21º COMUM ANO C “Sentar-se-ão à mesa”

21º COMUM ANO C

“Sentar-se-ão à mesa”

Palavra da Liturgia – Lc 13, 22 - 30.

A vida cristã é uma caminhada, para ter uma experiência de Deus e conhecer seu amor é preciso comprometimento com o Reino de Deus. A conquista exige esforços, assim é para tudo na vida, as coisas de Deus não são diferentes. Para tomar posse do Reino de Deus é preciso caminhar às vezes com muito esforço.

Lucas deixa claro no início da leitura deste final de semana que Jesus caminhava sempre em direção a Jerusalém. Jerusalém é a meta de Jesus, local onde será entregue para a morte e também local da vitória da ressurreição.

Portanto toda conquista exige renúncias, disciplina, dedicação, determinação; Jesus disse que devemos entrar pela porta estreita e que nem todos conseguirão entrar, alguns desistirão, outros dirão que o Reino de Deus não é tão necessário, outros preocupar-se-ão com os afazeres da vida, com seus negócios.

A pergunta feita a Jesus: “Senhor são poucos os homens que se salvam?” Não foi respondida de forma direta por Jesus, até porque, seria uma pretensão muito grande de nossa parte achar que seremos salvos pelas nossas qualidades. Jesus sabe da nossa fraqueza e por isso mesmo morreu numa cruz para nos salvar e deixar bem claro que a salvação só Deus pode oferecer. Assim como também só Deus pode julgar. Cuidado! Com a medida que julga será julgado. O fundamental não é saber quantos se salvam; os fanáticos e hipócritas sempre acham que faz parte destes poucos, mas o importante é não ter medo de fazer parte deste Reino de Justiça que somos chamados a participar.

Jesus deixa bem claro que os que se achavam mais íntimos do mestre é que estavam fora do Reino:

Ele lhes disse: “Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: 'Senhor, abre-nos a porta'. "Ele, porém, responderá: 'Não os conheço, nem sei de onde são vocês'.

"Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas’.

"Mas ele responderá: 'Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!’

Os que acham que conhecem o Mestre e que estão com a salvação garantida, porque se acham santo, poderá ter uma grande decepção. Descobrirão que não são mais especiais do que os outros. Os que “comem” e “bebem” com Cristo ou o Cristo Eucarístico, devem necessariamente ser os que amam e que acolhem sem julgar.

Há uma enorme diferença entre aquele que se acha o escolhido com aquele que livremente faz suas escolhas. Acreditar que é o melhor é uma coisa fácil, arriscar a vida por aquilo que é melhor e, portanto pelo que vale a pena é o difícil, a porta estreita.

Portanto é importante entendermos o Reino de Deus e saber como caminhar neste Reino. Se não soubermos respeitar o outro, se não respeitarmos a natureza, se não formos justos estaremos automaticamente fazendo mau uso do nosso livre arbítrio e provavelmente nos autodestruindo.

O Reino de Deus é para todos e todos são convidados a cear com o Mestre. E como O Reino de Deus é justiça, os que são deixados de lado e marginalizados, os que são considerados os últimos pela nossa sociedade hipócrita é que serão os primeiros a cear com Jesus.

Por isso Jesus disse:

“Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão os seus lugares à mesa no Reino de Deus. De fato, há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos".

Venha você também sentar-se à mesa do banquete, você que se acha não digno, que tem consciência do seu pecado, mas quer o perdão e a conversão. Venha você cuja sociedade discriminou e abandonou. Venha você que foi deixado de lado. Venha você que é pobre e miserável. Venha você que sofre preconceito. Pois Jesus disse que vocês precederão a nós no reino de Deus. Venham todos que fazem o bem e sentam-se à mesa da igualdade e do amor.

Celebremos neste domingo a alegria e o esforço de fazer parte do Reino de Deus.

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 19/08/2013
Código do texto: T4442252
Classificação de conteúdo: seguro