica cujos ritos são centrados na Tradição Céltica e Gardneriana (estrutura Rígida e hierárquica);
- Wicca Céltica centrada no panteão Céltico antigo e em seus Deuses e Deusas Mais Telúrica, enfoque na natureza, nos elementos e elementais);
- Tradição Diânica subdividida em duas vertentes com práticas, ritos, filosofia e teologia muito semelhantes.
Em 1974, através de Zsuzsanna Budapest surge à Tradição Diânica enfatizando somente a Deusa e a mulher em seus ritos e mitos. (Culto monoteísta voltado ao Sagrado Feminino que não reconhecia o Deus Conífero), esta Tradição recebeu o nome de Feminist Dianic, ou seja Tradição Diânica Feminista.
Na mesma ocasião, Morgan McFarland fundou Tradição Diânica que mais tarde veio a ser denominada de Old Dianic e em 1999 por McFarland Dianics, Influênciada pelos livros de Margaret Murray, que afirmavam que a religião europeia antiga era um culto à Diana.
Atualmente destacamos no Brasil, a Tradição Diânica do Brasil fundada por Mavesper Cy Ceridwen em janeiro de 2002 (tendo raízes no dianismo norte-americano, adequando-a a formas desenvolvidas no Brasil (Deusa é vista como a Criadora de Tudo e considerada imanente à Sua criação) e a Tradição Diânica Nemorensis fundada por Claudiney Prieto (Mista, homens e mulheres em posição de igualdade).
- Tradição Georgina (composto de rituais Celtas, Alexandrinos, Gardnerianos e tradicionais);
- Tradição Hecatina, Caledoniana ou Caledonii (Cutuam Hécate e tentam reconstruir e modernizar os rituais antigos da adoração a esta Deusa).
- Seax-Wicca ou Wicca Saxônica que foi fundada em 1973, por Raymond Buckland (percussora da auto-iniciação e da Bruxaria Solitária).
- Wicca Eclética (funde idéias de muitas Tradições ou fontes visando criar sua própria estrutura, rituais, liturgias).
Conforme pudemos observar existem diferenças sim, entre a Bruxaria e a Wicca.
A Wicca é uma religião própria, com seus dogmas, liturgias e ritualísticas próprios, fundamentada nos ciclos da natureza e nos ritos de passagem, iniciações e sacerdócio.
Não pretendo com este artigo por um ponto final na questão, antes, meu único objetivo é tentar esclarecer iniciantes acerca destes caminhos.
Regina Pulchra
Grã-Sacerdotisa fundadora da Ordem Childrens of The Light