CRISTO, REI DO UNIVERSO “Salva-te a ti mesmo”

CRISTO, REI DO UNIVERSO

“Salva-te a ti mesmo”

Palavra da Liturgia – Lc 23, 35 – 43

Celebremos o senhorio de Jesus, nosso rei e salvador!

Neste domingo celebramos a Festa de Cristo Rei; a Igreja coloca esta solenidade no último domingo do ano Litúrgico, ou seja, no 34º Domingo do Tempo Comum. Não poderia terminar melhor do que a mensagem que esta Festa nos transmite: Jesus é o Rei do Universo! Após um ciclo todo, celebrando e meditando; nossa conclusão final é reconhecer que Jesus é o nosso Rei e, portanto Senhor de nossas vidas.

A mesma multidão que corria atrás de Jesus, agora se calava diante dEle na cruz. Poucos restaram ao pé da cruz em total confiança naquele que aparentemente parecia derrotado. Sejamos sinceros e honestos conosco mesmo, quem de nós estaria ao pé daquela cruz diante de um ser desfigurado e ainda estaria acreditando no poder dEle? Os que costumeiramente corriam atrás de seu poder de cura, milagres agora se calaram e até influenciado pelos líderes religiosos da época gritaram para crucificá-lo. Quantidade nem sempre significa qualidade.

A qualidade dos que permaneceram ali e continuaram sofrendo junto com o Mestre foi justamente àqueles e àquelas que não estavam com Jesus por causa da cura e dos milagres, mas porque o amava. Quantas pessoas suportariam o peso da cruz nos eventos que realizamos? Quantas pessoas aceitariam ouvir o que Maria ouviu quando foi apresentar Jesus no templo: “Uma espada transpassará sua alma”? Só Deus sabe, não cabe a mim julgar. Só sei dizer que eu com certeza, não seria um daqueles que por amor estaria aos pés de Jesus. Se estivesse ali provavelmente daria meu grito: crucifica-o.

Ao morrer na cruz, Jesus venceu. Ninguém em sã consciência imaginava uma atitude como esta: Deus feito homem morrendo na cruz para nos salvar. Salvar a todos. Por isso a cruz é sem dúvida alguma o sinal da sabedoria de Deus. Escândalo para muitos e são muitos que correm atrás das graças e fogem do sofrimento. Ao morrer na cruz Jesus nos ensinou que a humildade e o amor vencem qualquer coisa nesta vida. O amor supera obstáculos, o amor faz da fraqueza a força, o amor engrandece. Por isso a palavra deste final de semana engrandece a Jesus como Rei do Universo. Não pela tirania, não pelo poder em si mesmo, mas pelo poder que está a serviço.

Jesus trocou a coroa de ouro pela coroa de espinho. Trocou o trono pela cruz. Nu naquela cruz nos ensinou que se quisermos amar precisamos despojar de tudo que somos para servir quem mais precisa. Na cruz Jesus se fez próximo aos pobres, marginalizados, abandonados, os que sofrem, choram, os enfermos, os excluídos da sociedade. Foi um malfeitor que Ele acolheu ainda na cruz oferecendo a ele a salvação.

A cruz é a antítese da derrota. Da morte se fez vitória, do poder se fez serviço. O Senhor se fez servo.

E por humilhar-se foi exaltado e por isso é o Rei do Universo! Os humildes estão mais próximos da grandeza. Ele desconcertou todos nós nesta atitude de amor. Como é difícil entender, compreender ainda hoje esta atitude de Jesus. O mundo precisa muito mais de ternura, perdão, humildade do que inteligência. O ponto máximo da razão é a humildade. Ser humilde não é sinônimo de desejo de humilhação, mas é o caminho por anda trilha a libertação e o autoconhecimento.

Jesus é o Rei do Universo, pois venceu a morte e ressuscitou trazendo a vida eterna a todos nós. O humilde transmite a salvação, enquanto o orgulhoso leva à condenação.

Deus feito homem nos ensinou que aquele que quer ser o maior deve dar a vida pelos outros. A afirmação que lhe fizeram sadicamente quando passavam pela cruz: “Salva-te a ti mesmo”; foi respondida pela atitude dEle em despojar de si próprio para salvar a todos. Jesus não veio para salvar a si mesmo, veio para salvar a todos! Jesus nos revelou que Deus é o Senhor do Bem Comum.

Então neste dia maravilhoso onde tudo se realizou por Cristo e para Cristo, vamos dizer a Deus que Ele é o Senhor, melhor ainda, dizer que é o meu Rei e Senhor! Assim eu aprenda definitivamente que minha missão a exemplo do Cristo, Rei do Universo é amar e não condenar.

Gilberto Ângelo Begiato

gilberto@comunidadebompastor.com.br

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 20/11/2013
Código do texto: T4578695
Classificação de conteúdo: seguro