Homilia Pe. Ângelo Busnardo (Imaculada Conceição)

IMACULADA CONCEIÇÃO

08 / 12 / 2013

Gn.3,9-15.20 / Ef.1,3-6.11-12 / Lc.1,26-38

Dogma: A Bem-aventurada Virgem Maria foi, no primeiro instante de sua conceição, por uma graça e favor singular de Deus onipotente, em previsão dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, preservada intacta de toda a mancha do pecado original ( Cf . DS 2803 e cat.igr cat. 491).

Adão e Eva foram criados imaculados e perderam a pureza original ao cometer o primeiro pecado. Após o pecado, Deus procurou Adão e Eva para perdoá-los. Para receber o perdão de Deus, Adão e Eva precisavam se arrepender, mas nenhum dos dois admitiu o pecado e demonstrou arrependimento, pois Adão, em vez de se arrepender, acusou Eva e esta acusou a serpente: 12 E o homem disse: “A mulher que me deste por companheira, foi ela que me fez provar do fruto da árvore, e eu comi”. 13 Disse, pois, o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente me enganou e eu comi” (Gn.3,12-13).

Para castigar Adão e Eva Deus amaldiçoou a terra, submetendo Adão e Eva e todos os seus descendentes, inclusive Jesus e Maria, ao sofrimento e à morte física: 17 Para o homem ele disse: “Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela o alimento durante toda a vida. 18 Produzirá para ti espinhos e abrolhos e tu comerás das ervas do campo. 19 Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares à terra, donde foste tirado. Pois tu és pó e ao pó hás de voltar” (Gn.3,17-19).

Todos os descendentes de Adão e Eva, filhos de homem e mulher, são gerados marcados pelo pecado original. Maria, como filha de um homem e uma mulher descendentes de Adão e Eva, também deveria ter sido gerada marcada pelo pecado original. Mas Deus a resgatou no momento da conceição, pelos méritos de Jesus, e assim impediu que o pecado original a manchasse. Deus precisou de uma mulher totalmente livre a mancha original e de qualquer outro pecado para formar o corpo do seu Filho Jesus.

Jesus foi gerado pelo Pai deste toda a eternidade. Portanto, como Filho de Deus e Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus existia antes da criação do Adão e Eva. Como Jesus existia antes de se encarnar, precisava apenas do corpo de uma mulher para se tornar homem. Se Deus Pai tivesse usado o corpo de uma mulher sujeita ao pecado original para formar o corpo de Jesus, teria forçado o seu Filho a conviver com o pecado durante a gestação. Purificando Maria desde o momento em que ela foi concebida, Deus a preparou para formar o corpo de Jesus.

Maria foi gerada imaculada e se manteve pura durante toda a vida na terra. Toda criança ao ser batizada é tornada imaculada e permanece imaculada até cometer o primeiro pecado. Deus aceita no céu somente filhos perfeitos: 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt.5,48). Portanto, para entrar na casa do Pai, todos devem se tornar imaculados como Maria e Jesus. Jesus existiu antes de se encarnar. Na Segunda pessoa da Santíssima Trindade, já antes da criação do mundo, o Pai pôde escolher aqueles que Ele queria para adotá-los como filhos: 4 Assim, antes da constituição do mundo, nos escolheu em Cristo, para sermos em amor santos e imaculados a seus olhos, 5 predestinando-nos à adoção de filhos por Jesus Cristo, conforme o beneplácito de sua vontade (Ef.1,4-5).

Na anunciação, o anjo afirmou que Maria era cheia de graça: 28 Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc.1,28). Como Maria era cheia de graça não podia ter pecado algum, nem mesmo o pecado original. Porque, se Maria tivesse algum pecado, mesmo que fosse apenas o pecado original, o espaço espiritual ocupado pelo pecado não podia ser, ao mesmo tempo, ocupado pela graça. Como Maria era cheia de graça, ela era Imaculada.

Afirmando que Maria era cheia de graça, o anjo implicitamente afirmou que ela era Imaculada. O anjo afirmou também que Deus estava com ela (o Senhor está contigo). Deus não convive com o pecado. Portanto com esta afirmação, o anjo também revelou que Maria era Imaculada.

Devemos dar glórias a Deus por ter criado Maria livre de todo pecado e a ter conservado imaculada durante toda a vida. Mas a nossa preocupação principal deve ser conosco mesmos, conscientes que deveremos nos tornar tão imaculados quanto ela para entrar na casa do Pai. Se não conseguirmos uma purificação totalmente durante esta vida, deveremos completar nossa purificação no purgatório através de um sofrimento tão grande que por enquanto não podemos nem mesmo imaginar.

Código : imacula16

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Responder, Responder a todos ou Encaminhar | Mais

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 04/12/2013
Código do texto: T4598149
Classificação de conteúdo: seguro