Homilia Pe. Ângelo Busnardo- Cristo Rei.

CRISTO REI

24 / 11 / 2013

2Sm.5,1-3 / Cl.1,12-20 / Lc.23,35-43

Jesus se encarnou para ser rei: 37 Pilatos disse-lhe então: “Logo, tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (Jo.18,37). Jesus não é rei deste mundo: 36 Jesus respondeu: “Meu reino não é deste mundo. Se fosse deste mundo, os meus ministros teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui” (Jo.18,36). A Bíblia usa a palavra mundo com dois sentidos: A palavra “mundo” pode designar o conjunto das pessoas perversas que habitam a terra ou o planeta terra. Jesus se encarnou para reinar nesta terra mas não sobre as pessoas que não são fiéis a Deus. Por enquanto Jesus não pode reinar neste planeta porque a maioria das pessoas não é fiel a Deus. Quando Deus estabelecer na terra o reino que pedimos no Pai Nosso, Jesus voltará para a terra e reinará sobre todos com um cetro de ferro: 5 A mulher deu à luz um filho varão, que há de apascentar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho lhe foi arrebatado para junto de Deus e seu trono (Ap.12,5). Jesus reinará com um cetro de ferro porque Deus não permitirá mais que pessoas perversas vivam na terra. Quando voltar o paraíso sobre a terra, se alguém pecar será confrontado por Jesus e, se não se arrepender e rejeitar o pecado imediatamente, será exterminado e enviado para o inferno. Por enquanto Jesus está ao lado direito do trono de Deus, aguardando a instalação do reino de Deus na terra para voltar.

Muitos pais constroem casas para doar a seus filhos quando casarem. Deus construiu o mundo para o seu Filho Jesus reinar nele: 15 Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura; 1 porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado por ele e para ele (Cl.1,15-16). Para criar todas as coisas, Deus Pai utilizou Jesus, o Verbo: 3 Deus disse: “Faça-se a luz”! E a luz se fez. 4 Deus viu que a luz era boa. Deus separou a luz das trevas. 5 E à luz Deus chamou “dia”, às trevas chamou “noite”. Fez-se tarde e veio a manhã: o primeiro dia (Gn.1,3). A palavra “Faça-se” que Deus pronunciou para criar é o “Verbo” que posteriormente se encarnou e se tornou Jesus.

Se não tivesse entrado o pecado no mundo, Jesus se teria encarnado e começado a reinar. Como entrou o pecado no mundo, Jesus se encanou e morreu na cruz para oferecer uma oportunidade de redenção a todos. Uma parte da humanidade está aceitando a salvação oferecida por Jesus. Chegará o momento em que Deus exterminará todos aqueles que rejeitam a proposta de salvação e, então, Jesus poderá voltar para a terra e reinar com um cetro de ferro como rei absoluto sobre todos. Por enquanto trigo e joio são forçados a conviver. Quando voltar o paraíso terrestre sobre a terra, o joio será totalmente eliminado por Deus.

Jesus anunciou a fundação da Igreja Católica: 18 E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagem sobre ela (Mt.16,18). A Igreja Católica foi efetivamente fundada por Jesus na última ceia com a instituição da Eucaristia. Durante a vida, Jesus celebrava a Páscoa com o sacrifício e consumo de um cordeiro. Na última ceia, após consumir o cordeiro animal, Jesus transformou o pão e o vinho no corpo e sangue dele mesmo e o distribuiu para os apóstolos consumirem. O consumo de cordeiro animal foi substituído pelo consumo do próprio Jesus, o Cordeiro de Deus. Como isto foi efetivamente fundada a Igreja Católica que Ele tinha anunciado. Jesus é a Cabeça somente da Igreja que Ele mesmo fundou: 17 Ele é antes de tudo e tudo subsiste nele. 18 Ele é a cabeça do corpo da Igreja; ele é o princípio, o primogênito dos mortos, para ter a primazia em todas as coisas (Cl.1,18). As igrejas fundadas por homens, apesar de usarem o nome de Jesus, são falsas e sem cabeça.

Jesus estava vivo na cruz: 35 O povo permanecia lá e observava. Os sumos sacerdotes zombavam de Jesus, dizendo: “Ele salvou os outros; se for o Cristo de Deus, o Eleito, salve-se a si mesmo”. 36 Também os soldados aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre e zombavam, 37 dizendo: “Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo” (Lc.23,35-37). Perante o rei do universo crucificado estava a liderança de uma igreja que Deus tinha rejeitado no dia anterior: 43 Por isso eu vos digo: O reino de Deus (a igreja do Antigo Testamento) será tirado de vós e será dado a um povo que produza os devidos frutos (Mt.21,43). Na noite anterior Jesus tinha instituído a Eucaristia e fundado a Igreja Católica. Portanto, a igreja liderada pelos sacerdotes presentes na crucificação de Jesus já não era mais a Igreja de Deus. Perante o Rei do Universo crucificado estava o povo que tinha sido beneficiado por milagres e que tinha comido o pão multiplicado por Jesus. Estavam dois ladrões crucificados com Ele e aqueles que o pregaram na cruz. Todos sabiam que Jesus era inocente. Jesus estava na cruz para salvar a todos, mas somente um dos ladrões recorreu ao poder salvador de Jesus e ouviu dele que estava salvo: 42 E falou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres como Rei”. 43 E Jesus lhe respondeu: “Eu te asseguro: ainda hoje estarás comigo no paraíso” (Lc.23,42-43).

A Igreja Católica hoje conta, não apenas com Jesus crucificado, mas com Jesus ressuscitado. Uma hóstia consagrada é próprio Jesus ressuscitado. A Eucaristia está à disposição de todos. Através dela todos podem se salvar. Obviamente, quem estiver em pecado precisará arrepender-se e libertar-se dos pecados como o ladrão que se arrependeu na cruz para se salvar. Mas da parte de Deus ninguém está excluído.

Código : domin865

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 20/11/2013
Código do texto: T4578984
Classificação de conteúdo: seguro