Grandes Teólogos? Grandes Heresias e a negação da Verdade de Deus!

Grandes Teólogos? Grandes Heresias e a negação da Verdade de Deus!

É trágico para não dizer cômico, que os três maiores teólogos do Século XX, sejam também três grandes “Hereges”!

São eles Karl Barth ( Teologia Dialética) , Bultmann ( Teologia Existencialista) e Paul Tillch ( Teologia do Ser).

Barth, que não cria que a Bíblia é a Palavra de Deus, infalível, divinamente inspirada, e que seria simplesmente um livro, mas pelo menos um livro através do qual podemos chegar a Palavra de Deus. Também dizia ser a Bíblia um documento humano e falível.

O Bultmann, é cheio de heresias: segundo ele Jesus não foi concebido pelo Espírito Santo, nem nasceu da virgem Maria, sofreu sob Pôncio Pilatos e foi crucificado, mas não desceu ao Hades ( inferno), não ressuscitou dos mortos e nem subiu aos céus. Também não está assentado a direita de Deus Pai e não voltará para julgar os vivos e os mortos.

Por fim, Paul Tillich. Que afirma que dizer que Deus se fez homem é uma afirmação sem sentido. ( aqui quero citar I João 4.2,3 “ Nisto conhecemos o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus, e todo espirito que não confessa que Jesus não veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anti-cristo...).

Para Tillich, Deus não é natural nem sobrenatural. Sua ideia de Deus não é trinitária nem pessoal.

Como podem se chamados estes hereges de “Maiores teólogos do século XX?”. E não citei vários outros que poderiam ser citados.

(Extraído do Livro Teologia Contemporânea, Pr.Vicente de Paula Leite. CETADEB. Curso Avançado de Teologia. 1ª edição.jul/2011)

Obs: Apenas uma observação do curso que estou fazendo pelo CETADEB.